Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Biossegurança em Destaque – Laboratório segurança máxima NB-4 em Campinas está previsto para 2026 – Saiba mais sobre o Orion neste post.

Órion – O primeiro laboratório NB-4 do Brasil

Para impulsionar a pesquisa científica e médica no país, o governo federal do Brasil está investindo R$ 1 bilhão no novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Um grande destaque que faz parte desse programa, é o Laboratório de Biossegurança Máxima (NB4), Órion, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas. 

O laboratório será conectado a uma fonte de luz síncrotron, do acelerador de partículas Sirius, uma característica inédita no cenário global. Esse complexo laboratorial possibilitará pesquisas com microrganismos com classes de risco 3 e 4, que causam doenças graves e altamente contagiosas. Além disso, permitirá o desenvolvimento de métodos avançados de diagnóstico, vacinas e tratamentos.

O que significa Nível de Biossegurança 4?

São quatro os níveis de contenção para a manipulação de microrganismos, e categorizados em ordem crescente, correspondentes às classes de risco desses mesmos microrganismos. Dessa forma, os níveis de contenção também são cada vez mais rígidas. Estas medidas de proteção requeridas tê por objetivo preservar a saúde dos profissionais que trabalham no laboratório, o meio ambiente e a população em geral.

Níveis de Biossegurança

  • NB-1 – Laboratórios do ensino básico.
    • Medidas elementares de planejamento, projeto e adoção de boas práticas de laboratório. Exemplo de microrganismos de classe de risco 1- Lactobacillus sp, Bacillus subtillus.
  • NB-2 – Laboratórios Clínicos ou hospitalares para diagnóstico.
    • Acrescenta-se às medidas básicas, outras barreiras, tais como: cabines de segurança biológica, o uso de equipamentos de proteção individual e projeto especial com a organização do laboratório. Exemplo de microrganismos de classe de risco 2: Schistosoma mansoni e o vírus da rubéola.
  • NB-3 – Laboratórios de pesquina e trabalho com microrganismos de classe de risco 3 ou manipulação de grandes quantidades e concentração de microrganismos classe de risco 2.
    • O projeto e a construção do laboratório é ainda mais especial, sendo que as medidas de operação, controle de acesso, inspeção e manutenção são bastante rígidas, bem como o treinamento específico para os trabalhadores do laboratório de acordo com cada função. Exemplo de microrganismos de classe de risco 3:Bacillus antracis e HIV.
  • NB-4 Laboratório de contenção máxima.
    • Destinado à manipulação de microrganismos de classe de riso 4. São várias as considerações para sua aprovação, além de todas as medidas do NB-3, são acrescidos procedimentos especiais de segurança quanto aos protocolos de operação, projeto, equipamentos e medidas de emergência. Exemplos de microrganismos de classe de risco 4: Ebola, vírus da varíola humana.

Em 2022 o Ministério da Saúde publicou a atualização da classificação de risco dos microrganismos. Para acessar o documento basta clicar no botão:

Operação

A previsão de conclusão é até 2026, e após essa etapa, o projeto Orion, que capacitará cientistas nacionais para lidar com agentes infecciosos de alta periculosidade, passará por certificações internacionais de segurança. Além disso, o Sirius, principal empreendimento científico do Brasil, também receberá R$ 800 milhões adicionais para expandir sua capacidade. 

Biossegurança à vista!

Sem dúvida, o Brasil está demonstrando um compromisso notável com a Biossegurança e o avanço da pesquisa científica e médica no país. Isso reforça a ideia de que, como profissionais da área da saúde e áreas afins, é essencial que nos mantenhamos bem-informados e capacitados para realizar nossas atividades com o devido foco na Biossegurança.

Liliana Donatelli e Luana Lima

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.