Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

“Eu sempre vejo papel nas embalagens da central de materiais do hospital onde trabalho…”

“O manual de biossegurança que me recomendaram preconiza a utilização do papel kraft…”

“Na Universidade todo mundo usa…”

Embora todas as afirmações acima possam ser verdadeiras , o papel kraft não é a embalagem mais adequada para se utilizar em autoclaves. A primeira razão , é que a sua porosidade não é uniforme , o que pode causar a contaminação do material depois de esterilizado. O papel kraft solta fiapos , durante o ciclo de esterilização, o que ao longo do tempo pode entupir a tubulação interna da autoclave, acionando seus sistemas de segurança.

O risco ocupacional, é outro motivo de sua substituição. Durante o processo de autoclavação, o alquiltiofeno presente em sua composição é liberado para o ambiente, causando cefaléias e náuseas nos operadores. Ele é o responsável pelo odor desagradável tão conhecido nos serviços que o utilizam. De um modo geral, as pessoas acreditam que este odor é característico do processo.

Como alternativa , hoje no mercado se encontra o papel crepado , que é vendido em folhas .O papel grau cirúrgico, pode ser encontrado em rolos usados com seladoras ou em envelopes auto-selantes de diversos tamanhos. Existem novas opções sendo lançadas no mercado, faça um teste antes de fazer estoque.

Dicas:

1. Ao comparar preços de produtos diferentes, verifique se ambos possuem indicador químico de esterilização. Este item pode encarecer um pouco o produto mas é um adicional interessante, dispensando o uso de fitas indicadoras de processo..

2. Depois de autoclavado, veja se a embalagem mantém a integridade e se o fechamento é firme.

3. As áreas impressas devem ficar fora da região onde serão colocados os instrumentos.

Para saber mais…

O Manual de Condutas “ Controle de Infecções e a Prática Odontológica em Tempos de AIDS ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), perguntas mais freqüentes APECIH-Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar

Se você tiver alguma dúvida sobre Biossegurança , ou em esterilização estamos aqui para ajudá-lo, ou se quiser opinar sobre o assunto , entre em contato conosco.
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Bióloga CRB 18469/01-D
Mestre em Saúde Coletiva- Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Consultora de Biossegurança Cristófoli
E-mail- consultoria@cristofoli.com
lilianadonatelli@uol.com.br

Autor

Gerente T.I. - Cristófoli

3 Comentários

  1. Sou do ramo de sacolas de papel e fiquei impressionado com comportamento do papel Kraft no seu processo. Obrigado por compartilhar essas informações, pois enriqueceu meus conhecimentos. Agora sei que seu processo precisa de papéis especiais, porém muitas vezes as pessoas apenas verificam o custo e não a qualidade final.

  2. Fernando Bustamante Reponder

    O papel KRAFT deve ser banido de um sistema de esterilização de produtos de atenção a sáude, por um simples motivo;
    Na composição química do Papel KRAFT existe uma substância chamada de AMIDO CATIÔNICO, que naa mais é de que AÇUCAR, caso vc faça um pacote para esterilização por vapor saturado com papel KRAFT, e se sua autoclave não estver devidamente qualificada, certamente seu pacote sairá úmido. Agora imagine úmidade com açucar, nada mais é que o melhor meio-de-cultura para o desenvolvimento de qualquer microrganismo. NÂO USEM PAPEL KRAFT NA ESTERILIZAÇÃO !!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.