Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você cirurgião-dentista já se deparou com essa situação?

Embora a principal queixa do paciente seja a dor de garganta e, em princípio, o dentista não é o primeiro profissional procurado, você pode receber um paciente com mononucleose infecciosa. Por isso, é importante você saber reconhecer os principais sinais e sintomas para dar o encaminhamento adequado.

Artigo publicado no JAMA reúne dados sobre o diagnóstico da doença

Um interessante artigo de revisão sistemática compilou dados da literatura para diagnosticar a monocucleose infecciosa. A pesquisa levou em consideração os exames clínicos e os achados laboratoriais comparando-os com uma referência padrão validada.

O que é a Mononucleose Infecciosa?

Segundo o artigo citado acima, a Mononucleose Infecciosa foi descrita inicialmente como uma “leucocitose mononuclear em reação à infecção aguda e também era anteriormente denominada febre glandular. A mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV) e é caracterizada por febre, dor de garganta, adenopatia e mal-estar, esplenomegalia, icterícia e hepatomegalia podem ocorrer. Os sintomas podem persistir por 6 meses ou mais, e complicações sérias, como ruptura esplênica, raramente ocorrem. O diagnóstico diferencial inclui infecção por citomegalovírus, toxoplasmose, infecção por adenovírus, infecção pelo vírus da imunodeficiência humana. Embora exista um exame laboratorial específico, nem sempre é capaz de detectá-la.

É a doença do beijo?

Sim. A doença também é conhecida como a doença do beijo com fundamento. O beijo na boca é uma via de transmissão do vírus de uma pessoa para outra. É bom lembrar que nem sempre que a pessoa recebe o vírus irá desenvolver a doença. Como toda doença infecciosa, é preciso mais do que a presença do microrganismo para que o individuo fique doente. A quantidade de microrganismos e o estado do sistema imunológico  estão  entre os fatores que irão determinar se a pessoa ficará ou não doente.

Sinais e sintomas de Mononucleose Infecciosa

Paciente  apresenta dor de garganta,  presença ou ausência de febre, calafrios, suores, mialgias e fadiga, o que não pode ser explicado pelo deficit de sono ou atividades habituais. Gânglios infartados nas cadeias cervicais anterior e posterior. Pode ocorrer erupção cutânea, assim como petéquias palatinas, exsudatos faríngeos e tonsilares  podem estar presentes.

Confira as conclusões do Artigo:

  • Mais comum entre 5 e 25 anos (especialmente entre 16 e 20 – em um dos artigos analisados, nessa idade cerca de 10% dos pacientes com dor de garganta tinham mononucleose infecciosa),
  • A probabilidade de Mononucleose Infecciosa é diminuída quando não há linfadenopatia presente,
  • Para fins de diagnóstico, uma alta porcentagem de linfócitos também é útil quando combinada com linfocitose atípica.

Por que é importante diagnosticar corretamente a doença?

Embora as complicações sejam raras e o tratamento seja sintomático, fazer um diagnóstico correto, evita o uso inadequado de antibióticos em pacientes com doença viral. Se o paciente suspeito tiver idade compatível, pode ser encaminhado para um pediatra e em qualquer idade para um otorrinolaringologista ou infectologista.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

 

O Artigo:

Does This Patient Have Infectious Mononucleosis? The Rational Clinical Examination Systematic Review

Mark H. Ebell, MD, MS; Marlene Call, RN, MPH; JoAnna Shinholser, MPH; et alJack Gardner, MPH

Article Information

JAMA. 2016;315(14):1502-1509. doi:10.1001/jama.2016.2111

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.