Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

A RDC 31 de 4 de julho de 2011 ( revoga RDC 33 de 16 de agosto de 2010)

Dispõe sobre a indicação de uso de produtos saneantes na categoria “Esterilizante”, para aplicação sob a forma de imersão- a indicação de uso de produtos atualmente categorizados como “Desinfetante Hospitalar para Artigos Semicriticos”e dá outras providências.

 

A esterilização química como se fazia anteriormente continua abolida, e só se aceita a imersão em substâncias denominadas “desinfetantes de alto nível”, com a concepção de desinfecção.

A nova RDC estabelece os produtos saneantes  na categoria “esterilizante” somente para:

1-Uso em conjunto com equipamentos que realizam esterilização por ação fisíco-química, desde que devidamente registrados na ANVISA

2- Dialisadores e linhas de Hemodiálise

Veja na íntegra em:

Veja na íntegra na Aba legislações do Blog Biossegurança

Este post foi atualizado em 11 de maio de 2015

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

10 Comentários

  1. Ádamo Macêdo Reponder

    Oi, Liliana, bom dia!

    Gostaria de saber se os equipamentos de oftalmologia que tocam o olho e a conjuntiva devem ser submetidos à desinfecção de alto nível. Produtos à base de que posso utilizar e como? Formulações de clorexidina são autorizadas?

    • Ádamo
      Esses artigos são semi-críticos e a recomendação, caso sejam termorresistentes é esterilização e se possível em autoclave. Consulte o fabricante dos artigos e veja a compatibilidade com o método.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Ádamo Macêdo Reponder

        Liliana, me refiro a parte de equipamentos de exame clínico de oftalmologia, os quais são termossensíveis. O fabricante indicou hipoclorito de sódio 2%. E então?

  2. É possível fazer desinfecção de moldeiras por imersão química? a única opção é o ácido peracético? outra dúvida: existe obrigatoriedade de fazer o monitoramento diario da concentração do acido peracetico? liguei pro fabricante e ele informou que quando ele perde a concentração muda de cor.

  3. Isabel Rodrigues Reponder

    Boa Tarde,
    Como faço para conseguir a ficha de monitoramento de esterelização? e o que é SMS? Encontro nas dentais para vender?
    É melhor ou pior que o grau cirurgico?
    Atc,
    Isabel rodrigues
    isabelbdr@gmail.com

    • Olá Isabel
      Para a o livro de registros acesse :
      Registro de Monitorização da Esterilização em Autoclave Cristófoli – É só imprimir
      http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=3172
      O SMS em autoclaves gravitacional ( como é o caso da maioria), às vezes deixa umidade.
      Para autoclaves a vácuo e pacotes maiores é uma opção interessante. Como tudo na vida não tem o ideal, você precisa analisar cada situação.
      Abraços
      Liliana

  4. Iracema Da Silva Moreira Reponder

    Gostaria do manual de biossegurança, como proceder em desinfecção,estrilização de artigos odontológico ,equipamentos e supercícies de uso direto

  5. Olá… Gostaria de saber qual é a validade de esterilização dos materiais que são embalados em SMS?

    • Este é um assunto controverso e por isso fizemos um post dedicado a ele: http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=274
      Mas na matéria eu não especifico o tipo de embalagem, porque a resposta será a mesma: ou você valida no seu serviço ( daí sim você pode e deve validar para cada tipo de embalagem que você usar), ou acata os sete dias indicado pela norma do Ministério da Saúde. O prazo é pequeno porque é considerado o pior cenário, embora a gente saiba que teoricamente um pacote embalado com SMS, tera um prazo de validade maior que o embalado com tecido.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.