O que são superbactérias?
As superbactérias são chamadas assim por serem resistentes a vários antibióticos. Isso não acontece de um dia para o outro e essa habilidade é selecionada pelo mal uso dos antibióticos. Entenda como isso acontece com o post: Quiz resistência aos antibióticos – Respostas
Nas bactérias isso acontece muito mais rapidamente do que a nossa capacidade para desenvolver novos antibióticos. Quando os antibióticos foram descobertos e desenvolvidos no inico do século 20 parecia que havíamos ganhado a guerra contra as bactérias e não haveriam mais doenças infecciosas. Pura ilusão. O uso indiscriminado de antibióticos e certas possibilidades de intercâmbio genético entre diferentes espécies tem feito diferença.
Um problema de saúde pública
Além disso, outros fatores influenciaram a dinâmica das populações de microrganismos e sua interação com os homens. Com advento da epidemia da Aids certas bactérias mais resistentes conseguiram sobreviver e serem positivamente selecionadas. O ressurgimento da tuberculose é um bom exemplo disso. A ANVISA tem feito campanhas de esclarecimento para a população e para os profissionais da saúde para o uso racional dos antibióticos.
Qual a diferença entre um antimicrobiano e um antibiótico?
É uma categoria dentro da outra. Os antibióticos são antimicrobianos. Mas a recíproca não é verdadeira. Os antimicrobianos têm a capacidade de eliminar (ou inibir seu crescimento) os microrganismos.
São antimicrobianos:
esterilizantes
Destinados a artigos
desinfetantes
destinados principalmente a superfícies
antissépticos
destinados a tecidos vivos como pele e mucosa
antibióticos
destinados a atingir bactérias seletivamente
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Conheça mais sobre o assunto nos links da ANVISA
Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos
E nos links do Blog Biossegurança:
Os Cirurgiões-dentistas no combate à resistência aos antibióticos
Antibióticos na Odontologia – Você esta prescrevendo corretamente?