Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Nesse post você saberá mais sobre Oswaldo Cruz um dos maiores nomes da Medicina e do Sanitarismo no Brasil. Dia 5 de agosto, dia do seu nascimento, celebramos o Dia Nacional da Saúde e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

Repostamos essas homenagens no dia do seu aniversário.

Quem foi Oswaldo Cruz?

O corajoso médico que revolucionou a saúde no Brasil. Oswaldo Cruz foi responsável pelo controle de várias doenças infecciosas no Brasil. Não há quem estude saúde pública e não conheça o seu nome e pelo menos, parte de seu legado. Febre amarela, Peste, Varíola, Malária e Tuberculose foram apenas alguns de seus alvos.

Veja a primeira parte desse post

O combate a Varíola – A Revolta da Vacina

Para Oswaldo Cruz, parecia fácil combater a varíola, bastava vacinar a todos. Mas não foi bem assim.  Um homem de ciência, tinha um trânsito fácil com os dirigentes políticos, mas não tinha a mesma facilidade de comunicar-se com o povo. Medo, ignorância e outras questões sociais levaram à revolta da vacina em  novembro de 1904.  Além disso, as brigadas sanitárias eram um tanto truculentas. A cidade parou! O governo restabelece a ordem no dia 17, e entre as medidas para aplacar o povo, o governo promete uma revisão da lei da vacinação obrigatória.

Em 1908, nova epidemia da varíola. Desgostoso pelo fracasso da vacinação compulsória, Oswaldo pede demissão de seu cargo, mas o governo recusa.

Curiosamente, o povo começa a perceber que a vacina funciona.  E assim, as pessoas começaram  se vacinar. O resultado é que,  em 1909, o Rio de Janeiro contou com apenas um caso de varíola. Vitória!

Oswaldo Cruz 2

Saneamento, Luta contra a Tuberculose e Malária

Oswaldo Cruz entendia a saúde pública como um projeto e lutou com todas as forças para combater as doenças infecciosas e sanear o Rio de Janeiro.

1909 – Obrigado a escolher entre os dois empregos públicos, escolhe a direção do Instituto Manguinhos 

Ele ainda promoveu:

  • a organização sanitária dos portos do Norte e do Sul em 1905.
  • foi para a Amazônia para permitir a construção da ferrovia Madeira -Mamoré;
  • Campanha Anti-Amarílica em Belém do Pará

Prêmios e homenagens

  • 1907 – Conquista do  1oPremio na Exposição Internacional de Higiene Internacional de Higiene de Berlim. Em reconhecimento à sua obra, o governo deu o nome de Instituto Oswaldo Cruz ao  Instituto de Manguinhos;
  • 1907 – É recebido pelo presidente americano Franklin Roosevelt, e assegura que o Rio de Janeiro esta livre da Febre amarela e que seus navios podem aportar seguramente na cidade;
  • 1908 – foi nomeado presidente honorário do Congresso de Ornitologia de Viena;
  • 1908 – Escolhido membro da Comissão do “Premio Schaudin”.
  • 1909- Recebe a Medalha de Ouro  dos Membros do 1oCongresso Latino-Americano;
  • 1910 – Homenagem no Palácio Mamoré;
  • 1911 – O Instituto Oswaldo Cruz recebe diploma de honra na Exposição Internacional de Higiene de Dresden, na Alemanha;
  • 1913- Toma posse na Academia Brasileira de Letras;
  • 1914 – Presidente Conferência Sanitária Pan-Americana em Montevideu;
  • 1914- Recebe mais uma medalha de ouro, dessa vez conferida pelo 7Congresso de Medicina e Cirurgia de Belo Horizonte;
  • 1916 – Nomeado Prefeito de Petrópolis.
  • Em 1925, Albert Einstein visita o Instituto Oswaldo Cruz e é recebido por Carlos Chagas.
  • 2015 – Comemorada em 5 de agosto, O dia nacional da SAúde  a data foi instituída pela Lei 13.098, de 27/01/2015 e coincide com o dia do nascimento de Oswaldo Cruz, o importante nome na história da vigilância sanitária do Brasil.
  •  

Morre o homem – nasce um mito

Morreu com apenas 44 anos,  em 11 de fevereiro de 1917 em Petrópolis.

Trabalhador incansável, falava  e dormia pouco. Sua grande luta foi com a insuficiência renal que levou seu pai aos 48 anos. Em 1907 sente os primeiros sintomas da doença, que absolutamente não o impediram de trabalhar. Foi um guerreiro, não recuava diante dos obstáculos tendo a ciência como seu guia. Fez muitos amigos queridos, com seu modo meio calado, reconhecia o valor de seus funcionários e amava a ciência.

A passagem meteórica de Oswaldo Cruz deixa um imenso legado na medicina na saúde pública, epidemiologia, ciência experimental que foram  foram construídos em sua breve existência, mas que ficou gravado para sempre na história do Brasil.

A Fiocruz

A FIOCRUZ é uma das instituições mais frutíferas da ciência de ponta no Brasil e no mundo, desenvolvendo pesquisadores, vacinas, soros. Importantes descobertas são realizadas até os dia de hoje em seu frutífero terreno.

 

Seu fundador é reconhecido internacionalmente e comparado a Lister e outros expoentes da microbiologia. Um homem corajoso e fiel ao seu propósito.

O nosso muito obrigada a todos os médicos que carregam dentro do seu peito a chama do nosso querido Oswaldo Cruz! O médico do Brasil!

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Esse post é a segunda parte de Oswaldo Cruz o médico e o homem

Para saber mais

          Nara Britto 

Documentários e Videos

Para crianças:

Um cientista, Uma História, Oswaldo Cruz

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

2 Comentários

  1. Pingback: Oswaldo Cruz: o Médico e o Homem - Blog Biossegurança | Cristófoli

  2. Pingback: 18 de outubro Dia do Médico - Parabéns - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.