Biossegurança em Odontologia – A importância de suas ações

De acordo com a autora do Manual de Biossegurança em Odontologia ABO, Lusiane Borges, a Biossegurança ocupa um papel fundamental na formação e atualização do profissional da Odontologia. Sob esse enfoque, torna-se importante incorporar rotinas, normas, procedimentos de esterilização e desinfecção, além dos cuidados com o meio ambiente com o  gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde.

O Manual de Biossegurança em Odontologia ABO

Contempla os conceitos e os protocolos que devem ser seguidos pelos profissionais de odontologia. Veja alguns dos assuntos abordados

  • conceitos de biossegurança
  • transmissão de doenças
  • higiene da mãos
  • uso de EPI
  • imunizações
  • acidentes ocupacionais envolvendo material biológico
  • processamento de artigos

    A. Pré-lavagem
    B. Lavagem
    C. Secagem / Inspeção visual
    D. Barreira (Embalagem)
    E. Esterilização, Monitoração da Esterilização e Armazenamento

  • radioproteção
  • exigências sanitárias
  • manual de rotinas e procedimentos

Eu li, gostei e recomendo

Essa publicação está bem escrita, atualizada tendo muitos pontos positivos. Contempla as principais áreas da Biossegurança em Odontologia e pode ser baixada do site da ABO. Clique aqui para baixar

 

A autora, Lusiane Borges

Lusiane Borges e Liliana Donatelli CIATESB 2016

Lusiane é uma amiga querida e companheira de longa data na Biossegurança em Odontologia. É membro do  grupo de experts em Biossegurança em Odontologia GerAção Biossegurança. Sua trajetória é de uma guerreira, sempre em luta pela causa: implementar a segurança do atendimento odontológico para pacientes e profissionais. Parabéns por mais esse importante trabalho!

Liliana Junqueira de P. Donatelli 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

3 Comentários


  1. Excelente matéria. Como sou profissional da área de Podologia, gostaria de deixar aqui uma sugestão para que seja elaborado uma matéria com um manual de biossegurança voltado a estes profissionais.
    Vou aguardar com ansiedade.


  2. Mt bom mesmo o Manual de Biossegurança, mas já quanto à legislação sanitária sobre resíduos em serviços de saúde foi publicada a RDC nº 222/2018 que vem substituir a RDC nº 306/2004. Assim, a informação da página 46 deverá ser revisada em uma próxima publicação.


    • Fatima
      Isso quase sempre acontece!Quando fica pronto o documento, pimba- sai uma nova resolução. Tenho ceteza que a Dra Lusiane já esta ligada, mas fica dado o recado. 🙂 Obrigada por observar. Sinal que você está ligada.

Deixe uma resposta