Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Entenda o que cada um dos marcadores de Hepatite B no exame de sangue significa

Você já recebeu um exame de sangue para avaliar hepatite B e ficou confuso?

Existe vários os marcadores de hepatite B presentes no sangue e que podem confundir as pessoas que não são especialistas. Na publicação do Ministério da Saúde está tudo explicadinho. O documento também ensina como diagnosticar outras hepatites baseando-se nos marcadores sorológicos. Como estou sempre estudando acabo encontrando muitas coisas úteis e acho importante compartilhar aqui com vocês.

Manual_MS_Marcadores_Hepatite_B

Quais são os marcadores de hepatite B?

O  marcador que é mais  pesquisado é o AntiHBs.

AntiHBs – Um resultado reagente ou positivo significa imunidade

Anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. É o único anticorpo que confere imunidade contra o VHB. Esse marcador está geralmente presente entre a primeira e a décima (1a-10a) semana após o desaparecimento do HBsAg, e indica imunidade ativa (contato prévio com o vírus ou resposta vacinal). Também é detectado na imunidade passiva (uso da imunoglobulina anti-hepatite B ou transferência de anticorpos maternos durante a gestação).

A sua presença é um bom sinal. A pessoa não está infectada e portanto não pode transmitir o vírus.

HBsAg – Um resultado reagente ou positivo significa que a pessoa esta com hepatite B.

A infecção pode ser  aguda ou crônica.

A combinação com outros marcadores vai estabelecer qual o estado da infecção que se encontra o paciente.

Entenda melhor:

Marcadores de triagem da infecção 

HBsAg e Anti-HBc Total :

São marcadores que devem ser solicitados na suspeita de infecção pelo vírus da hepatite B.

Marcadores de acompanhamento da infecção

HBsAg

Primeiro marcador sorológico a aparecer na infecção aguda, em torno de quatro semanas após a exposição ao vírus, declinando a níveis indetectáveis em até 24 semanas.

Anti-HBc Total

É utilizado na triagem para a hepatite B por detectar tanto o anticorpo IgG quanto o anticorpo IgM. O Anti-HBc Total determina a presença de anticorpos tanto da classe IgM quanto da classe IgG. Por isso, diante do Anti-HBc Total REAGENTE, é importante de definir se esse resultado é devido aos altos títulos de IgG (imunidade por infecção passada) ou aos altos títulos de IgM (fase aguda).

Anti-HBc IgM

Marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção. No entanto, esse marcador pode estar presente na fase crônica quando ocorrer reagudização da infecção. 

Anti-HBc IgG

É o marcador de infecção passada que caracteriza o contato prévio com o vírus, permanecendo por toda a vida nos indivíduos que tiveram infecção pelo vírus da hepatite B.

HBeAg

Caracteriza a fase de replicaçãoo viral e, quando reagente, indica alta infecciosidade.

Anti-HBe

Surge após o desaparecimento do HBeAg e indica o fim da fase de replicação viral.

Anti-HBs

Anticorpo contra o antígeno de superfície do vírus da hepatite B. É o único anticorpo que confere imunidade contra o VHB. Esse marcador está geralmente presente entre a primeira e a décima (1a-10a) semana após o desaparecimento do HBsAg, e indica imunidade ativa (contato prévio com o vírus ou resposta vacinal). Também é detectado na imunidade passiva (uso da imunoglobulina anti-hepatite B ou transferência de anticorpos maternos durante a gestação).

Bom resumindo, o exame principal é de Anti-HBs e sendo positivo é uma boa notícia.

Se der reagente para HBsAg é sinal de hepatite B. Precisa investigar mais. E claro, sempre consulte um médico para esclarecer as dúvidas.

Se você é um profissional da saúde, fique à vontade para entrar em contato com o seu colega médico e pedir esclarecimentos para melhor ajudar seu paciente. Você não precisa saber tudo, mas não pode se omitir!

