Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Equipe odontológica  e os cuidados na remoção  de restaurações de amálgama – cuidados para evitar exposição ao mercúrio

Até o surgimento das resinas compostas, o amálgama  foi amplamente utilizado como material restaurador.

Hoje por razões estéticas e pelo fato haver estudos que mostram as interferências de restaurações de amálgama no organismo há grande procura para a remoção das restaurações de amálgama.

O mercúrio é o único metal que evapora à temperatura ambiente e tem alta potência de toxidade; está presente na composição do amálgama.

Quando o amálgama é removido, pode haver a vaporização e dispersão de partículas mercúrio, e haver inalação, ingestão ou o contato com a pele; acarretando efeitos colaterais a quem está manipulando  (dentista e equipe auxiliar), bem como ao paciente. Os efeitos colaterais mais descritos na literatura são problemas renais e neurológicos.

O risco de contaminação do meio ambiente com o mercúrio também deve ser considerado, se houver o descarte incorreto  dos resíduos de amálgama.

Sendo assim é necessário estabelecer um protocolo para manipulação com vistas a minimizar os riscos e visando proteger a equipe odontológica, paciente e meio ambiente.

Para minimizar a exposição ao mercúrio  – inalação, ingestão e contato com na pele siga o seguinte protocolo:

 Uso de Equipamento de proteção individual:

Equipe:

  • Avental e gorros descartáveis, sobrepostos ao EPI convencional,
  • Luvas de procedimento
  • Máscara especial com filtros para partículas  contaminantes presente no ar, (máscara de proteção respiratória P100 99.97% filtro máscara eficiência

Captura de Tela 2015-07-15 às 23.07.32(OBS-Siga as recomendações de higienização da máscara e a troca de seu filtro)

Preparo do paciente:

  • Passar o creme no rosto todo do paciente e depois da consulta solicitar
  • para o paciente lavar bem o rosto com e sabonete.
  • Utilizar um campo fenestrado
  • Colocar isolamento absoluto com uma barreira de resina fotopolimerizável (veja detalhe noo vídeo) para melhorar o isolamento e evitar extravasamento de água com partículas de amálgama .
  • Paciente pode usar máscara de oxigênio com o óxido nitroso por–profissional habilitado – para não inalar o vapor do mercúrio.

Cuidados durante o procedimento

  • Usar brocas de carbide novas e de pequeno calibre para a remoção do amálgama.
  • Irrigação abundante se possível com água gelada no reservatório para utilizar com o alta rotação.
  • Utilizar aspiradores de sucção de alta potência, além do sugador.
  • Colocar o resíduo do amálgama em um pote fechado com água, deixando longe de fontes de calor, como a autoclave. Dispensar em uma  coleta especial de lixo.
  • Antes de iniciar a restauração em resina  composta, limpar o rosto do paciente, trocar as luvas e o isolamento absoluto.

Para saber mais: IOMT: International Academy of Oral Medicine and Toxicology

O vídeo foi realizado na Clínica da Dra Débora Ayala por Josias Santana da Silva, com Dra. Daniela Teixeira

FullSizeRender

Dra Debora Ayala

– Mestre em Laser, Especialista em Dentística Restauradora, Especialista em Periodontia, Especialista em Implantodontia, Membro da Academia Européia de Odontologia Estética, Membro da Academia Brasileira de Odontologia Estética. Realiza pesquisas de materiais odontológicos para empresas nacionais e internacionais.

Agradecemos Dra Débora Ayala pela elaboração desse artigo feito especialmente para o Blog Biossegurança.

É muito importante a conscientização classe odontológica brasileira quanto aos riscos oferecidos pelo mercúrio e a responsabilidade dos seus profissionais na sua manipulação. O cuidado na destinação dos resíduos também é fundamental, visto que há  casos relatados de recolhimento e processamento clandestino inadequados, que além da emissão de vapor de mercúrio poluindo o ambiente, expuseram o operador ao agente tóxico.

Será que já não podemos viver sem o amálgama? Não é chegada a hora de banir o mercúrio da odontologia?

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

64 Comentários

  1. Regina Célia da Silva Reponder

    Boa noite, por favor, poderia me indicar um especialista mais próximo da cidade de Jundiaí-SP. Meu e-mail reginaces@uol.com.br ou 11 99510-9737. Muito obrigada . Meu nome é Regina

  2. Silvia Pasqual Jacob Reponder

    Olá, poderia me indicar um profissional na região da Lapa em São Paulo? Gratidão!

  3. ANDRE LUIS RIBEIRO DA SILVA Reponder

    Olá!
    Poderia me enviar email dos profissionais que removem com segurança comprovada, pois preso a saúde de todos!
    Muito grato!

  4. boa tarde, estou na região do Morumbi, existe profissional que retira amalgama por essa reigão ?

