Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

A monitorização da esterilização é fundamental para verificar a eficácia do processo. A legislação  na área odontológica no Brasil,assim como o Manual da ANVISA de 2006 são pouco detalhados nesse o assunto. As recomendações da  ST79- AAMI (Association for the Advancement of Medical Instrumentation) que inclui os serviços odontotógicos são:

  • Indicador químico classe 1 em todos os pacotes no lado externo
  • Indicador interno em todos os pacotes (classe 4, 5 ou 6)
  • Indicador Classe 5 em caixas cirúrgicas, o resultado deve ser registrado na ficha do paciente, ou 6 em ciclos específicos
  • Indicador biológico em pacote desafio semanalmente e em ciclos com implantáveis

Em negrito o que já é obrigatório no Brasil para odontologia. As recomendações do  CDC (Centers for Diseases Control and Prevention) bem próximas  às da AAMI, e foram  estabelecidas em sua publicação para Odontologia – CDC 2003, que foi revista em 2015 e não será modificada.

Implemente a sua monitorização utilizando o mais próximo que for possível da recomendação acima, ou de acordo com a RDC 15 se o seu serviço estiver sujeito à essa legislação.

A monitorização ajuda você a conhecer cada vez melhor o seu processo, identificar problemas e cuidar da saúde do seu paciente.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

4 Comentários

  1. Sílvia Regina de Jesus Oliveira Reponder

    Olá, Dra Liliana. Amo seu blog e sempre assisto todos os seus vídeos procurando me aprimorar. mas confesso que não entendi o que vc quis dizer com “ciclos com implantáveis” quando vc mencionou os indicadores biológicos no texto. Poderia me esclarecer?

    • Ola Silvia. Obrigada pelo comentario. Quiz dizer. Ciclos que contenham artigos implantaveis. Como por exemplo implantes dentários. Mas em nossa realidade esses artigos ja vem esterilizados de fábrica. Mas como consta em legislação,achei importante incluir.
      Abraços Liliana

      • Ah tá obrigada. Tenho outra pergunta: vi num vídeo, seu sobre indicadores químicos, que vc pulou a citação sobre os de classe 3…porquê..?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.