Os casos de morte em decorrência de Hepatite C já superam os de infectados por HIV. Esses são dados de uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos*.
O Estados Unidos tem uma estimativa de 3 milhões de infectados por HCV no país. Os pesquisadores se mostram surpresos diante do fato de uma doença com tamanha importância quanto à morbidade e mortalidade e com essa magnitude de infectados receba pouca atenção pública assim como escassos recursos econômicos.
Fato similar ocorre no Brasil, é o que alegam várias instituições legadas à prevenção das Hepatites Virais.
Levando-se em conta o número de infectados crônicos é bem possível que ocorra um aumento no número de mortes nas próximas duas ou três décadas. Os pesquisadores alertam também o impacto econômico, não só para a perda de cidadãos em idade produtiva como também para a crescente demanda de recursos para serviços para atendimento para a medicação da terapia antiviral ao transplante de fígado.
Outro fato abordado pelos autores é que um número maior de mortes tenha sido causada pelo vírus da hepatite C e não tenha sido diagnosticada, ou ainda não tenha sido devidamente assinalada no atestado de óbito, o que aumentaria ainda mais o número de mortes relacionadas à doença.
A Hepatite C, na maioria das vezes, é assintomática ou gera sintomas inespecíficos, como náusea, depressão e fadiga. A prevenção secundária da doença tem sido obtida pelos testes realizados para o vírus, em especial em populações de risco. Uma vez detectada o paciente pode ser encaminhado para tratamento minimizando o impacto da doença.
E você já fez o teste para Hepatite C?
Esse comentário foi feito por Liliana Junqueira de P Donatelli baseado em dados da pesquisa publicada no dia 21 de fevereiro de 2012.
*Leia o artigo completo em :
The Increasing Burden of Mortality From Viral Hepatitis in the United
States Between 1999 and 2007
Kathleen N. Ly, MPH; Jian Xing, PhD; R. Monina Klevens, DDS, MPH; Ruth B. Jiles, PhD, MPH; John W. Ward, MD; and Scott D. Holmberg, MD, MPH
Clique para acessar o Viralhepatitismortality.pdf
1 Comentário
Pingback: Dia de Combate às Hepatites Virais 19 de maio ou 28 de julho? - Blog Biossegurança | Cristófoli