Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

O Instituto Oswaldo Cruz aponta o potencial de transmissão do vírus Zika pela saliva e  urina

A pesquisa inédita do laboratório de  flavivírus do Instituto Evandro Chagas pertencente ao Instituto Oswaldo Cruz, anunciou durante essa semana, a atividade do vírus Zika em amostras de urina e saliva presentes em material coletado de paciente com sintomas compatíveis com a doença. Exames complementares descartaram Dengue e Chikungunya e PCR confirmou a presença do vírus.

Controle de Infecção em Odontologia e Zika – Como vai a Biossegurança em Odontologia no Brasil?

Será que  todas as ações de controle de infecção não são suficientes para conter uma possível transmissão do vírus Zika nos consultórios?

Ao que tudo indica até o momento, sim. As precauções padrão que são preconizadas como medidas de Biossegurança nos consultórios odontológicos são adequadas para proteger pacientes e profissionais e pacientes da transmissão do vírus nesse ambiente.

Porém…

  • Embora as normas de biossegurança estejam bem estabelecidas para os consultórios odontológicos, no Brasil ainda não temos legislação federal que obrigue cada consultório do país a seguí-las,
  • Mesmo nos estados brasileiros onde já existem leis mais atualizadas não há pessoal suficiente para realizar as fiscalizações,
  • Falta a regulamentação do número mínimo de horas para o  ensino da Biossegurança  nas Faculdades de Odontologia,
  • Conformidade é um desafio!

As doenças emergentes nos lembram o quanto os microrganismos são capazes de se adaptar a novas situações e como a humanidade tem contribuído para alterar o meio ambiente e disseminar os microrganismos.

Infelizmente o vírus tem todas as condições de continuar a se espalhar e se multiplicar pelo país. O vetor  esta presente em quase todo o território nacional e ainda sem controle para completar: calor, falta de vacina, falta de kits de diagnóstico para detectar a doença.

O Ministério da Saúde tem feito uma força tarefa para dar apoio às famílias com bebês que apresentaram microcefalia. Além disso, as gestantes tem recebido maior suporte e  acesso a exames para detectar precocemente a anomalia. Precisamos mais!

O mundo dos microrganismos é ainda muito desconhecido para nós e as doenças emergentes continuam  a nos surpreender. Por isso cada um tem que fazer a sua parte. A situação é complexa e temos que colaborar!

Convido a todos profissionais  da saúde e pacientes não só a procurar criadouros de mosquito, mas  dentro das possibilidades de cada um, contribuir para implementar as medidas de biossegurança e checar se efetivamente estão sendo realizadas.

Este é um POST TOP 10 (um dos 10 posts mais acessados do 1  trimestre 2016).

É o TOP 1 de toda a história do Blog com o maior número de visualizações em um único dia!

Liliana Junqueira de P. Donatelli
Bióloga CRB 18469/01-D
Mestre em Saúde Coletiva- Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Consultora de Biossegurança Cristófoli
E-mail- liliana@cristofoli.com
lilianadonatelli@gmail.com

Mais sobre Zika Vírus no Blog Biossegurança:

http://www.cristofoli.com/biosseguranca/zika-dengue-e-chikungunya-xo/

Atualização em 08/09/16:\CDC lança publica mais sobre ZikaVirus:

http://www.cdc.gov/media/releases/2016/s0205-zika-interim-guidelines.html

Atualização em 10/02/2016

Video OMS (Organização Mundial da Saúde) Sobre Zika:

Entrevista coletiva OMS à imprensa internacional

Video OMS Sobre Zika explicações para população

Perguntas e respostas sobre o Zika ( muito bom com boas legendas em português)

 

 

 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.