  5. Sheila Silva de Sousa e Sousa Reponder

    Boa noite!Eu tenho estás obturação de amálgama a mais de vinte cinco anos estou com a minha saúde todo ruim, pulmão, tireóide e dores.pelos corpo todo os médicos só tratam os sintonia eu pesquisando descobrir que estás amálgama contém metais pesados fui fazer os exames aí descubri que estou muito contaminada por metais pesados principalmente Mercúrio.Estou desesperada para retira estás amálgamas com segurança os dentistas que eu procurei nem um faz com segurança ainda falam que não tem problema ter está obturação!Por isso eu peço por favor me indica dentista que faz com segurança aqui no Rio de janeiro

  6. Poderia então me indicar por e-mail profissionais se São Paulo que sigam todo esse procedimento? Mais uma vez te agradeço.

  7. Boa noite, Por favor poderia me fornecer contato de dentista em Porto Alegre que segue esses protocolos de segurança?

    Meu e-mail é luisbritoo@gmail.com

    Muito obrigado pela ajuda.

  8. ANDREA ARANTES DORNELOS MALVESTIO Reponder

    Gostaria de saber se prescrevem algum medicamento quelante pro paciente tomar antes. E o intervalo entre as remoções.

  9. Ana Lúcia Santos Reponder

    Muita agradecida pelas instruções, pena que os dentistas de maneira geral, Não tem interesse por praticarem protocolos TÃO faceis ao meu ver .
    Se comparados com os prejuízos que podem haver , se , não forem executados.
    Sou mera curiosa, mas muito obrigada!

  10. Fabiola Araujo Reponder

    Olá poderia me indicar algum dentista de SP para remoção de amálgama? Obrigada

  11. Bom dia ! Também estou em Sergipe. vi o comentário de alguém que mora em Sergipe e se puder me mostrar um profissional que remova as minhas amalgamas que são muitas e queria retirá-las ( como diz a doutora aos poucos ) ficarei grato.
    marcos

  12. Boa tarde. Dra você conhece algum dentista no interior de SP que siga esse protocolo?

  13. Carlos Moreira Reponder

    Olá, primeiramente, parabéns pelo seu trabalho. Você poderia indicar alguém no ABC paulista. Obrigado.

  14. Carolina Guimarães Reponder

    Olá dra., você conhece algum profissional que atenda em Florianópolis ou São José, em Santa Catarina e que trabalhe com esse protocolo de remoção das restaurações de amálgama? Obrigada.

  15. Pingback: O amálgama é mesmo um vilão? Mercúrio e Odontologia - Blog Biossegurança | Cristófoli

  16. Conhece um colega para indicar em Curitiba? Agradeço a indicação. Carinhoso abraço.

    • Prezado Luiz
      Infelizmente não. Mas entrarei em contato com a Dra Débora para verificar se ela pode indicar alguém em Curitiba.
      Abraços
      Liliana

  17. Olá, você conhece algum profissional que atenda em Florianópolis ou São José, em Santa Catarina e que trabalhe com esse protocolo de remoção das restaurações de amálgama? Obrigada.

  18. Boa Tarde,

    Parabéns pelo artigo, eu já tinha pesquisado esse assunto em matérias em inglês, mas achei pouca coisa em português.

    Eu, como o Cesar Augusto, tenho um doença, que muitos suspeitam que seja causada pelo mercúrio, a senhora conhece algum dentista que siga esse procedimento no Rio de Janeiro ?

  19. Ludmar Edson Peixoto Junior Reponder

    Bom dia ! Sou Especialista em Dentística e sou membro da IAOMT, seguindo os protocolos de bio-segurança preconizados. Atendo na Bahia , Salvador e Jequié. Tel para contato 73-99830-3292.
    Estou a disposição para ajudar !

  20. Cesar Augusto Silva Ribeirol Reponder

    Bom dia. Fui diagnosticado com doença no sistema neuromotor, possivelmente esclerose lateral amiotrófica, deste então não parei de pesquisar e verifiquei que a intoxicação por mercúrio tem os mesmos sintomas. Gostaria de tentar a retirada das minhas restaurações, tenho oito, porém moro em Sergipe e gostaria de saber se a senhora conhece alguém capacitado para tanto no meu estado ou em um estado próximo? Obrigado!

    • Olá Cesar
      No momento não conheço. Mas vou investigar e me comprometo, em caso positivo ou negativo, de mandar uma resposta para você.
      Se você tiver a oportunidade de vir a São Paulo tem profissionais que conheço. Infelizmente não é indicado remover todas ao mesmo tempo.
      Vamos nos falando.
      Abraços
      Liliana

      • Cristiano Lima Nunes Reponder

        Olá Dr.Liliana. Eu tbm tenho amálgama moro RJ, baixada fluminense. Aqui não encontro. Sabe me informar onde tem por aqui? Obg!

  21. Dr. Manoel Martins Cardoso Reponder

    Excelente atitude Biossegurança . Parabens. Eu adoto essa cautela.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.