Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Conheça mais alguns fatos interessantes a que contribuíram para o sucesso do desenvolvimento da vacina contra esquistossomose:

 

Lote da Vacina Sm14 usado nos testes clínicos

Crédito: Gutemberg Brito/IOC

 

 

Procedimento de ELISA (Enzyme-linked immuno sorbent assay), teste imunoenzimático que permite quantificar a concentração de antígenos e anticorpos.

Experimento de imunogenicidade inserido na grade de experimentos do controle de qualidade dos lotes de Sm14 produzidos.
Crédito: Gutemberg Brito/IOCA

 

 

A vacina é bivalente, ou seja previne duas doenças ao mesmo tempo. O que é muito interessante e diferente é que uma doença é de gado (Fasciola hepática-principal parasitose bovina)  e  a  outra humana-esquistossomose.

Essa bivalência é porque a vacina foi desenvolvida com base na proteína SM14  que é comum a vários parasitas e ainda tem a potencialidade de ser multivalente, justamente por essa proteína estar presente em muitos parasitas. Essa proteína tem a capacidade de transportar lipídeos do hospedeiro para os helmintos, que são incapazes de sintetizá-los. Esta propriedade da SM14 faz com que ela se torne fundamental para o metabolismo desses parasitas uma vez que os lipídeos são a  sua  principal fonte de energia, e possivelmente seja essa a razão de ser encontrada em todos os helmintos de importância  humana e veterinária.

Modelo Gráfico da Proteína SM14

A vertente veterinária tem grande valor econômico e obteve a parceria da Ouro Fino Agronegócio com o Instituto Oswaldo Cruz o que irá proporcionar a disponibilização da vacina para ambas as espécies.

 

Parte da equipe do Laboratório de Esquistossomose Experimental do IOC
Crédito: Gutemberg Brito/IOC

A vacina é o fruto de um trabalho  de 30 anos pela  equipe chefiada pela médica e pesquisadora Miriam Tendler .

 

Foto ampliada dos vermes adultos em cópula
 ( fêmea no canal ginecóforo do macho)

Crédito: Clélia C. Mello-Silva e Ronaldo Augusto/IOC

 

  • Doença parasitária causada pelo Shistosoma mansoni (entre outras espécies do gênero)

Caramujos da espécie Biomphalaria glabrata albina

Crédito: Gutemberg Brito/IOC


  • Hospedeiro intermediário- Caramujos da espécie Biomphalaria glabrata
  • 200 milhões no mundo (800 expostas ao risco)
  • Doença associada à pobreza, fatal de saneamento básico.
  • Áreas mais afetadas: Brasil e África
  • Segunda maior endemia no mundo (primeira malária)
  • Comum a reinfecção mesmo quando o indivíduo é   tratado, pois as más condições de vida , saneamento e exposição ao risco permanecem.

Em uma entrevista, Dra Miriam foi questionada sobre a possibilidade de um prêmio Nobel por causa desta pesquisa, modesta e sincera, ela diz que esse não foi o propósito. Será muito justo se acontecer! Espero estar por aqui  (entre e publicação da pesquisa e prêmio Nobel da Medicina  são muitos e muitos anos) para aplaudir essa conquista que representa uma grande vitória da ciência beneficiando milhões de seres humanos castigados pela pobreza.

Parabéns  a todos os envolvidos.

Leia também

http://www.cristofoli.com/biosseguranca/?p=2856

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.