Conheça os TOP 10 em Higiene das Mãos: Mitos e Verdades

Dia 05 de maio celebramos o Dia Mundial de Higiene das mãos que reforça a importância desse ato que salva milhões de vidas. Importante, simples , barato e … negligenciado.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 2

1-A higiene das mãos mata as bactérias prejudicais e as benéficas, entretanto as últimas estão também nas camadas mais profundas da pele e rapidamente voltam a colonizá-la. Por isso não tema higienizar demais suas mãos. O importante é escolher um produto adequado que proteja a pele. Vale para o sabonete e para o álcool gel que deve ser específico para higiene das mãos e não para limpeza em geral.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 3

2-Estudos   demonstram que o álcool mata mais bactérias do que higiene com água e sabão, sendo mais rápido e mais fácil de  ser    transportado. Por isso lembre-se de ter sempre um frasco na bolsa, ou no bolso do jaleco. Porém existem situações que é necessário lavar com água é sabão: mãos com sujidade visível e em surtos de Clostridium difficile. O pó das luvas é uma sujidade, por isso atenção!

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 4

3-O álcool é excelente contra bactérias em estado vegetativo, mas, Clostridium difficile esporula…Nesse caso água e sabão é a melhor alternativa. Mas somente em surtos da doença.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 5

4-A ação do álcool 70% é diferente dos antibióticos e denatura as proteínas. Não tem nada a ver com resistência microbiana a antibióticos. Use sem medo!

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 6

5-Essa é óbvia, mas não podia deixar de pontuar. Usar luvas não dispensa a higiene das mãos. Antes de vestir e depois de retirar. SEMPRE!!!!

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 7

6-Infelizmente é verdade! Por isso as campanhas são tão importantes.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 8

7-Capriche nessas áreas! Estudos demonstram que são as mais esquecidas. Como as pontas dos dedos são as regiões que mais entram em contato com o paciente, é muito importante caprichar na higiene.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 9

8-Por isso é bom o uso de dispensadores. Evita o desperdício, mas garante uma quantidade mínima. Se as suas mãos são grandes, produre usar um pouco a mais para que todas as áreas recebam o antisséptico.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 10

9-Claro que uma boa técnica acaba afetando o tempo mínimo, tanto para a fricção com álcool gel ou a lavagem com água e sabão, mas não adianta ser demorado e não friccionar todas as áreas.

Higiene das Mãos Mitos e Verdades 11

10-Um detalhe simples, mas que faz diferença, pois quando molhamos as mãos primeiro o sabão é  melhor distribuído e age melhor. Cuide para se lembrar!

Fontes: CDC, ANVISA

Imagem da mão: Cartaz da ANVISACartaz_Olhe_suas_maos_5_de_maio1

Celebremos o dia higienizando as mãos e educando a todos!

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

6 Comentários

  1. Pingback: Doença X - OMS reconhece ameaça global potencial - Blog Biossegurança | Cristófoli

  2. Pingback: 5 de maio de 2017 – Dia Mundial de Higiene das Mãos! - Blog Biossegurança | Cristófoli


  3. Liliana, tudo bem?
    Acho que seria interessante abordar, também, como secar as mãos, no caso do uso de água e sabonete líquido. Papel toalha (pode ser reciclável) e/ou secadoras?
    Obrigada!
    Beijos.

Deixe uma resposta