Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

 

Pele  tatuada com processo inflamatório causada por micobactéria relacionada ao procedimento.

Foto:New England Journal of Medicine.

Esta semana foram publicados dois estudos (CDC – Centers for Disease Control and Prevention, e New England Journal of Medicine) que investigaram surtos de infecção por micobactérias (não TB) associados à tatuagens: foram identificados 22 casos confirmados (14 New York, 5 Washigton, 2 Iowa e 1 no Colorado); 4 prováveis em New York e 27 possíveis (26 em Washington  e 1 em New York).

Durante a pesquisa foram visitados todos os tatuadores  envolvidos.    As práticas  relacionadas à biossegurança foram consideradas adequadas em seus estúdios. O caso do estado de New York – todos relacionados ao mesmos tatuador – possibilitou maiores investigações e foi encontrado um vidro de tinta fechado com cultura positiva para a micobatéria relacionada ao surto. Nenhuma outra cultura do ambiente de trabalho deste tatuador apresentou resultados positivos.

Já foram relatados outros casos de surtos associados com tatuagem, causados por outras bactérias e vírus ( MRSA, hepatites entre outros). A  prática de diluir tinta pelo tatuador com o  uso de água não estéril é outra fonte de risco. No caso de New York a tinta envolvida era um cinza claro  que é utilizado para técnica de sombreamento nas imagens tatuadas. Essa cor é obtida com a diluição da tinta preta com água. Sendo assim, a contaminação pode ter ocorrido na fábrica, uma vez que a micobactéria foi encontrada  no vidro lacrado.

Riscos não biológicos como o uso de tinta para desenho gráfico – usada incorretamente na realização por alguns tatuadores – é outra fonte de reações adversas.

É importante ressaltar que recentemente no Brasil essa mesma bactéria causou surtos em serviços de saúde que foram relacionados com procedimentos com de vídeo ou cirurgia plástica. O glutaraldeído estava associado a vários casos o que impulsionou a adoção de novas práticas de desinfecção e esterilização.

As micobactérias não TB que foram responsabilizadas por esses surtos, são encontradas com alguma frequência em água não estéril  sem causar maiores danos, porém quando a infecção se estabelece na pele que foi inoculada são bastante difíceis de tratar. Os antibióticos tem alto custo e o tratamento é longo.

Os autores das pesquisas ressaltam a importância das boas práticas e da necessidade das autoridades em regular a produção das tintas utilizadas para realização de pigmentação. Nos Estados Unidos cerca de 20% da população jovem possui pelo menos uma tatuagem no corpo.

 Conheça as Pesquisas na íntegra. É só clicar nas imagens:

Gostou? então vote nesse blog para o premio TOPBLOG 2012 (clique na imagem abaixo)

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.