Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Quase metade da população jovem possui algum tipo de tatuagem

Tatuagem em adolscentes: Esses dados são dos Estados Unidos e considera a população entre 18 e 30 anos, mas é bem semelhante ao que encontramos no Brasil. Na minha amostra doméstica é exatamente isso. Mas o que os pediatras  (e os hebiatras que são os médicos especialmente dedicados aos cuidados dos adolescentes) pensam sobre a tatuagem em adolescentes. Ou melhor, como os médicos abordam o assunto com os pacientes e os pais?

Afinal de contas, não é mais o momento de dizer que não é para tatuar, mas para alertar e aconselhar para que quando a decisão for tomada  (óbvio se a pessoa quiser, ainda não é obrigatório), que o procedimento seja feito adequadamente.

Essa semana foi publicado um excelente artigo que aborda todos esse detalhes: Adolescent and Young Adult Tattooing, Piercing, and Scarificationna American Academy of Pediatrics.

Conforme ressalta o artigo, as complicações decorrentes das modificações corporais (tatuagem escarificações ou piercing) ou Body Art, são pouco frequentes atualmente. Isso porque houve uma considerável mudança nos procedimentos além da população que se submete a eles. Isto é, hoje o procedimento não é mais realizado somente por populações de alto risco, muito pelo contrário, é um fenômeno muito comum.

Piercing:  é considerado na pesquisa, perfuraçÕes localizadas fora do lobo ocular.

Escarificação: prática de irritar a pele intencionalmente de modo a provocar uma modificação permanente similar a uma cicatriz.

A publicação tem o mérito de mostrar as maiores complicações associadas a essas práticas que podem ocorrer com mais frequencia  em adolescentes que apresentam comportamentos de risco. Uma dessas questões é diferenciar a escarificação dos ferimentos autoinflingidas na sigla em inglês NSSI (nonsuicidal self-injury). Também ensina a prevenir potenciais complicações médicas.

Por que as pessoas se tatuam? Veja como as pessoas se sentem:

  • 30%  mais “sexy”
  • 25% rebelde
  • 21% mais forte ou mais atraente
  • 16% espiritual
  • 9% mais saudável
  • 5% atlético

A tatuagem é um fenômeno atual, mas não é novo. Desde os primóridos o homem tem o desejo de colorir sua pele, seja de forma definitiva ou provisória pelos mais diversos motivos.

O que precisamos é ter consciência é que é necessario procurar um bom profissional, pelos aspectos de Biossegurança, evitando doenças e reações adversas  e também porque o procedimento é permanente. Busque um artista de verdade e que esteja atualizado no controle de infecção. Não tenha vergonha de perguntar e checar resultados de trabalhos anteriores. Uma boa idéia é verificar se o estúdio possui  uma autoclave.

Liliana Junqueira de P. Donatelli

* Veja as pesquisas no site que vão além dessa: Shannon-Missal L. Tattoo takeover: three in ten Americans have a tattoo, and most don’t stop at one. Harris Poll No. 12. 2016

Tatuagem em adolescentes – E você o que acha disso?

Take Our Poll

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.