Ministério da Saúde alerta Sobre Zika e Microcefalia
O Diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch em vídeo faz um alerta às gestantes sobre zika e microcefalia.
Em entrevista à imprensa, Maierovich declarou que existe uma forte relação entre a circulação do zika vírus e a ocorrência de casos de microcefalia em alguns estados do Nordeste. De acordo com ele, resultados de exames feitos em dois fetos com microcefalia mostraram que as gestantes foram infectadas pelo zika.
“São duas gestantes com vírus zika no líquido amniótico cujas crianças têm microcefalia. Isso nos aponta fortemente para a correlação entre as duas coisas. Mas não permite ainda descartar completamente outras possíveis causas. Não vamos afirmar ainda, com certeza absoluta, que a causa é o vírus zika”, afirmou Cláudio Maierovitch.
Segundo ele, os testes foram feitos por anminiocentese, quando o líquido amniótico é retirado do abdome da mãe. Cláudio Maierovitch informou ainda que esses testes não são feitos rotineiramente por apresentarem riscos. Outras possíveis causas, de acordo com o diretor, seguirão sendo pesquisadas. O zika vírus é transmitido pelo mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
(Acima – Fonte: Agência Brasil)
O que é microcefalia?
Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada e pode ter várias causas, entre elas infecções por vírus e outros agentes infecciosos na gravidez, em especial no primeiro trimestre. As consequências afetam o desenvolvimento da criança e são para toda a vida, não há medicação ou tratamento que possa reverter o quadro
Citomegalovírus, Rubéola e Toxicoplasmose são alguns dos agentes associados à essa mal-formação.
No Brasil os casos saltaram de 147 para 739. Pernambuco contabiliza o maior número de casos. Há fortes suspeitas de relação com o novo vírus Zika , transmitido pelo Aedes assim como a dengue, e Chikungunya.
Liliana Junqueira de P.Donatelli
2 Comentários
Mais um vírus!!! Aedes transmite 4, pois a febre amarela é também o seu domínio. Ideia vã a de exterminar mosquitos, mas poderíamos usar o que se conhece sobre ferormônios dos insetos para fabricar um repelente que afaste pelo menos os pernilongos em geral. Mas o foco não é este…
Pois é Ana…
Temos muito trabalho pela frente. E podemos começar com o quintal de casa. Eu sou atacada com encontrar focos de larvas de mosquitos, e água parada dentro e fora de casa. E outro dia encontrei! Mas só acha quem procura…
Abraços e uma ótima semana para você.
Liliana