Radiografias no consultório dentário – como fica?

Ferramenta importante durante o atendimento odontológico, as radiografias tem sido utiizadas há muitos anos para auxiliar não somente no diagnósctico mas também durante o tratamento. Hoje tanto os cirurgiões-dentistas como os técnicos em saúde bucal estão habilitados para realizar as tomadas radiográficas.Como realizar um procedimento endodontico sem radiografias? E as cirurgias de implante? E os diagnósticos sem periapicais?

PL 3661 Radiografias – Projeto de Lei

O texto define condições para o exercício da profissão de Tecnólogoa em Radiologia e de Bacharel em Ciências Radiológicas  assim como as áreas de atuação  e cria uma exclusividade de mercado para esse profissionais. Aprovado o projeto, cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal ficam impedidos de realiza-las. A  Associaçao Brasileira de Radiologia Odontológica se manifestou contrariamente ao projeto.

Segundo a entidade, a medida prejudica não somente os profissionais da odontologia, mas principamente os pacientes que serão afetados por um maior custo para realizar os procedimentos.

Abaixo incluí a nota de esclarecimento emitida pela associação:

NOTA ABRO PL3661

Eu já assinei! No Brasil temos mais de 240 mil cirurgiões-dentistas e somente cerca de 10% de número assinou a petição contrária ao projeto.

Se você também é contra essa medida posicione-se.Basta clicar na imagem ou no link da legenda

PL 3661 Radiografias - projeto de lei impede cirurgiões-dentistas
Diga não ao PL3661

Liliana Junqueira de P.Donatelli

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta