Monitorização com Indicadores Biológicos é  Padrão Ouro – Experimente o novo SteriTest

Usar indicadores biológicos está definido como obrigatório na maioria das legislações para processamento de artigos. A RDC 15 para estabelecimentos de saúde  define o teste como diário, a maioria da odontologia como semanal e em muitas voltadas para os estabelecimentos de interesse à saúde já incluem o teste como obrigatório variando a sua periodicidade. O SteriTest é uma boa opção para obedecer a essa importante recomendação.

Por que fazer testes biológicos na minha autoclave?

Essa é uma pergunta frequente que recebo e muitas pessoas não entendem  sua importância, especialmente quando se trata de equipamentos novos.

A monitorização é fundamental para proporcionar a qualidade assegurada da esterilização. Isso porque a esterilização não é um processo visível, então precisamos sempre de um mecanismo que nos permita deduzir que ela aconteceu.

Entenda os detalhes da monitorização da esterilização  no post dedicado ao assunto aqui.

Temos também dois vídeos para facilitar a prática:

Monitorização Física e Química

Monitorização da Esterilização – Indicadores Biológicos

Um passo a passo para ajudar a fazer o protocolo escrito:

Passo a Passo Indicador Biológico

Arquivo para você baixar e imprimir para fazer os seus registros com várias opções para você escolher de acordo com a legislação pertinente ao seu serviço:

Registros da Monitorização da Esterilização 

Alguma duvida?

Fique à vontade para entrar em contato

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Steritest

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta