ANVISA promete legislação básica para Salões de Beleza no Brasil
A notícia é tão boa que eu não podia deixar de trazer aqui no Blog Biossegurança. Para quem como eu, esta há tempos nessa área, podemos dizer que já tivemos muitas mudanças para melhor. Não só na área de salões de beleza, mas em geral, nos serviços de interesse à saúde. Mas ainda falta!
Os instrumentos de manicure precisam ser esterilizados. Aqueles que não puderem ser esterilizados, como lixas e palitos de madeira, devem ser de uso único e descartados na presença do cliente.
Liderança nas reclamações sobre higiene
De acordo com a reportagem da agência globo desse domingo, os salões de beleza e serviços de estética lideram as reclamações por falta de higiene na agência. Ainda, segundo a reportagem, falta de esterilização de alicates e reutilização de ceras para depilação são as mais comuns. Também não fica muito claro para os clientes as regras quanto ao uso do formol.
Fonte : Globo.com
Alguns estados já possuem leis próprias para o setor, mas falta uma diretriz geral que dê as bases mínimas para serem obedecidas. Os estados da região sul, por exemplo, já exigem o uso da autoclave, enquanto que o Distrito Federal exige uma capacitação especifica sobre biossegurança de uma das pessoas do próprio salão. Esse profissional também deve ter conhecimento específico na área da beleza e será o responsável por coordenar o programa. Nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina a legislação já esta em vigor. No distrito federal ainda há prazo para a adequação.
.Nada impede que os estados continuem legislando sobre o assunto. A a lei estadual entretanto, não pode ser menos rigorosa que a federal.Os maiores beneficiados são os estados que não tem nenhuma orientação. Desta forma, ficará mais claro também para os clientes e para as vigilâncias sanitárias que fiscalizam os estabelecimentos.
Os clientes devem ser os primeiros a checar as condições dos salões que frequentam. No entanto, os critérios devem ficar mais claros para que eles possam verificar. Uma boa idéia é ser obrigatório afixar um cartaz com o certo e o errado. Informar é fundamental.
E você que já esta por dentro, informe seu cliente, valorize seu trabalho e abra o kit esterilizado na frente dele!
Beleza sim, com saúde!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Produtos relacionados:
2 Comentários
Boa noite Liliana como sempre vc está sempre nos trazendo assuntos polemicos e atuais. Pois é!! moro em SP na região central e ainda observo que alguns salões do meu bairro não esterilizam os instrumentais, podemos dizer assim, utilizados nos clientes. Perguntei uma vez em um salão e me informaram que lavavam bem e depois desinfetavam com álcool, mas não esterilizavam. Certamente não há fiscalização efetiva por parte da ANVISA. Cabe a nós não frequentarmos locais que não esterilizam estes instrumentais. Muito obrigada. Abçs
É isso aí Márcia!
A informação é poder.
Abraços