Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

1-    No mesmo local tenho dois consultórios. É obrigatório ter duas autoclaves?

R- Se você tiver uma área separada (sala) para  esterilização não.

2-    Posso ter quadro para decorar dentro do consultório?

R- A decoração deve ser lavável e de limpeza fácil para não acumular sujidade. Se ao se referir a quadros você fala em  óleo sobre tela, não são permitidos.

3-    A pia para lavar o pano de chão tem que ser individualizado (em local específico)?

R- Sim. Esse local é o DML (depósito de material de limpeza) que deve possuir um tanque exatamente para esta finalidade. O DML tem como área mínimas 2 me dimensão mínima 1 m.

4-    Qual é o local de descarte do indicador biológico?

R- Depois de autoclavado o controle e os testes positivos e devidamente descaracterizados (retirados os rótulos), lixo comum.

5-    Trabalhar a quatro mãos é vantajoso. Trabalhar a duas mãos ( ou seja só) é desafiador quanto à biossegurança. Será que futuramente será obrigatório o trabalho a quatro mãos?

R- Concordo que é um desafio em biossegurança trabalhar sem auxiliar. Ë possível, mas exige muito planejamento, disciplina por parte do profissional para não haver quebra de protocolo. Não vejo a curto prazo a obrigatoriedade do trabalho a quatro mãos. Talvez no futuro para procedimentos cirúrgicos.

6-    No caso de sorologia de Hepatite B positiva, mas a doença não se desenvolveu, o que fazer (mesmo já vacinado)?

R- A vacina, embora muito segura e eficaz, não imuniza 100% dos vacinados. Outra possibilidade é que o profissional já estivesse com o vírus antes da vacina. Isso pode ocorrer porque fazer o teste (Anti- HBs) não é rotina antes da vacinação. O profissional/paciente deve procurar um hepatologista para analisar a situação. Há muitas possibilidades, inclusive de tratamento e somente um profissional especializado poderá avaliar em conjunto com exames que irão identificar  cada caso. Há casos mais leves, onde o paciente é positivo, sem comprometimento do fígado ou replicação viral, que só é necessário acompanhamento. Os vários marcadores são analisados.

Pode haver inclusive confusão por parte do paciente, em relação aos resultados dos exames:(Anti – HBS positivo, Anti – HBs Ag positivo), onde positivo aqui significa apenas que o profissional entrou em contato com o agente, não apresentou doença e se imunizou.

7-    Nas embalagens de papel grau cirúrgico, as identificações de ciclo a vapor e óxido de etileno são considerados indicador físico ou químico?

R-Indicador químico. Lembre-se que quando submetido ao vapor, somente esse indicador é que vai mudar de cor, nas autoclaves convencionais os indicadores de óxido de etileno continuam iguais. O contrário também é verdadeiro, isto é, o pacote submetido a óxido de etileno mudará apenas o indicador químico classe 1 para esse gás. Os indicadores físicos são os parâmetros do aparelho ( tempo temperatura e pressão), indicados no display ou na fita de impressão do equipamento ( quando estiver presente).

8-    Sistema auto-limpante (flush nos condutos de água do equipamento) é eficiente?

R- O sistema, quando utilizado conforme as indicações, ajuda a manter a água em melhores condições, mas não tem nenhum efeito sobre o biofilme quando já estiver instalado. Para remoção de biofilme é necessária  a desinfecção química das linhas, e um acompanhamento sistemático para manter a qualidade da água.

9-    É indicador o uso de suportes verticais da autoclave?

R- Não é indispensável, mas ajuda muito  na otimização dos ciclos possibilitando abastecer a autoclave com um número maior de envelopes quando comparado à configuração horizontal.

Fiquem à vontade para formularem outra perguntas!

Liliana Junqueira de P Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

12 Comentários

  1. Olá Liliana, adorei o blog e acho que aqui conseguirei sanar minha dúvida. Gostaria de saber o que leva a queima do papel de grau cirúrgico e queima do plastico da caixa que armazena materiais? Deixei com a minha auxiliar para esterelizar meu kit de brocas para implantes e quando vi a caixa havia queimado e derretido uma parte. Qual seria o problema? Agradeço sua atençao!

