A perspectiva transdisciplinar da enfermeira que atua na Faculdade Federal de Odontologia do Paraná é o nosso artigo de hoje em homenagem a semana da mulher.
Liliana Junqueira de P Donatelli
INTERFACE DA ENFERMAGEM E ODONTOLOGIA
SOB O PONTO DE VISTA DE CONTROLE DE INFECÇÃO
“Como enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Odontológica (CCIO) do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná desde 2002 e tenho acompanhado a importância deste processo.
Este campo de atuação para o enfermeiro surgiu a partir dos anos 90 com a implantação de medidas de prevenção e de controle de infecção odontológica estabelecida nas instituições de ensino superior (IES) de Odontologia. Particularmente, o nosso curso constituiu a CCIO em 1994, atendendo a Resolução Estadual nº 11 de 1994 que estabelecia as comissões nas instituições de ensino de graduação, pós graduação e pesquisa do estado do Paraná.
O conhecimento técnico científico de minha formação profissional proporcionaram a minha atuação significativa na gestão odontológica. Aplicando planos de ação sistematizados valorizo condutas para diminuir os riscos de infecção decorrentes da prática clínica odontológica. Entre eles estão a implantação de protocolos das rotinas executadas; controle de qualidade de diversos processos, como o processamento de artigos; capacitação e treinamento de equipes, odontológica, de higienização; elaboração de planos de gerenciamento nos diversos segmentos (resíduos, limpeza) compostos no Programa de Controle de Infecção adotado pela CCIO.
Acredito que, o enfermeiro com seu olhar crítico na monitoração constante das situações ocorridas na assistência odontológica, fomenta a transformação de processos que asseguram boas práticas para a padronização da biossegurança.
Por outro lado, o desempenho da mulher nesta área é o respeito alcançado pela sua qualificação científica e a capacidade de gerenciar a sua vida particular / familiar junto a sua carreira. Hoje analiso que o mercado de trabalho oferece oportunidades múltiplas para a inserção da mulher, e que ela cada vez mais está capacitada para ocupar diversos setores.
Lucimara Albrecht “