Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Uma  viagem pela história da Odontologia

A odontologia surgiu da necessidade do homem lidar com a dor e a perda dentária. Entre os mamíferos carnívoros, a perda dos dentes é um dos motivos mais  importantes de morte, pois impede os animais  de caçar, se alimentar e dificultam a sua defesa.  Inicialmente denominada “arte dentária”,  a odontologia evoluiu através dos tempos até se tornar uma Ciência da Saúde. Para conhecer mais  sobre esses avanços convidamos você a fazer uma viagem pela história da odontologia e conhecer fatos interessantes em sua trajetória até os dias atuais.

História da Odontologia

O começo de tudo

O Molar – Crédito Imagem – National Geographic.
Durante uma escavação no Paquistão foram encontrados nove indivíduos com um total de 11 dentes que receberam preparos com o que seriam os ancestrais das brocas. A conclusão dos cientistas é que foram realizadas nos pacientes em vida e que sobreviveram! Os restos humanos datam de mais de 9000 anos. Embora as cavidades tenham resistido o mesmo não aconteceu com o material restaurativo.

Nos Primórdios

 As primeiras referências

  • Paquistão. O começo de tudo. Durante uma escavação no Paquistão foram encontrados nove indivíduos com um total de 11 dentes que receberam escavações com o que seriam os equipamentos manuais  ancestrais das brocas em peças de mão. A conclusão dos cientistas é que foram realizadas nos pacientes em vida e que os mesmos sobreviveram! Os restos humanos datam de mais de 9000 anos. Embora as cavidades tenham resistido, o mesmo não aconteceu com o material restaurativo;
  • Egito: As primeiras referências à odontologia no Egito datam de 3.700 a.C e foram encontradas, em manuscritos, citando problemas bucais, como dores de dente e feridas gengivais. Resy-Ra foi o primeiro homem a ser citado como profissional do cuidado dentário – o “primeiro dentista”. Morreu em 2600aC;
  • Mesopotâmia: Em documentos de cerca de 3500 a.C., é possível observar uma menção ao verme dentário como sendo o responsável pela destruição da estrutura dentária;
  • Grécia: Hipócrates em seus estudos descreveu aspectos da odontologia, como a cárie dentária, má-oclusão, abscessos,etc;
  • China: achados antropológicos evidenciam que os chineses acreditavam que a cárie dentária era causada pelo verme dental, e as terapêuticas e diagnósticos eram baseados em rituais mágico-religiosos.

No Egito

Imagem da tábua entalhada encontrada na tumba de Sacara no Egito. Crédito foto: Museu do Cairo . Resy-Rá – Chefe “o chefe dos dentistas”.

O mito do verme do dente

Imagem acima – Esculturas em marfim : dentes com a imagem do verme do dente em seu interioir representando o sofrimento no inferno – 1780 proveniente do Sul da França. Fonte imagem: http://collectmedicalantiques.com/gallery/history-and-myths

 A crença é que no interior do dente haveria um verme que dele se alimentava e causava dor e oríficios – as cáries . A idéia que fosse similar às larvas dos insetos, que atacam a madeira por exemplo, pareceu muito lógica para vários pensadores: dos antigos sumérios, poetas e filósofos gregos, às culturas indiana, japonesa, chinesa e egícpia. O pensamento durou até meados de 1300 na Europa.

Eram os barbeiros dentistas?

Instrumentos afiados, lâminas e  a oportunidade trouxeram aos barbeiros uma outra opção de trabalho: o tratamento dos dentes. O cuidado quase sempre se restringia às extrações dos dentes. Até a Idade Média havia muito empirismo e elementos religiosos aplicados.

 O termo “dentista”

Foi em 1363, na França, que Guy de Chauliac introduziu a primeira vez o termo “dentista”. É dele também um tratado longo e influente sobre a cirurgia em latim, intitulado Chirurgia Magna. Adotou a ligadura intermaxilar nas fraturas e recomendava que fossem os “dentistas” a remover os dentes.

Imagem Internet –  Pierre Fauchard – “Pai da Odontologia”

O Pai Da Odontologia Moderna

Em 1728, o francês Pierre Fauchard, denominado “Pai da Odontologia moderna”, publicou “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas”. Foi a primeira obra a descrever a anatomia oral, sintomas de patologias bucais, técnicas para remoção de cáries, restaurações e implantes dentários. Foi então possível um salto para odontologia como ciência.

 Novos Instrumentos

Em torno de 1700 novos instrumentos facilitaram a extração de dentes. Foram substituídos os boticões que eram desprovidos de garras anatômicas, o que provocava frequentemente fraturas das coroas dentárias. Nesse período, os dentes eram extraídos com as chaves de Garangeot, alavancas rudimentares e o pelicano. Veja na imagem acima. Não havia tratamento de canais e as restaurações eram de chumbo, sobre tecido cariado e polpas afetadas, com consequências desastrosas. O grande desafio era ser rápido, pois não havia anestesia…

As próteses ao longo dos tempos

Esquerda: Prótese em formato de ponte, utilizando dentes humanos como elementos proféticos, amarrados aos remanescentes com fios de ouro. Itália – Etruscos cerca de 500 aC.
Centrais: Inlays em pedras semi-preciosas encontradas em esqueletos dos antigos maias. Possivelmente com finalidades estéticas. Foram encontrados mais de 50 diferentes padrões de enfeites.
A mais famosa…
Próteses de George Washigton, Presidente dos Estados Unidos. O seu  dentista,  Dr. John Greenwood (1760-1819), confeccionou várias de suas próteses, entre elas  algumas expostas na figura. Ao contrário do que diz a lenda, as próteses não eram confeccionadas com madeira (carvalho), mas sim com ouro, chumbo, marfim e dentes de diferentes animais.

As próteses primitivas eram bem rudimentares, com dentes esculpidos em osso ou marfim amarrados com fios aos elementos remanescentes. As próteses totais eram esculpidas em marfim ou osso utilizando-se dentes humanos e de animais, retendo-as na boca por intermédio de molas entre uma arcada e outra. Uma das próteses mais famosos são as do presidente dos Estados Unidos George Washington, várias em exibição no Museu de Odontologia de Baltimore.

Amanhã conheça mais sobre essa linda história.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Com reportagem de Regina

Convidamos você agora a fazer uma visita ao consultório contemporâneo:

Para equipar sua sala de esterilização com o que há de moderno, conheça os produtos Cristófoli :

Class_Produtos para blog_1

Class_CD_

 

 

 

 

 

 

 

Autoclave Class                                            Class_CD_

 Destilador_Produtos para blog_10Suporte para envelopes
  Destilador Cristófoli                                    Suporte para envelopes
SporTest_Produtos para blog_14SIL_Produtos para blog_16
SporTest                                                          SIL-250 Indicador  Químico 
SteamPlus_Produtos para blog_20          Mini-Incubadora_Produtos para blog_17

Mini-Incubadora                                            Indicador_QuímicoClasse 5

Para Saber Mais


The practice of dentistry in ancient Egypt – British Dental Journal 206, 481 – 486 (2009)

ADA- History Of Dentistry Timeline

www.fauchard.org

Dental Museum – Baltimore

http://reabilitaoral.blogspot.com.br/2011/04/o-dentista-pratico.html

http://www.dentalassistant.net/blog/a-pictorial-history-of-dentistry/

http://www.ict.unesp.br/#!/instituicao/memorias/a-evolucao-da-odontologia—frederico-eyer/

http://www.lucianodib.com.br/historia.php

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

1 Comentário

  1. Pingback: Tiradentes - quem foi você? - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.