O que são superbactérias?

As superbactérias são chamadas assim por serem resistentes a vários  antibióticos. Isso não acontece de um dia para o outro e essa habilidade é selecionada pelo mal uso dos antibióticos.   Entenda como isso acontece com o post: Quiz resistência aos antibióticos – Respostas

Nas bactérias isso acontece muito mais rapidamente do que a nossa capacidade para desenvolver novos antibióticos. Quando os antibióticos foram descobertos e desenvolvidos no inico do século 20 parecia que havíamos ganhado a guerra contra as bactérias e não haveriam mais doenças infecciosas. Pura ilusão.  O uso indiscriminado de antibióticos e certas possibilidades de intercâmbio genético entre diferentes espécies tem feito diferença.

SEMANA HOSPITALAR 2018

Um problema de saúde pública

Além disso, outros fatores influenciaram a dinâmica das populações de microrganismos e sua interação com os homens. Com advento da epidemia da Aids certas bactérias mais resistentes conseguiram sobreviver e serem positivamente selecionadas. O ressurgimento da tuberculose é um bom exemplo disso. A ANVISA tem feito campanhas de esclarecimento para a população e para os profissionais da saúde para o uso racional dos antibióticos.

Qual a diferença entre um antimicrobiano e um antibiótico?

É uma categoria dentro da outra. Os antibióticos são antimicrobianos. Mas a recíproca não é verdadeira. Os antimicrobianos têm a capacidade de eliminar (ou inibir seu crescimento) os microrganismos.

São antimicrobianos:

esterilizantes

Destinados a artigos

desinfetantes

destinados principalmente a superfícies

antissépticos

destinados a tecidos vivos como pele e mucosa

antibióticos

destinados a atingir bactérias seletivamente

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Conheça mais sobre o assunto nos links da ANVISA

Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

Confira as principais orientações para evitar o surgimento de bactérias resistentes e multirresistentes

E nos links do Blog Biossegurança:

Os Cirurgiões-dentistas no combate à resistência aos antibióticos

Antibióticos na Odontologia – Você esta prescrevendo corretamente?

Quiz resistência aos antibióticos – Respostas

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta