Você sabe como realizar a Monitorização Química na sua autoclave?
O vídeo Monitorização da Esterilização em Autoclaves – Parte I é uma aula com a consultora Liliana Donatelli que demonstra como fazer a Monitorização Física e também como realizar corretamente os testes utilizando Indicadores Químicos das diferentes classes: 1, 2, 4 , 5 e 6. É um passo a passo completo para que você possa realizar com segurança a Monitorização Química e Física na sua autoclave, incluindo a periodicidade e registro.
Para complementar, assista ao vídeo Monitorização da Esterilização em autoclaves Parte II, que aborda a Monitorização da Esterilização utilizando Indicadores Biológicos e inclui periodicidade, registro e descarte.
Para testar como vai a biossegurança no seu consultório faça o QUIZZ – Biossegurômetro.
Mais sobre Monitorização na sua autoclave aqui no Blog Biossegurança:
Post Atualizado : Monitorização Química e Biológica
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato:
3 Comentários
Boa tarde Liliana,
Fiquei com dúvida entre distinguir o indicador CL 4 e o Cl 5. Se eu considerar que: o CL 4 identifica que houve presença de pressão/vapor/temperatura mas não necessariamente que pode ter sido pelo tempo/pressão/saturação correto e o CL 5 sim já identifica que houve a presença dos fatores pelos parametros corretos para que haja esterilização, estaria correta minha conclusão?
Obrigado!!
Mayco
Correta a usa conclusão! Daí você me pergunta, porque eu uso o classe 4 e não o 5 todas as vezes?
O classe 4 custa bem mais barato, e se você usar em conjunto, um valida o outro. Por exemplo, você usa um classe 5 na carga, e um classe 4 dentro de cada pacote.
Se todos forem aprovados, então se o tipo foi adequado para a carga (classe 5 aprovado) muito possivelmente o tempo foi adequado para cada pacote uma vez que entrou vapor dentro de cada pacote (classe 4 aprovado).
Esclareceu?
Abraços
Liliana
Gostei muito;Obrigado.Poderia me enviar o passo a passo da esterilização e do teste biológico como fazer corretamente?Meu muito obrigado.
.