    • Karina
      Que ótimo!
      Uma das possibilidades (e a mais comum), é encostar o pacote na parede da autoclave, o que leva à sobreaquecimento do conjunto- metal aquece mais que o vapor. Outra possibilidade é escolha inadequada do ciclo. Você viu as instruções do fabricante da caixa de imponte quanto ao ciclo de esterilização? Qual a temperatura e tempo do ciclo a ser utilizado? Isso aconteceu pela primeira vez? A sua autoclave mostra a temperatura independente da pressão?
      Aguardo sua respostas para mudar melhor você.
      Abraços
      Liliana

  2. Leonardo Maurício Ribeiro da Silva Reponder

    Bom dia. Gostaria de saber se o papel grau cirúrgico pode ser reciclado (não reutilizado) para outros fins?

    • Leonardo.
      Bom dia!
      EM princípio pode. Mas você deve separar o plástico e o papel completamente e dar o destino. Se o envelope for autocolante essa parte não é reciclável. Complica um pouco não é?
      Muito legal a sua preocupação. Vejo que um grande desafio é a necessidade de ter mais de uma lixeira dentro da área clínica, que já deveria ter para separar o resíduos infectantes dos resíduos comuns. Teríamos que ter pelo menos mais uma lixeira…
      depois me conta se você conseguiu implementar .
      Abraços
      Liliana

  3. Liliana, mais uma vez parabéns pelo seu blog. Minha dúvida refere-se à limpeza e desinfecção das canetas de alta e baixa rotação, bem como da seringa tríplice, que são itens do equipo odontógico.
    No caso da impossibilidade de “autoclavar”, não encontrei orientação legal sobre a limpeza dos mesmos e também da desinfecção?
    O uso do álcool 70, ainda está indicado para essa desinfecção? Como realizar a limpeza prévia à sua utilização?
    Resumindo são essas as minhas dúvidas.
    Muito obrigada.
    Abs,
    Nildiceli

    • Olá Nildiceli
      Que bom! Fico feliz em ser útil!
      Pois é, você não vai encontrar uma orientação legal para isso.
      A simples desinfecção com álcool não vai resolver. Para as canetas de alta rotação é necessário acionar ainda conectada ao ar/agua por 40 segundos e seguir as recomendações do fabricante para limpeza.
      Usualmente: depois Retirar a broca, limpar por fora com detergente hospitalar neutro, enxaguar enxugar, lubrificar ( com lubrificante próprio para caneta que também tem ação de limpeza), retirar o excesso de lubrificante conectando ao ar ( nem sempre muito fácil encontrar uma sala de esterilização que tenha ponto de ar) e depois embalar e esterilizar em autoclave.
      Veja que se você não fizer isso a lubrificação vai acabar contaminando a caneta…
      Sei que não é fácil, mas precisamos mudar os conceitos. Caso contrário, como pretendemos levar saúde se levamos uma caneta contaminada à boca do nosso paciente?
      Coragem!
      Liliana

  4. Elizangela Almeida Reponder

    Boa tarde.
    Possuo uma autoclave da cristofoli a pouco tempo e tenho uma dúvida.
    Como faço para realizar o teste biológico? pois no manual está escrito apenas para entrar no site. como não encontrei nada a respeito faço a pergunta e espero a resposta o mais rápido possível.
    Grata, Elizangela

  5. Olá Liliana! por favor preciso de orientacao para o passo da imersao dos instrumentais antes da lavagem. Até o momento , fizemos uso do Glutaraldeido para tal funcao, porém com a proibicao de seu uso estamos sem opcao, visto que o ácido peracético tem custo inviável para tal uso.(custa 10x mais que o glutaraldeido..) . Poderia me orientar? O uso do ultrassom poderia ser uma alternativa para esta etapa?

  6. Liliana, tudo bem? Parabéns pelo blog, muito importante!
    Minha dúvida é: Qual a validade da esterilização em autoclave? Quanto tempo posso deixar o pacote armazenado sem risco de contaminação?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.