Esse post é uma homenagem aos 136 anos do médico grego Papanicolau, que elaborou o exame preventivo de câncer de útero e revolucionou a medicina preventiva. Trazemos fatos curiosos sobre o seu criador e mais sobre esse importante exame que contribuiu para salvar milhões de vidas desde a sua implantação.
5 Fatos curiosos sobre Papanicolau
#1 Ingressou na universidade na área de humanase somente depois, por influência do pai médico, graduou-se em medicina com brilhantismo.
#2 Obteve seu doutorado em Zoologia, em Munique na Alemanha em 1910. Fato que anos depois daria suporte à sua pesquisa com ciclos menstruais de porquinhos da índia. Esse estudo levaria à descoberta das células cancerosas e o desenvolvimento do exame.
# 3 Chegou em Nova Iorque, EUA com apenas 250 dólares no bolso, a esposa, sem falar inglês e nenhum contrato de trabalho. O objetivo: trabalhar em pesquisa.
#4 Trabalhou como vendedor de tapetes, violonistaem um restaurante e auxiliar administrativo em um jornal grego antes de conseguir uma posição na área acadêmica New York University’s Pathology Department and Cornell University Medical College’s Anatomy Department.
#5 Sua esposa foi companheira em todas as áreas da sua vida: como auxiliar técnica de laboratório, como sujeitoem algumas pesquisas e nas atividades domésticas.
O que é o exame Papanicolau?
Consiste em colher células do colo do útero para serem analisadas em laboratório. É obtido por esfregaço cervicovaginal e conhecido também como colpocitologia oncótica cervical.
O principal objetivo é a detecção precoce de câncer cervical (no colo do útero). O exame é realizado por um ginecologista de forma rápida e quase sem dor para a maioria das mulheres. Hoje é complementado com investigação da presença de HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como tricomoníase e candidíase. Dessa forma, o tratamento pode ser indicado o que evita complicações mais sérias para todas essas situações.
Preparo (para não haver alteração no exame)
- 48 horas antes:
- não ter relações sexuais
- não realizar duchas, utilizar pomadas lubrificantes e anticoncepcionais locais
- não fazer o exame menstruada
Resultados
É importante além de fazer o exame, buscar o resultado, levar para o médico e obedecer o tratamento indicado. Ir ao ginecologista para os exames de rotina pelo menos uma vez ao ano.
Outras Curiosidades:
- Georgios Papanikolaou (esse é o nome dele em grego) nasceu em 13 de maio de 1883 na Grécia. Faria hoje 136 anos e foi homenageado pelo Google em sua página inicial.
- 1943 – ano de validação do exame para detecção e prevenção do câncer de colo de útero (1928 foi o ano em que foi publicado seu primeiro estudo).
- O Câncer de útero, ainda hoje, é o terceiro mais frequente entre as mulheres.
- Papanicolau escreveu mais de 150 artigos e recebeu diversos prêmios. Foi indicado duas vezes para receber o Nobel em Fisiologia e Medicina. Foi agraciado com o Albert Lasker Award em 1950.
- Estima-se que a realização em larga escala do exame tenha reduzido à mortalidade das mulheres para esse tipo de câncer em 50% nos EUA.
- O teste foi descoberto a partir de pesquisa básica em animais. Um bom lembrete para quem quer investir somente em pesquisa aplicada.
Esse post foi atualizado e complementado:
A citologia esfoliativa também é utilizada para outras finalidades. Como por exemplo: doenças virais, fúngicas e bacterianas, lesões vesicobolhosas, lesões cancerizáveis, etc.
Cada uma destas doenças poderá dar imagens microscópicas sugestivas e úteis para fechar diagnóstico desde que bem associadas ao exame físico e anamnese,
Enviada por e-mail pelo meu querido amigo Prof. Dr. Jayro Guimarães Júnior.
Nas suspeitas de lesões malignas serve para rastreamento inicial das verdadeiras malignidades e para escolha do sítio a ser biopsiado (onde houver classe mais elevada, lembrando que as classes vão de 1 a 5. Classe O significa exame inválido) em lesões cuja a malignidade ainda não foi confirmada.
Nas lesões verdadeiramente malignas a simples citologia esfoliativa não basta pois ela não substitui isoladamente o exame histopatológico após uma biopsia. O histopatológico dará muitos esclarecimentos que a citologia não fornece.
O nosso muito obrigada.
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Para saber mais:
Tan SY, Tatsumura Y. George Papanicolaou (1883-1962): Discoverer of the Pap smear. Singapore Med J. 2015;56(10):586–587. doi:10.11622/smedj.2015155
http://www.papsociety.org/gpbio.html