Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Aprenda como fazer o teste biológico para verificar a esterilização na sua autoclave com o Passo a Passo Indicador Biológico. PPI Baixar

Aprenda a interpretar corretamente seus resultados

Esse documento foi todo modernizado! Agora com imagens renovadas e texto aprimorado.

Você sabia que é obrigatório por lei a realizar o teste biológico?

O teste biológico é considerado o padrão ouro na monitorização da esterilização e está definido como obrigatório por lei na área odontologia e em alguns estados também para a área da beleza. Saiba mais sobre legislação aqui.

Quando realizar o teste biológico na minha autoclave?

Na instalação do equipamento

Por quê? Quando realizamos o teste biológico testamos o equipamento, mas também o procedimento. Outro motivo, é que mesmo novo o equipamento pode ter sido danificado durante o transporte. Testar antes de usar, garante que esta tudo de acordo.

Rotina – 1 x semana

Por quê?Na odontologia o mais comum é semanalmente, ou de acordo com a legislação para o tipo de serviço.

Quando volta da Manutenção

Por quê? Para certificar-se que ficou tudo em ordem no serviço prestado

Quando alguma mudança importante foi realizada

Por exemplo:

  • contratação de uma nova auxiliar de saúde bucal responsável pela esterilização,
  • mudança de lugar da autoclave,
  • mudança de embalagem de esterilização

Nas cargas com implantáveis

Em odontologia, os implantes vem usualmente esterilizados de fábrica, então essa a gente não faz. Mas se quiser ser bem criterioso, teste o ciclo com a caixa que será utilizada em uma cirurgia de implante e, dentro da caixa, use um indicador classe 5 de boa qualidade como o SteamPlus.

Padronize! O Passo a Passo Indicador Biológico (PPI) é um POP

Você pode imprimir o PPI e colar na sua área de esterilização. É um POP (procedimento operacional padrão) bem explicadinho e com imagens para não ter como errar. Outro ponto positivo é que o documento ajuda a interpretar os resultados tomar as providências necessárias. Porque afinal de contas não adianta nada fazer o teste e não saber o que fazer com o resultado certo?

E claro, se ainda tiver dúvidas, estou aqui sempre pronta para ajudar você.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Mais sobre Monitorização da Esterilização:

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

8 Comentários

  1. Boa noite,

    Coloquei a ampola (teste biológico) no envelope e fiz todo o ciclo de esterilização. Porém, a etiqueta não mudou de cor. Coloquei na incubadora e não houve crescimento bacteriano. Fiz novamente o teste em outra autoclave e aconteceu o mesmo. Isso é possível?

    • Olá Sirlene
      Infelizmente isso pode acontecer. Mas não é adequado. Sugiro que você entre em contato com o fabricante ou distribuidor para trocarem o produto para você.
      Liliana

  2. Boa tarde!
    No meu teste biológico a cor do indicador químico muda direitinho como teste aprovado, mas a etiqueta da ampola não está mudando de cor, oq pode estar contecendo?

    • Olá Vanessa
      Tudo bem?
      Pode ser uma falha do indicador químico da ampola. Infelizmente isso pode acontecer. Mas fica complicado para deixar como registro.
      Liliana

  3. Temos 2 autoclave, de uma a ampola fica a cor normal a outra fica mais escura qual a conclusão eu tiro dessa que fica escura

  4. Dalva Alves da Silva Reponder

    Bom dia
    Possuímos 3 autoclaves, seria 3 ampolas testes e 3 ampolas controle?

    • Dalva
      Se você vai testar todos ao mesmo tempo, basta usar uma ampola controle. O objetivo da ampola controle é testar a incubadora e o próprio indicador biológico. Por isso, pode usar uma só, caso os ciclos testados das autoclaves seja feitos ou ao mesmo tempo ou muito próximos em termos de horário.
      Já escutou nosso PodCast sobre o assunto? Esta no Spotify também.Monitoramento da Esterilização. O nosso novo canal é Biossegurança em Pauta.
      Abraços
      Liliana
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.