Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Entenda o que cada um dos marcadores de Hepatite B no exame de sangue significa

Você já recebeu um exame de sangue para avaliar hepatite B e ficou confuso?

Existe vários os marcadores de hepatite B presentes no sangue e que podem confundir as pessoas que não são especialistas. Na publicação do Ministério da Saúde está tudo explicadinho. O documento também ensina como diagnosticar outras hepatites baseando-se nos marcadores sorológicos. Como estou sempre estudando acabo encontrando muitas coisas úteis e acho importante compartilhar aqui com vocês.

Manual_MS_Marcadores_Hepatite_B

Quais são os marcadores de hepatite B?

O  marcador que é mais  pesquisado é o AntiHBs.

AntiHBs – Um resultado reagente ou positivo significa imunidade

Anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. É o único anticorpo que confere imunidade contra o VHB. Esse marcador está geralmente presente entre a primeira e a décima (1a-10a) semana após o desaparecimento do HBsAg, e indica imunidade ativa (contato prévio com o vírus ou resposta vacinal). Também é detectado na imunidade passiva (uso da imunoglobulina anti-hepatite B ou transferência de anticorpos maternos durante a gestação).

A sua presença é um bom sinal. A pessoa não está infectada e portanto não pode transmitir o vírus.

HBsAg – Um resultado reagente ou positivo significa que a pessoa esta com hepatite B.

A infecção pode ser  aguda ou crônica.

A combinação com outros marcadores vai estabelecer qual o estado da infecção que se encontra o paciente.

Entenda melhor:

Marcadores de triagem da infecção 

HBsAg e Anti-HBc Total :

São marcadores que devem ser solicitados na suspeita de infecção pelo vírus da hepatite B.

Marcadores de acompanhamento da infecção

HBsAg

Primeiro marcador sorológico a aparecer na infecção aguda, em torno de quatro semanas após a exposição ao vírus, declinando a níveis indetectáveis em até 24 semanas.

Anti-HBc Total

É utilizado na triagem para a hepatite B por detectar tanto o anticorpo IgG quanto o anticorpo IgM. O Anti-HBc Total determina a presença de anticorpos tanto da classe IgM quanto da classe IgG. Por isso, diante do Anti-HBc Total REAGENTE, é importante de definir se esse resultado é devido aos altos títulos de IgG (imunidade por infecção passada) ou aos altos títulos de IgM (fase aguda).

Anti-HBc IgM

Marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção. No entanto, esse marcador pode estar presente na fase crônica quando ocorrer reagudização da infecção. 

Anti-HBc IgG

É o marcador de infecção passada que caracteriza o contato prévio com o vírus, permanecendo por toda a vida nos indivíduos que tiveram infecção pelo vírus da hepatite B.

HBeAg

Caracteriza a fase de replicaçãoo viral e, quando reagente, indica alta infecciosidade.

Anti-HBe

Surge após o desaparecimento do HBeAg e indica o fim da fase de replicação viral.

Anti-HBs

Anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. É o único anticorpo que confere imunidade contra o VHB. Esse marcador está geralmente presente entre a primeira e a décima (1a-10a) semana após o desaparecimento do HBsAg, e indica imunidade ativa (contato prévio com o vírus ou resposta vacinal). Também é detectado na imunidade passiva (uso da imunoglobulina anti-hepatite B ou transferência de anticorpos maternos durante a gestação).

Bom resumindo, o exame principal é de Anti-HBs e sendo positivo é uma boa notícia.

Se der reagente para HBsAg é sinal de hepatite B. Precisa investigar mais. E claro, sempre consulte um médico para esclarecer as dúvidas.

Se você é um profissional da saúde, fique à vontade para entrar em contato com o seu colega médico e pedir esclarecimentos para melhor ajudar seu paciente. Você não precisa saber tudo, mas não pode se omitir!

