Conheça os TOP 10 em Higiene das Mãos: Mitos e Verdades
Dia 05 de maio celebramos o Dia Mundial de Higiene das mãos que reforça a importância desse ato que salva milhões de vidas. Importante, simples , barato e … negligenciado.
1-A higiene das mãos mata as bactérias prejudicais e as benéficas, entretanto as últimas estão também nas camadas mais profundas da pele e rapidamente voltam a colonizá-la. Por isso não tema higienizar demais suas mãos. O importante é escolher um produto adequado que proteja a pele. Vale para o sabonete e para o álcool gel que deve ser específico para higiene das mãos e não para limpeza em geral.
2-Estudos demonstram que o álcool mata mais bactérias do que higiene com água e sabão, sendo mais rápido e mais fácil de ser transportado. Por isso lembre-se de ter sempre um frasco na bolsa, ou no bolso do jaleco. Porém existem situações que é necessário lavar com água é sabão: mãos com sujidade visível e em surtos de Clostridium difficile. O pó das luvas é uma sujidade, por isso atenção!
3-O álcool é excelente contra bactérias em estado vegetativo, mas, Clostridium difficile esporula…Nesse caso água e sabão é a melhor alternativa. Mas somente em surtos da doença.
4-A ação do álcool 70% é diferente dos antibióticos e denatura as proteínas. Não tem nada a ver com resistência microbiana a antibióticos. Use sem medo!
5-Essa é óbvia, mas não podia deixar de pontuar. Usar luvas não dispensa a higiene das mãos. Antes de vestir e depois de retirar. SEMPRE!!!!
6-Infelizmente é verdade! Por isso as campanhas são tão importantes.
7-Capriche nessas áreas! Estudos demonstram que são as mais esquecidas. Como as pontas dos dedos são as regiões que mais entram em contato com o paciente, é muito importante caprichar na higiene.
8-Por isso é bom o uso de dispensadores. Evita o desperdício, mas garante uma quantidade mínima. Se as suas mãos são grandes, produre usar um pouco a mais para que todas as áreas recebam o antisséptico.
9-Claro que uma boa técnica acaba afetando o tempo mínimo, tanto para a fricção com álcool gel ou a lavagem com água e sabão, mas não adianta ser demorado e não friccionar todas as áreas.
10-Um detalhe simples, mas que faz diferença, pois quando molhamos as mãos primeiro o sabão é melhor distribuído e age melhor. Cuide para se lembrar!
Imagem da mão: Cartaz da ANVISACartaz_Olhe_suas_maos_5_de_maio1
Celebremos o dia higienizando as mãos e educando a todos!
9 Comentários
Pingback: Candida auris: fungo multi-resistente novo alerta mundial - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: 4 milhões de Acessos - Blog Biossegurança - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: 5 de maio - Dia Mundial de Higienização das Mãos - Blog Biossegurança | Cristófoli
Pingback: Doença X - OMS reconhece ameaça global potencial - Blog Biossegurança | Cristófoli
Conteúdo informativo, interessante e de excelente qualidade.
Pingback: 5 de maio de 2017 – Dia Mundial de Higiene das Mãos! - Blog Biossegurança | Cristófoli
Muito bom.
Oi Ernane
Que bom que você gostou. Olho vivo!
Abraços
Liliana
Liliana, tudo bem?
Acho que seria interessante abordar, também, como secar as mãos, no caso do uso de água e sabonete líquido. Papel toalha (pode ser reciclável) e/ou secadoras?
Obrigada!
Beijos.