Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Selo Post Top 10

Nesse post você vai saber como funciona a sua autoclave Cristófoli e vai entender a importância de cada etapa do processo.

Para que serve uma autoclave?

A autoclavagem é um tratamento térmico muito utilizado nos serviços de saúde para esterilização de materiais. Nesse post vamos explicar para você como funciona a sua autoclave Cristófoli.

O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado e embalado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos. A pressão proporciona ao vapor uma temperatura mais alta que a convencional ao nível do mar que é de 100o C. De acordo com a pressão oferecida a temperatura varia. A temperatura dos ciclos  das autoclaves Cristófoli são: 121o C, 129o C e 134oC.

Portanto para que a esterilização aconteça é necessário o contato do vapor (na temperatura certa pelo tempo adequado) com o material a ser esterilizado.

Por esse motivo é importante utilizar dentro de cada pacote pelo menos um indicador classe 4 . Assim você tem certeza que entrou vapor no pacote.

Para saber mais sobre Monitorização da esterilização veja o Post:

 Monitorização química e biológica em autoclaves: como fazer

Entenda como funciona a sua autoclave

A autoclavagem é composta basicamente das seguintes etapas:

Como funciona a sua autoclave ícone aquecimentoAquecimento:

 

Dos pacotes e da água que vai formar o vapor.

A primeira fase é aquecimento e desaeração. Nessa etapa, antes da ebulição da água, todo calor gerado no interior da câmara tem a importante finalidade de expulsar o ar frio. Devemos tirá-lo ao máximo, porque o ar frio é um excelente isolante térmico. A desaeração acontece em conjunto com o aquecimento do ar que sobre por convecção enquanto o ar frio  desce e é expulso saindo pela válvula. Esse processo é muito importante para evitar a formação de bolsas de ar frio que impedem que o vapor entre em contato com os instrumentos dentro dos pacotes, ocasionando falhas na esterilização.

O sucesso da desaeração depende do momento correto do fechamento da válvula para dar início à pressurização da câmara. Com o vapor  gerado  e com o aumento da pressão a  temperatura aumenta. Por esse motivo a regulagem de altitude é fundamental. Nas autoclaves Cristófoli Vitale Class e Vitale Class CD foi desenvolvido um processo inovador que permite encontrar o momento correto de fechar à válvula e pressurizar a câmara para esterilização.

Os sensores de temperatura e pressão em conjunto com o sistema eletrônico e mecânico da autoclave atuam para que esses parâmetros estejam de acordo com o ciclo selecionado. Quando a temperatura e a pressão estabilizam  a fase de esterilização inicia automaticamente.


Como funciona a sua autoclave ícone esterilização
Esterilização

Nessa etapa temperatura e pressão (entre 121 e 134o C, dependendo do ciclo) são mantidas estáveis até a conclusão do processo no tempo pré-determinada para cada ciclo.

 

Como funciona a sua autoclave ícone despressurização

Despressurização

 

Liberação rápida do vapor até que  a pressão se iguale com do ambiente;

Como funciona a sua autoclave ícone secagemSecagem:

 

Realizada com porta entreaberta nos modelos Amora e Vitale Class, e com porta fechada nas autoclaves VitaleClass CD. É importante para secar os materiais e os pacotes. Isso evita a recontaminação dos instrumentos e mantém a esterilidade.

Como funciona a sua autoclave ícone resfriamentoResfriamento:

 

Da carga e da câmara da autoclave. A carga deve ser retirada de dentro da autoclave o mais fria possível, assim evita a condensação do vapor residual que  sai pelo pacote. O resfriamento da câmara da autoclave também é importante para que um novo ciclo aconteça.

A Cristófoli trabalha para que cada etapa seja realizada com a melhor qualidade e segurança.

Por esse motivo indicamos a monitorização da esterilização, que é fundamental para assegurar a qualidade do processo.

Liliana Junqueira de P. Donatelli 

Interessado em autoclaves Cristófoli?

 

BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Vitale Class CD
BIC - Botão Intenção de Compras - 2022_Autoclave Amora
Intenção de Compra Vitale Class
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

12 Comentários

  1. A autoclave do salão onde trabalho foi para o ciclo 4 sem querer e não voltava ao 2 e hoje já não liga mais

  2. Olá minha autoclave parece que está numa fase só parece estar fraca ,o que pode ser ?

    • Olá Carla
      Por gentileza entre em contato com a nossa
      Central de Relacionamento com o Cliente
      0800-044-0800 **
      (44) 3518-3499

      crc@cristofoli.com

      **Serviço não disponível para celulares e telefones públicos

      Horário de Atendimento:
      Segunda a sexta-feira
      Das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30hs.t

  3. Carlos Roberto Assis Gonçalves Reponder

    Muito boas suas explicações. Estou sempre lendo, relembrando, e pondo em prática.

  4. A autoclave que temos no consultório está cancelando o ciclo porque isso ocorre?

    • Maria Eduarda
      A possibilidade mais comum é excesso de pacote -muito material. Experimente fazer um ciclo com a autoclave fria, sem nenhum instrumento/pacote e com a a água. Se continuar cancelando ligue no 0800 44 0800 de segunda à sexta de 9 ao meio dia e das 13h30m às 16h30m. Ou entre em contato pelo crc@cristofoli.com informando os dados da sua autoclave.
      Liliana

  5. Carlos Roberto de Oliveira Fonseca Reponder

    Olá, Liliane! Sei que a Cristofoli tabalha com tres ciclos de temperatura para odontologia: 121o C, 129o C e 134oC. Poderia, por favor, relacionar tempo e pressão com cada uma dessas temperaturas? Agradeço demais, antecipadamente. Sorte, saúde e alegria sempre!

    • Olá Carlos
      Exato.Os tempos que vou passar equivalem somente ao tempo de esterilização, não incluí aquecimento ou secagem
      Nos nossos equipamentos os ciclos de 121 graus possuem o tempo de 30 minutos a pressão equivalente é de 1,2kgf/cm2
      Já os ciclos de 129graus tem a pressão de 1,7 kgf/cm2, em 16 minutos de ciclo.
      Os de 134 graus variam um pouco depende do equipamento e ciclo. O mais usual é de 10 minutos e a pressão equivalente é de 2,2 kgf/cm2.( Vitale Class CD material embalado).
      Espero ter ajudado você. Todas as informações detalhadas estão nos manuais de cada produto na aba downloads do site da Cristófoli http://www.cristofoli.com
      Atenciosamente,
      Liliana

  6. eu usei agua de torneira na autoclave durante 1 mes agora descobrir que se usa agua destilada.

    o que posso fazer ou usar para limpa-la?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.