Mais sobre marcadores sorológicos de Hepatite  (A, B,C, D e E) no excelente documento que também pode ser encontrado em nossa biblioteca:

ABCDE_diagnostico_hepatites_virais.pdf

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Leia mais sobre Hepatite B no Blog Biossegurança

Vacina contra hepatite B : 10 dúvidas frequentes respondidas

28 de julho – Dia Mundial de Combate à Hepatite B –

Hepatite B- Parte 1

Hepatite B Parte 2

Hepatite D ou Delta – Uma ameaça aos Portadores crônicos da Hepatite B

Hepatites Virais no Brasil e América Latina – Infográfico

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

31 Comentários

  1. Boa tarde doutora eu estou restante e fiz o exame de Hepatite B, anticorpos contra antígeno superfície soro, anti HBS o resultado deu 44,3 miu/ml gostari de saber o significado

    • Olá Vaneza
      Entendi que você está gestante correto?
      Um resultado acima de 10Ui/ml é considerado reagente, isto é a pessoa está imunizada.Esse resultado pode ter sido obtido como um bom resultado da vacinação – é esse o objetivo ou por contato com a doença. De toda maneira, leve esse resultado para o seu obstetra que vai acompanhar o seu pré-natal e dar a você toda a assistência que você necessita nessa fase da sua vida. Saúde para você e o seu bebê! Abraços
      Liliana

    • Mariana
      Deve ter alguma confusão no nome do marcador, você deve estar se referindo ao HBsAg.

      E sim você tem razão. Quando o HBsAg der positivo é sinal de infecção (hepatite). Veja na página 14 do manual desse post.
      Liliana

    • Olá Nilson
      Sugiro que você procure uma UBS para atendimento. O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.Claro que podem servir como orientação, entretanto é necessário o acompanhamento médico porque somente esses profissionais, de posse de todos os exames e outros dados clínicos, poderão acompanhar você.
      Abraços
      Liliana

  2. Olha que diferente: HBsAG < 1000,00 e Anti-HBS < 1000,00. Como é possível esses dois resultados iguais?

    • Olá
      Realmente. Você deve procurar o médico e talvez refazer o exame para checar as possibilidades.
      O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.
      Atenciosamente,
      Liliana

      Veja Silva, que com esse resultado existe a possibilidade de ser a fase final de uma infecção aguda. Observe o manual na página 14. Mas precisa checar quanto aos valores que podem dar no teste, por esse motivo é importante que você seja acompanhado por um médico que vai orientá-lo.
      Abraços,
      Liliana

  3. Boa tarde!
    Meu exame Hepatite B – Anti HBS deu 288.
    Nesse caso eu não estou com hepatite? Eu vi acima que foi dito que significa imunidade ,mas achei o número muito alto, fiquei preocupada, seria possível me orientar?

    • Olá Jéssica
      O anti-HBs positivo é um ótimo sinal. É o teste especifico para testar os anticorpos contra a Hepatite B. Mas se ainda assim você tiver dúvida,sugiro que procure uma UBS que com certeza darão toda a orientação para você.O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.
      Atenciosamente,
      Liliana

  4. josé carlos oliveira da silva Reponder

    Meu resultado de hepatite B – Anti-HBs deu 0,13.Estou com hepatite B?

    • José
      O AntiHBs não indica hepatite, indica imunidade. Precisa saber todas as unidades do teste e outros marcadores. Sugiro que você procure uma UBS para orientar você.O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.
      Atenciosamente,
      Liliana

  5. Boa tarde doutora , fiz exames a 3 anos atras na gestação deu ñ reagente , fui doar sangue e me chamaram pk deu reagente sendo k meu marido tbm doou e no dele ñ deu nada é possivel ? So vou poder repetir o exame com 3 meses então ate la vou ficar sem saber porque deu isso .

    • Anna
      Como você viu na publicação, existem vários marcadores para a hepatite e não só a B. Por esse motivo precisaria ver o exame. Sugiro que você procure um posto de saúde com o resultado. Mesmo sem ele existe um programa nacional de testagem e você pode fazer o teste e pedir um aconselhamento. Sim é possível que você tenha se contaminando e seu marido não. Inclusive depende do tipo de hepatite.O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.

