Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Tipos de autoclave Classe S, N e B. Trata-se de uma classificação de uma norma europeia, mas tem sido citada por isso fizemos esse post para que você entenda quais os critérios.

No Brasil essa não é uma classificação comum

Aqui o que mais é utilizado é o fato da autoclave ser gravitacional ou possuir bomba de vácuo.

É importante dizer que mesmo dentro de cada categoria, independentemente de qual for, existem autoclaves diferentes, com ciclos mais curtos, mais longos, com temperaturas maiores ou menores. Algumas secam e outras não.

O fundamental é validar o projeto do equipamento e é isso o que a Cristófoli faz. Isto é, cada autoclave projetada passa por um cuidadoso processo até chegar até você para que cumpra com a importante tarefa de esterilizar seus instrumentos.

Além disso cada autoclave produzida é testada individualmente antes de sair da fábrica. Consulte o seu manual de instruções. Na contracapa está colado o indicador químico classe 5 que foi realizado no seu equipamento. Fazemos isso há mais de doze anos.

Tipos de autoclave Classe S N e B.

Classe S

Autoclaves que possibilitam a esterilização de produtos como especificado pelo fabricante do esterilizador. Ciclo que possibilite a esterilização de produtos sólidos desembalados e pelo menos um ciclo que possibilite a esterilização de produtos porosos, pequenos itens porosos, produtos ocos tipo A, produtos ocos tipo B, produtos embalados individualmente e produtos embalados em multicamadas.

Na prática, possibilita esterilização da grande maioria dos materiais utilizados em odontologia.

As autoclaves Cristófoli de mesa encontram-se na categoria “S”.

Classe N

São autoclaves que esterilizam apenas produtos desembalados. Portanto, não é adequada para esterilizar materiais embalados. Cabe lembrar que as vigilâncias sanitárias não permitem a esterilização de produtos para saúde desembalados como rotina. Isso porque, depois de esterilizados, se não tiverem uma barreira, os itens se contaminam.

Classe B

São autoclaves capazes de esterilizar produtos embalados, desembalados sólidos e ocos. Usualmente possuem bombas de vácuo. Um bom exemplo são as autoclaves hospitalares, como a CH 100. Existem também autoclaves classe B de bancada, isto é com menor volume, mas não são usuais no Brasil. Importante para a esterilização de materiais canulados como cânulas de lipoaspiração.

É obrigatório o uso de autoclaves Classe B para Odontologia no Brasil?

Não. Essa exigência não consta em nenhum legislação nacional para Odontologia e também não existe essa classificação citada em legislação brasileira. Existe somente uma proibição para autoclaves gravitacionais para equipamentos acima de 100 l (RDC 15-2012).

Cabe lembrar que nos Estados Unidos as autoclaves gravitacionais também são as mais comuns na odontologia.

Tipos de autoclave Classe S N e B

Liliana Junqueira de P. Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.