Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

O vídeo ressalta a importância de ter um supervisor qualificado para acompanhar os 13 passos –

Acompanhe  com o meu roteiro traduzido (embora seja em inglês o vídeo é bem explicativo). Você pode também selecionar a legenda- só disponível em inglês, mas já ajuda!

Esse  vídeo foi realizado em conjunto com o CDC e o John Hopkings Hospital, e outras instituições e ensina:

  • Como colocar com segurança EPI
  • Como o supervisor irá verificar todos os passos

COLOCANDO O EPI:

  1. Orientações iniciais do supervisor: Antes de iniciar o procedimento o supervisor recorda o profissional da saúde a ir ao banheiro e hidratar-se e alimentar-se. O supervisor avisa que irá orientar verbalmente cada etapa
  2. Trocar a roupa pessoal por um uniforme limpo que ficará por baixo dos EPI, que seja confortável  e esteja íntegro. Retirar todos os adornos, relógios e itens pessoais, como celular. O cabelo deve estar todo para trás longe do pescoço e face, e nenhum parte da pele ou cabelo deve ficar exposta no final do procedimento. As unhas devem ser curtas para evitar rasgar as luvas
  3. Inspeção visual dos EPI quanto a presença, integridade e se o tamanho é adequado para o profissional que irá colocá-los. Usar um check-list.
  4. Realizar a higiene das mãos. Supervisionando a higiene das mãos para lembrar cada passo.
  5. Colocar a proteção das botas, sentado e sem tocar o calçado
  6. Vestir as luvas internas, de preferência de cor diferente da externa
  7. Colocar o Avental, verificando que esta adaptado corretamente.Dar preferência aos aventais com punho de malha. O supervisor fecha a parte posterior.
  8. Colocar Mascara N95
  9. Colocar protetor de cabeça
  10. Colocar avental impermeável externo ( se for utilizado)
  11. Luvas externas ( de outra cor), com os punhos sobrepostos aos do avental.
  12. Colocar escudo facial
  13. Verificar toda a paramentação, se o corpo do profissional esta totalmente coberto

Um dos principais problemas dos profissionais da saúde com a paramentação, é o calor escaldante dentro do EPI (na África é bem diferente de trabalhar com o mesmo EPI em um hospital de primeiro mundo com sistema de ar condicionado – e ainda assim é complicado) com possibilidade de desidratação e hipertermia. Outro fator complicador é o tempo necessário para retirada do mesmo com segurança. Por esse motivo os lembretes de beber água, ir ao sanitário e comer, antes de se paramentar  são  bem importantes.

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.