Outubro Rosa – Prevenção do Câncer de Mama – 12 É o mês dedicado a esse cuidado. Nesse sinais sintomas para você colocar atenção.
Conheça 12 sinais de alerta para o câncer de mama
Observe que são sinais para serem investigados e determina que já é câncer. Então, não se assuste, mas procure um médico para fazer mais exames.
A imagem acima é da Organização “Know Your Lemons” (compartilhada com autorização) que é dedicada a esclarecer sobre os sintomas e fornecer informações para as mulheres conhecerem melhor suas mamas. O diagnóstico precoce salva muitas vidas. De acordo com a fundação, o câncer de mama quando descoberto no estágio 1, tem 99% de chance de sobrevivência após 5 anos, 95% no estágio 2, 81% no estágio 3, e apenas 32% no estágio 4.
12 sinais (Fonte: Know your lemons):
Na ordem da imagem da esquerda para direita, de cima para baixo:
1 – Endurecimento: Área mais “densa”.
- Você pode notar que uma parte do seu peito parece diferente do resto, sendo menos “esponjoso” e mais “denso”. Isto pode ser uma parte normal da menstruação ou da amamentação. No entanto, um espessamento no peito que não desaparece ou se agrava também pode ser um sinal de cancro da mama.
- O espessamento pode ser na pele (que é um sinal de Câncer de Mama Inflamatório) ou mais profundo no peito. Este espessamento é causado quando as células cancerosas estão a bloquear a circulação na mama (via sangue ou vasos linfáticos) ou quando um tumor está a crescer perto da superfície da pele.
- Isto é diferente de um caroço duro, que se forma quando as células cancerígenas crescem muito próximas umas das outras.
2 – Retração: “covinha”
- Uma covinha (ou indentação) no peito pode acontecer quando uma roupa apertada deixa uma marca temporária na pele. Mas se uma covinha no peito não desaparece, pode também ser um sinal de cancro da mama.
- Este sintoma é causado quando um tumor (caroço) profundo no peito puxa a pele para dentro provocando a sua indentação (não é causado por um sutiã de arame!). Por vezes este caroço pode ser sentido, outras vezes não.
- Uma covinha pode ser mais facilmente vista ao levantar os braços acima da cabeça para ver se toda a pele do peito se move consigo enquanto levanta e baixa os braços. (Dica profissional: Ter uma fonte de luz directamente sobre a cabeça também pode ajudar a lançar sombras para mostrar mais claramente os recuos).
3- Crostas ou feridas no mamilo:
- A crosta no mamilo pode ser uma condição de pele inofensiva, como o eczema, ou é um problema comum no aleitamento materno. Mas se os remédios de pele não resolverem o problema, pode ser um sinal de câncer de mama chamado “doença de Paget”. Isto é quando as células cancerosas se espalham dentro da mama e vivem no mamilo, criando uma superfície com crosta vermelha ou branca que pode estar dorida e não desaparece.
4 – Vermelhidão ou sensação de quente
- Normalmente, esta é uma infecção ou um sintoma de pele comum ao desenvolvimento de seios, amamentação ou eczema. Se o tempo, os antibióticos ou outros tratamentos não melhorarem o sintoma, pode ser um sinal de Câncer de Mama Inflamatório. Este tipo de câncer bloqueia o fluxo de linfa na mama, o que causa inchaço e vermelhidão, mas sem um caroço duro óbvio. Isto também pode fazer com que a mama se sinta quente ou quente, ou causar uma sensação de ardor. A pele do peito também pode parecer rosada, púrpura avermelhada, ou machucada.
- Este sintoma pode ser difícil de ver numa mamografia. Uma vez que o cancro da mama inflamatório é tão agressivo, pode progredir rapidamente. Não hesite em relatar uma mudança.
- Se os antibióticos não clarificarem os sintomas, então é melhor consultar um especialista em mama.
5- Saída de fluído nova pelo mamilo
- A secreção no mamilo é comum e é inofensiva (benigna) a maior parte das vezes. Normalmente está relacionada com o desenvolvimento de seios, infecção, quistos, gravidez ou amamentação. No entanto, se houver saída de líquido do seio fora destas alterações, é algo que deve ser verificado, especialmente se estiver claro ou se contiver sangue.
