Estudo mostra associação entre câncer de cabeça e pescoço e Hepatite C
A partir da identificação do vírus da Hepatite C, descobriu-se a maior probabilidade dos portadores da doença desenvolverem câncer de fígado e linfoma não Hodkings.
A nova pesquisa conduzida na Universidade do Texas revelou que as pessoas infectadas por Hepatite C tem um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer de cabeça e pescoço e foi a primeira a estabelecer essa relação. O estudo avaliou dados de cerca de 35.000 pacientes testados para o vírus MD Anderson Cancer Center no período entre 2004 e 2014.
Comparações com grupos controle de fumantes, conhecido fator de risco para esse tio de câncer, também foram avaliados.HPV foi outro fator considerado no estudo.
Conclusão
Pacientes portadores de Hepatite C tem uma chance quase duas vezes maior para câncer de orofaringe, 2,4 vezes maior para câncer da cavidade oral e cinco vezes maior para câncer de laringe. O estudo entregando não comprova que o vírus diretamente causa esses tipos de câncer.
Com os avanços na detecção e no tratamento para Hepatite C com chance de cerca de 90% de sucesso, os pesquisadores entendem ser fundamental testar a população para também prevenir esses tipos de câncer.
Evidentemente a prevenção é fundamental para evitar a transmissão desse e de outros vírus, por exemplo nos serviços de saúde e para tanto há que se obedecer as precauções padrão.
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Hepatitis C Virus strongly linked to head and neck cancer: study
Journal Of The National Cancer Institute
Imagem:freedigitalphotos