Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.


Qual o problema dos pacotes saírem molhados depois da esterilização?

Pacotes úmidos depois da esterilização é uma falha comum que é vista como normal por alguns estabelecimentos. Assim, algumas vezes providências inadequadas, tais como usar um ventilador ou colocar os pacotes em estufa para secar, são tomadas.

Essas embalagens não podem ser manipulados porque a presença de água ou umidade carrega microrganismos para dentro do pacote. Desta forma o conteúdo não estará mais estéril.

Seu pacote sai assim da autoclave?
pacotes úmidos

Veja porque não pode…

pacote úmido comprometido

Neste pacote você observa o instrumento perfurando a parte úmida do papel.- Contaminou!

Os motivos mais comuns que resultam em pacotes úmidos após o ciclo são:

  1. Excesso de material dentro da autoclave.
  2. Quando se usa papel grau cirúrgico – o lado do papel esta posicionado para baixo
  3. Não entreabrir corretamente a autoclave, ou fazê-lo depois do tempo recomendado pelo fabricante

Para eliminar esse problema experimente:

    • carrregar a autoclave sem sobrepor envelopes (numa autoclave de 12 litros seriam 5 envelopes 9×23)
    • usar um suporte para envelopes Cristófoli (se os seus pacotes permitirem) – no caso dos envelopes acima, se os instrumentos forem finos, é possível esterilizar 13 envelopes ao mesmo tempo, pois ficam na posição vertical permitindo a passagem do vapor e facilitando a secagem. (assista ao vídeo Como esterilizar artigos na autoclave)
    • na impossibilidade de usar o suporte, se usar  papel grau cirúrgico, abasteça a autoclave de modo que a parte do papel fique voltada para cima
    • entreabra a autoclave assim que o aviso sonoro terminar, ou seja, quando despressurizar completamente a autoclave (o manômetro indicará 0 – zero). Atenção, o fecho deve ficar paralelo à porta, mantendo a porta entreaberta.
    • aguarde até o final da secagem e mais 15 minutos para que os pacotes esfriem.
Outra questão importante, é que além da falha na secagem, pode haver falha na esterilização por sobrecarga da autoclave. Por isso sugiro realizar a monitorização da esterilização da sua autoclave regularmente.
A esterilização é essencial para evitar a transmissão de microrganismos e assim evitar infecções e doenças.

Mais sobre o asunto no Blog Biossegurança

Videos relacionados

Produtos relacionados

Class_Produtos para blog_1
Vitale_Class_12
Suporte para envelopes
Suporte para envelopes
Envelopes para Esterilização
Envelopes para esterilização
Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

16 Comentários


  1. Olá Liliana,
    Trabalho em um hospital, e temos usado recentemente o material molhado. Questionei o responsável pela CME que me garantiu que os materiais estavam esterilizados. Você saberia me dizer se está correto? Por que se o material está molhado, não significa que o ciclo em algum momento foi interrompido, ou não foi efetuado da forma correta? Ou até mesmo a autoclave estar cheia? O integrador consta como esterelizado. Se poder me esclarecer. Desde já agradeço a atenção.


    • Olá Amarilis
      Veja, mesmo que o ciclo em questão tenha o indicador biológico aprovado, mostrando que todas as condições para esterilização estiveram presentes, isso não aprova pacotes molhados.
      A aprovação dos indicadores é somente um dos passos da monitorização da esterilização e deve ser o conjunto que vai aprovar o pacote.
      O pacote úmido permite a entrada de microrganismos por percolação. Além disso também compromete a integridade do pacote.
      A secagem é uma das etapas da esterilização. Se não foi cumprida o pacote esta reprovado e não pode ser utilizado.
      Espero ter ajudado você.Liliana

  2. Fernanda Rodrigues Mesquita Reponder

    Bom dia!
    A máquina completa o ciclo porém a agua continua no fundo!
    E os alicates saem úmidos e já chegou até enferrujar…
    O que pode ser?


    • Fernanda
      O problema que você descreve pode ter várias origens. O mais comum é excesso de pacotes na autoclave, mesmo completando o ciclo. Experimente diminuir a qualidade de pacotes. E cheque se esta entreabrindo para secar imediatamente aos beeps sonoros.Ferrugem pode ser alicates que não foram projetados para autoclave. Se a sua autoclave for Cristófoli, entrar em contato com o crc@cristofoli.com ou pelo telefone 0800 44 0800 a partir de um telefone fixo, das 9 ao meio dia e das 13h30m às 16h30m, de segunda à sexta-feira.
      Caso contrário entre em contato com a assistência técnica da sua autoclave.Entretanto, infelizmente, existem modelos de autoclaves que não oferecem uma secagem eficiente, o que compromete a esterilização.
      Atenciosamente

  3. luciana lembi pereira castro Reponder

    oi! omprei uma destiladora e gostaria de saber se eu mesmo posso instalar ou se tenho que chamar um técnico credenciado por vocês.


    • Olá Luciana
      Pode instalar você mesma. Siga as instruçoes do Manual do Destilador Cristófoli. UQalquer dificuldade pode ligar de segunda à sexta das 9 ao meio dia e das 13h30 às 16h30 no 0800 44 0800 que é o telefone gratuito ( a partir de um fixo) para a Central de Relacionamento Cristófoli.
      Atenciosamente,
      Liliana

  4. João Batista Zanutto Reponder

    Ola estou com problema de abrir os pacotes na hora da esterilização. Foi feito preventiva na autoclave e mesmo assim continua acontecendo.

    O que pode ser?

    Nunca vi acontecer isto em autoclave somente neste cliente.


    • João
      Quando os pacotes abrem durante a esterilização não é um problema com a autoclave, mas com os pcaotes. Pode ser a seladora ou o modo que os pacotes são confeccionados. Sugiro trocar a marca do papel grau cirúrgico para testar. Experimente com um modelo autosselante ja testado e aprovado sem abrir em outra autoclave para ter certeza que é de boa qualidade.
      Qualquer dúvida estou à disposiçao.
      Atenciosamente,
      Liliana


  5. Boa tarde. Como consigo as fichas de registro de monitorização da esterilização em autoclave?

  6. Pingback: Podologia — Fórum de debates Pró Essence: Perguntas e respostas com Liliana Donatelli - Blog Biossegurança | Cristófoli


  7. Olá Boa noite estou precisando de um telefone de assistência técnica aqui no Rio de Janeiro.pra conserta a minha autoclave cristofoli Baby 5 litros.

  8. Maria Tereza Ferreira Barros Rocha Reponder

    Oi boa noite , sou tecnica de enfermagem e trabalho no centro cirurgico e centro de material , gostaria de algumas dicas sobre controle de lote de esterilização e se tem formulário pronto junto com o indicador biologico.


    • Bom dia Maria Tereza
      Os formulários que oferecemos estão disponíveis no próprio blog Biossegurança em: http://www.cristofoli.com/biosseguranca/registro-de-monitorizacao-da-esterilizacao-em-autoclave-cristofoli-e-so-imprimir/
      Esses modelos nosso blog são para situação menos complexas que uma central de materiais de um hospital, como por exemplo clínicas odontológicas e médicas.
      Para centrais de materiais existem sistemas com código de barras e máquinas etiquetadoras que já imprimem todas as informações.As informações mínimas que devem constar na etiqueta são:
      nome do produto
      Data da esterilização
      Data limite para utilização
      Lote/autoclave
      Nome do operador
      O importante é que você consiga rastrear.
      Você deve também registrar no protocolo do paciente.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.