Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

O novo coronavirus da MERS avança no Oriente Médio e chega aos Estados Unidos.

ID-10044710

Doença respiratória aguda, A MERS ( Síndrome Respiratória do Oriente médio) é causada por um novo coronavírus e surgiu em 2012 na Arábia Saudita com o número acumulado de casos em torno de 400. A legalidade diminuiu bastante hoje é de aproximadamente de 30%, mas ainda considerada alta. Abril teve um aumento expressivo de casos, mais casos que todo o ano de 2013.  Nos gráficos acima o virologista Ian M Makay demonstra os dados , mostrando os números de casos acumulados segundo  localidade e data de ocorrência. À direita vemos mais claramente  a diminuição da letalidade conforme a doença vai se disseminando. É um mecanismo frequente de adaptação do virus que ajuda na maior disseminação.

Captura de Tela 2014-05-06 às 12.14.03 PM

Captura de Tela 2014-05-06 às 11.12.59 AM

 

 

 

Com o avanço da doença as  autoridades sanitárias temem  que a peregrinação para Meca  (Arábia Saudita) ajude na sua disseminação. Julho e  Outubro são os meses com maior número de peregrinos.

Ainda nao há tratamento específico, nem vacinas para a síndrome.

Os sintomas são bem semelhantes aos da gripe comum:

  • Febre
  • tosse
  • Dificuldade respiratória
  • Mortalidade de 30 % ( dados do CDC  atualizados em 2 de Maio de 2014 Mais Sobre MERS no CDC )

Países com Casos Confirmados e notificados:

  • Arábia Saudita
  • Emirados Árabes
  • Qatar
  • Oman
  • Jordania
  • Kuwait

Países com casos associados à viagens:Reino Unido, França, Tunísia, Itália, Malásia e Estados Unidos

Até o momento não há casos conhecidos no Brasil.

Este primeiro caso ocorrido nos EUA aumentou o alerta, em especial por se tratar de um indivíduo jovem ( 27 anos) e profissional da saúde. Esta é outra mudança do perfil da doença que inicialmente acometia mais indivíduos idosos e com doenças de base como diabetes.

O virologista australiano Ian M Makay, acredita que pode ter havido mutação no virus que o tornou mais facilmente transmissível entre humanos.  O cientista faz uma série de questionamentos bastante interessantes e pertinentes  em busca das respostas para o aumento impressionante de casos em abril. Para o estudioso, as informações sobre os casos são escassas e de grande importância para entender o comportamento do vírus e tomar medidas preventivas eficazes para conter a sua disseminação.

Captura de Tela 2014-05-06 às 11.02.00 AM

 

A Síndrome Respiratória  do Oriente médio (MERS)   é semelhante à SARS ( Síndrome Respiratória Aguda), assim como os  respectivos vírus responsáveis por elas. Estudos apontam o dromedário, animal muito utilizado na região, como um possível hospedeiro e fonte de transmissão da doença. Acredita-se que inicialmente o virus seja proveniente de morcegos e migrado para outras espécies. Os dromedários portadores não adoecem.

Os testes específicos tem disponibilidade reduzida.

Não há restrição de viagens para os países da Oriente Médio, até o momento. Se você viajar para esses países o risco é considerado baixo. Porém fique alerta se você desenvolveu os sintomas até 14 dias após ter retornado de viagem para os países citados no primeiro bloco. Mantenha as precauções usuais para doenças respiratórias:

  • Lave as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão. Ajude as crianças afazer o mesmo, Se água e sabão não estiveres disponíveis utilize álcool gel específico para higiene de mãos.
  • Cubra o nariz e boca com um lenço de papel ao tossir e espirrar e descarte o papel no lixo.
  • Evite contato próximo, como beijar, compartilhar xícaras, copos, talheres e utensílios  com pessoas doentes.
  • Limpe e desinfete superfícies frequentemente tocas como brinquedos, e maçanetas.

( http://www.cdc.gov/coronavirus/mers/faq.html)

Se você se interessa sobre esse assunto visite o Blog Ian M Makay ( em inglês)

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Saúde!

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.