6 – Feridas na pele
O câncer de mama pode por vezes acumular-se ao ponto de romper a pele da mama e formar uma ferida aberta. A infecção pode causar mau cheiro e/ou fugas. Isto é normalmente acompanhado por um caroço duro aparente. Este é um sinal avançado da doença, o que significa que já está presente há algum tempo.
7 – Protuberância
Às vezes, um nódulo canceroso está na superfície da mama. No entanto, nem todos os inchaços e protuberâncias são câncer. Muitos são cistos (coleções de líquidos) ou nódulos inofensivos e benignos feitos de vários tecidos como fibroadenomas. É comum que muitas mulheres tenham mamas com textura irregular ou nodular. e acidentados. Ainda assim, se notar algo semelhante, é importante consultar um médico para avaliação.
8- Veias dilatadas
“Veias dilatadas” é um dos sintomas mais raros do câncer de mama, geralmente incluído nas categorias de “outras alterações anormais” ou “alterações cutâneas”. O surgimento de novos vasos sanguíneos ou veias visíveis não costuma ser um indicativo de câncer, estando mais frequentemente associado ao ganho de peso, à amamentação ou à doença de Mondor. No entanto, se as veias se tornam mais evidentes fora dessas condições, especialmente na mama ou perto da clavícula (às vezes acompanhadas de inchaço no braço), isso pode ser um sinal de que um tumor cancerígeno está atraindo mais fluxo sanguíneo, provocando o aumento das veias para permitir essa circulação extra.
9 – Mamilo afundado
Mamilos retraídos podem ser uma característica normal da mama desde o seu desenvolvimento. No entanto, se você perceber que o mamilo começou a afundar, achatar ou virar para dentro, isso pode ser um sinal de que um novo tumor cancerígeno está se formando por baixo da pele, puxando o mamilo em sua direção à medida que cresce.
10 – Alteração da forma ou tamanho da mama
ChatGPT
É comum que um seio seja diferente do outro em tamanho e forma, essa variação faz parte das características naturais dos nossos corpos. A amamentação também pode causar mudanças no tamanho ou na forma dos seios devido à produção de leite. No entanto, se um seio muda de tamanho, fica achatado, inchado ou caído de forma inesperada — e essa alteração não está relacionada ao seu ciclo menstrual — isso pode ser um sinal de câncer de mama.
1- Pele com aspecto de “casa de laranja”
Quando a pele do seio adquire uma aparência semelhante à de uma casca de laranja com pequenas covinhas, isso pode ser um sintoma de câncer de mama conhecido como “peau d’orange” (termo francês para “casca de laranja”). Nesse caso, o inchaço no seio é tão pronunciado que faz com que os folículos capilares pareçam pequenas depressões na pele, criando essa textura característica.
12 – Nódulo Duro
- O sinal mais comum de câncer de mama é a presença de um nódulo na parte profunda do seio. Esse nódulo geralmente tem uma textura dura, semelhante a uma semente de limão, e costuma ser fixo. Ele pode variar em forma e tamanho.
- Nem sempre é fácil sentir um nódulo. Se você tem acesso ao rastreamento para câncer de mama, como mamografias, aproveite essa oportunidade — elas podem detectar um nódulo muito antes de ser perceptível ao toque.
- A maioria dos nódulos acaba sendo inofensiva, como cistos cheios de líquido ou fibroadenomas. No entanto, se você notar um caroço duro (ou qualquer outra alteração) que não desaparece com o seu ciclo menstrual, não o ignore. Quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, mais fácil será tratá-lo.
Limões
A fundadora da ONG é designer e perdeu as duas avós para o câncer de mama e teve a ideia de comparar as mamas a limões. Com esse recurso ficou mais fácil para criar materiais didáticos e falar abertamente sobre o assunto e usar peças educativas nos mais diversos ambientes sem causar eventuais constrangimentos.
A imagem acima mostra um dos materiais educativos da ONG que consiste se assemelha a um limão e possui um nódulo interno simulando como a sensação de encontrar um nódulo no seio. Ainda não disponível para entrega no Brasil
Promova a prevenção
- Divulgue as informações,
- Convide amigas e familiares a irem ao médico como rotina de prevenção
- Doe dinheiro para campanhas e ONGs
- Trabalhe como voluntátio
- Vá ao médico e cuide-se
Liliana Donatelli