  6. Olá, boa noite Dra, gostaria muito da sua ajuda para entender meus resultado

    HBsAG – Não reagente
    ANTI Hbs – Reagente
    HBeAG – Não reagente
    Anti Hbe – Não reagente

    Tomei a vacina ao nascer, as 3 doses…

    O que esse resultado significa? Muito obrigada

    • Olá Gabriela
      Há duas possibilidades:
      _ Imune, mas sem resposta aparente
      _ Não imune
      Com esses resultados você também não tem o vírus agora e também não teve contato com ele.
      Sugiro que você tome um novo ciclo da vacina e teste novamente.Às vezes você não tem anticorpos suficientes para aparecer no exame, mas tem o que chamamos de “memória imunológica”. Por isso tomar uma novo ciclo. Se foi esse o caso, ajuda o seu organismo a “lembrar” e mostrar a resposta no exame. Se você for um “não respondedor” isso orientará o médico a encontrar o melhor caminho para o seu caso e você já fica também com essa informação para um eventual caso de exposição ao vírus.Esclareceu?O Blog Biossegurança não tem o objetivo de fornecer diagnóstico muito menos substituir os serviços de saúde. Traz somente informações científicas, manuais do Ministério da Saúde, etc.

      Liliana

  7. O meu namorado acusou me de ter hepatite B. Disse que está imune porque entrou em contato com o vírus. O problema é que nunca em nenhum exame acusou de eu ter hepatite b. Passar a pessoa entrar em contato e ficar imune a outra pessoa tem mesmo de ter o vírus de hepatite b certo? Ja tenho consultas para fazer o exame para provar que não tenho e nao fui eu. Mas ele diz que não vale a pena porque o exame so vai acusar que estou imune. Fiquei muito confusa visto que tenho a certeza que nao estive com mais ninguém e que todos os exames fe hepatite b deram sempre negativo.

    • Andreia
      Achei um pouco confusa a história. Vamos lá!
      1 – Você não pode ter passado hepatite B para ele se você não teve…
      2 – Se você efetivamente ficou imune por ter tido Hepatite B isso fica claro nos exames (se for completo) é diferente da imunização pela vacina.
      3 – Ele pode estar imune por ter sido vacinado e não se lembrar, mas para isso também ele tem que fazer o exame completo e saber qual a origem da imunidade.
      4- Existem outras forma de adquirir hepatite B – válido para os dois
      Espero que tenha ajudado você.
      Abraços,
      Liliana

  8. Pingback: Hepatites Virais - Tudo que você precisa saber - Blog Biossegurança | Cristófoli

  9. Hepatite B- Anticorpo contra o antígeno de superfície ( Anti-HBs Ag). Reagente ( 121.12)

    Hepatite B- Anticorpo IgG contra o antígeno CORE ( Anti- HBcIgG). Não Reagente (0.06)

  10. Meu exame de Hepatite B deu reagente 70, 22

    O antiHbs deu reagente e o
    Hbs Ag deu não reagente ou seja eu ainda tenho esse vírus ?

    • Aline
      Com esses resultados você não tem o vírus e está imune. Mas é um exame somente. Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com o seu médico assistente.
      Liliana

  11. Ola boa noite. Fiz um exame ag australia hbsag o resultado ñ explicava nada só deu resultado 0,22 ??? Q isso significa?

  12. Oi boa noite,o PCR da minha filha de 4 Anos não fica no valor normal , ela tem febres súbitas elas aparecem fica 1 dia 2 e somem sem apresentar sintomas de está gripada nem con nada,ja chegou a 198 hj esta 8.90,fiz vários exames e um deles é de Hepatite B onde os resultados são:
    Anti HBc não reagente
    Anti HBs 17.30 mIU/ml.
    Anti HBs-AG não reagente,
    O que pode ser?, ja fiz vários outros exames rx do pulmão, urina p/ infecção de urina …e não deram nada

    • Cristina
      A melhor pessoa para aconselhar você é o médico assistente.Ele deve fornecer todas as informações para você.
      Os marcadores de hepatite que estão contidos no manual dão uma base para avaliação, mas é necessário entender o paciente como um todo e somente o médico de posse de todos os exames e da clínica poderá avaliar melhor. Caso não se sinta segura, sugiro que você procure outro profissional para ouvir uma nova opinião.
      Desejo sucesso e saúde para sua filha e que tudo fique esclarecido.
      Grande abraço,
      Liliana

  13. Oi eu estou gravida fiz exames e deu positivo o ixame de epatits b mais faz pouco meses que tomei a ultima dose esse resulgado pode ser porque eu tomei a vacina ou porpor peguei a doença

    • Cris
      Bom dia
      Cheque com o seu médico. Há vários marcadores e pelo seu relato não é possível identificar de qual marcador você esta falando. O seu médico é a melhor pessoa para ajudar você a acompanhar o seu pré-natal e avaliar direitinho a situação e proteger você e seu bebê.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.