Nesse post sobre a Vacina da Gripe, abordamos a importância de vacinar toda a equipe contra essa importante doença. Porque afeta cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo e dessas, mata cerca de 500 mil todos os anos!
Menosprezada, a gripe é uma doença que pode ser mortal. Embora alguns antivirais tenham efeito, o tratamento é geralmente sintomático. Isto é, trata somente os sintomas e não tem efeito diretamente sobre o vírus.
Vírus da gripe – Microrganismo mutante
As mutações frequentes nas variantes do vírus garantem a sua habilidade de sobreviver às diferentes modificações do meio. Igualmente nas vacinas que criamos todos os anos contra as suas cepas. Da mesma forma, variabilidade genética também é responsável pelas diferenças de patogenicidade do microrganismo e como ele atua em nossos corpos.
Outono: momento ideal para a Vacina da Gripe
A época que há o maior número de casos de gripe é durante o inverno portanto, é importante vacinar-se antes disso. Sobretudo é o momento que as vacinas produzidas contra as novas variantes são disponibilizadas pelos laboratórios. Fique de olho no calendário da rede pública para aqueles que são considerados grupos de risco pelo sistema.
Toda a equipe odontologica deve se vacinar
Esse cuidado protege os pacientes e toda a qualidade do trabalho. Evitamos assim também dias de trabalho perdidos por causa da doença. Nem sempre conseguimos vacinar gratuitamente os trabalhadores administrativos das clínicas e consultórios odontológicos, especialmente os privados. Acima de tudo, garanta que todos da sua equipe tenham acesso, nem que seja necessário um esforço financeiro para cobrir os custos da vacina em um serviço particular. Faça cotações desde já e programe-se a fim de obter o melhor resultado com a vacina da gripe. Vai valer à pena!
Quem recebe gratuitamente e vacina?
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Gestantes
- Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
- Pessoas com mais de 60 anos
- Profissionais da saúde
- Professores da rede pública e particular
- População indígena
- Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide
- Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
- Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
- Pessoas privadas de liberdade
- Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa
Quem Não deve se vacinar contra gripe:
A princípio, a alergia à ovo é a principal contra-indicação. Na dúvida, consulte um médico para avaliar o seu caso.
Vacina contra gripe não causa gripe
Esse é um motivo frequente que as pessoas se negaram receber a vacina. Entretanto, a vacina não é capaz de causar a doença. Eventualmente, alguns efeitos colaterais aparecem. A maioria deles relacionados com a própria atividade do sistema imunológico para combater o antígeno utilizado. Além disso, as novas vacinas contra a gripe são produzidas apenas com uma parte do microrganismo e por esse motivo, não causam doença, somente a resposta imune.
Por que é tão importante vacinar-se?
Outra alegação frequente é: “Eu nunca fico com gripe, por esse motivo, não vou me vacinar”. Ouvimos muito isso, em especial dos profissionais de saúde. Porém, é fundamental que todos se vacinem. Isto porque é possível a transmissão de gripe por uma pessoa que esta infectada, mas não apresenta (às vezes nem apresentará) sintomas.
Quando nos vacinamos protegemos a nós mesmos e as pessoas com as quais convivemos e, certamente os pacientes também. Colabore, participe e contribua para um inverno mais saudável.
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Veja mais sobre Gripe do Blog Biossegurança
1 Comentário
Pingback: 7# Coronavírus - Preocupado? Que tal tomar a vacina contra a gripe? - Blog Biossegurança | Cristófoli