Nesse vídeo: “Frequência dos Testes com Indicadores Biológicos em Autoclaves” Liliana Donatelli informa quando realizar esse monitoramento.
Monitoramento com Indicadores Biológicos – Quando realizar?
O teste com indicadores biológicos é fundamental para assegurar a qualidade da esterilização, realize de rotina e em conjunto com o monitoramento químico e físico. Para os estabelecimentos sujeitos à RDC 15 na frequência de uma vez ao dia, para Odontologia, em geral, no mínimo uma vez por semana. Na dúvida, entre em contato com a vigilância sanitária do seu município em relação ao seu tipo de serviço.
Testes Biológicos Após a Manutenção Preventiva ou Corretiva
O vídeo chama a atenção para a realização do teste biológico após a manutenção do equipamento. Isso é importante para checar não somente o resultado do serviço, mas também para certificar que o processo de esterilização está sendo feito do modo correto. Coloque o indicador biológico dentro de um pacote que represente o maior desafio no serviço, (por exemplo, uma caixa cirúrgica). Como você precisa abrir o pacote para recuperar a ampola, não utilize os instrumentos antes de reprocessá-los (lave, embale e esterilize) novamente.
Caso o teste seja reprovado, entre imediatamente em contato com a assistência técnica que realizou a manutenção.
Outras Indicações de Realização de Teste Biológico
- Implantes – Realize teste biológico no ciclo de esterilização de implantáveis, mas na odontologia, os implantes já são comprados estéreis. Fique atento se a embalagem do implante está íntegra e seca. Só use se estiver tudo em ordem.
- Mudança de Rotina – Novo integrante da equipe responsável pela esterilização ou mudança de tipo de embalagem.
- Conflito de resultado com o indicador químico classe 5.
Registros
Finalmente, registre os resultados do monitoramento físico, químico e biológico de cada autoclave em ordem cronológica e guarde por pelo menos 5 anos. Dessa forma, ficarão disponíveis para verificação da a vigilância sanitária também.
Baixe o novo arquivo para Controle do Monitoramento da esterilização CMER:
Liliana Donatelli