Mais sobre marcadores sorológicos de Hepatite  (A, B,C, D e E) no excelente documento que também pode ser encontrado em nossa biblioteca:

ABCDE_diagnostico_hepatites_virais.pdf

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Leia mais sobre Hepatite B no Blog Biossegurança

Vacina contra hepatite B : 10 dúvidas frequentes respondidas

28 de julho – Dia Mundial de Combate à Hepatite B –

Hepatite B- Parte 1

Hepatite B Parte 2

Hepatite D ou Delta – Uma ameaça aos Portadores crônicos da Hepatite B

Hepatites Virais no Brasil e América Latina – Infográfico

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

15 Comentários

  1. O meu namorado acusou me de ter hepatite B. Disse que está imune porque entrou em contato com o vírus. O problema é que nunca em nenhum exame acusou de eu ter hepatite b. Passar a pessoa entrar em contato e ficar imune a outra pessoa tem mesmo de ter o vírus de hepatite b certo? Ja tenho consultas para fazer o exame para provar que não tenho e nao fui eu. Mas ele diz que não vale a pena porque o exame so vai acusar que estou imune. Fiquei muito confusa visto que tenho a certeza que nao estive com mais ninguém e que todos os exames fe hepatite b deram sempre negativo.

    • Andreia
      Achei um pouco confusa a história. Vamos lá!
      1 – Você não pode ter passado hepatite B para ele se você não teve…
      2 – Se você efetivamente ficou imune por ter tido Hepatite B isso fica claro nos exames (se for completo) é diferente da imunização pela vacina.
      3 – Ele pode estar imune por ter sido vacinado e não se lembrar, mas para isso também ele tem que fazer o exame completo e saber qual a origem da imunidade.
      4- Existem outras forma de adquirir hepatite B – válido para os dois
      Espero que tenha ajudado você.
      Abraços,
      Liliana

  2. Pingback: Hepatites Virais - Tudo que você precisa saber - Blog Biossegurança | Cristófoli

  3. Hepatite B- Anticorpo contra o antígeno de superfície ( Anti-HBs Ag). Reagente ( 121.12)

    Hepatite B- Anticorpo IgG contra o antígeno CORE ( Anti- HBcIgG). Não Reagente (0.06)

  4. Meu exame de Hepatite B deu reagente 70, 22

    O antiHbs deu reagente e o
    Hbs Ag deu não reagente ou seja eu ainda tenho esse vírus ?

    • Aline
      Com esses resultados você não tem o vírus e está imune. Mas é um exame somente. Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com o seu médico assistente.
      Liliana

  5. Ola boa noite. Fiz um exame ag australia hbsag o resultado ñ explicava nada só deu resultado 0,22 ??? Q isso significa?

  6. Oi boa noite,o PCR da minha filha de 4 Anos não fica no valor normal , ela tem febres súbitas elas aparecem fica 1 dia 2 e somem sem apresentar sintomas de está gripada nem con nada,ja chegou a 198 hj esta 8.90,fiz vários exames e um deles é de Hepatite B onde os resultados são:
    Anti HBc não reagente
    Anti HBs 17.30 mIU/ml.
    Anti HBs-AG não reagente,
    O que pode ser?, ja fiz vários outros exames rx do pulmão, urina p/ infecção de urina …e não deram nada

    • Cristina
      A melhor pessoa para aconselhar você é o médico assistente.Ele deve fornecer todas as informações para você.
      Os marcadores de hepatite que estão contidos no manual dão uma base para avaliação, mas é necessário entender o paciente como um todo e somente o médico de posse de todos os exames e da clínica poderá avaliar melhor. Caso não se sinta segura, sugiro que você procure outro profissional para ouvir uma nova opinião.
      Desejo sucesso e saúde para sua filha e que tudo fique esclarecido.
      Grande abraço,
      Liliana

  7. Oi eu estou gravida fiz exames e deu positivo o ixame de epatits b mais faz pouco meses que tomei a ultima dose esse resulgado pode ser porque eu tomei a vacina ou porpor peguei a doença

    • Cris
      Bom dia
      Cheque com o seu médico. Há vários marcadores e pelo seu relato não é possível identificar de qual marcador você esta falando. O seu médico é a melhor pessoa para ajudar você a acompanhar o seu pré-natal e avaliar direitinho a situação e proteger você e seu bebê.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.