Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Sobre

O Blog Biossegurança – Quem somos?

O Blog Biossegurança é um espaço interativo criado para divulgar notícias e informações sobre os assuntos da área dos mundos da saúde, beleza, body art (tatuagem e body piercing) e controle de infecções, palestras do projeto “Biossegurança em Odontologia”, assim como datas de congressos e eventos.

Missão

Veicular informações técnicas e práticas em controle de infecção, biossegurança em saúde, beauty e body-art, atuar com responsabilidade e ética. Fornecer suporte técnico e científico para a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança e seus clientes.

Visão

Ser referência em Biossegurança em Saúde e Controle de Infecção para profissionais de odontologia, podologia, manicures, tatuadores, body piercers e serviços de saúde em geral.

Valores

  • Valorização das pessoas e do meio ambiente.
  • Compromisso com a saúde e segurança de pacientes e profissionais.
  • Comprometimento com comunicação clara e precisa fundamentada em evidências científicas.

Projeto Biossegurança

Blog Biossegurança - Liliana Donatelli coordenadora

Liliana Donatelli, Bs, MBA, MPH, CDPIC

Objetivos do Blog Biossegurança

  • Trazer para a prática as recomendações da ANVISA* , VISAS** e internacionais nesses temas. Você encontrará no BLOG BIOSSEGURANÇA um verdadeiro aprendizado online: vídeos, matérias.
  • Consultoria em biossegurança do Blog, gratuita que proporciona integração entre os profissionais visitantes.
  • Você pode compartilhar suas dúvidas e experiências em comentários moderados pela consultora de Biossegurança em Saúde Cristófoli, Liliana Junqueira de P. Donatelli, que administra o blog.
  • Prêmios TopBlog Brasil: primeiro lugar em 2013 (júri popular), e segundo lugar por 2 anos consecutivos, sendo 2011 (júri popular) e 2012 (júri acadêmico),  na área de saúde. A Cristófoli Biossegurança se orgulha em contribuir para a disseminação de informações relevantes aos profissionais da área da saúde e afins.
  • O Blog Biossegurança foi idealizado por Felipe Duarte – gerente de TI da empresa e é  coordenado por Liliana Junqueira de P.Donatelli consultora em Biossegurança Cristófoli

 * Agência Nacional de Vigilância Sanitária

**Vigilâncias sanitárias municipais, estaduais

192 Comentários

  1. Bom dia, na sala de esterilização (clínica odontológica) posso colocar nos armários dentro da sala materiais como componentes de implantes, brocas, ácido, resinas? Ou na sala de esterilização só podem ser armazenados os materiais que já foram alvo de esterilização?

    • Olá Martha
      A sala de esterilização é dedicada para o processamento doa artigos.Os materiais de consumo devem ser armazenados em locais dedicados a eles, pode ser inclusive dentro do próprio consultório. Algumas substância requerem refrigeração. Se for o caso, devem ser mantidas em geladeiras dedicadas somente a produtos (não pode ter alimento ou água para consumo humano).

  2. Alysson Oliveira de Andrade Reponder

    Onde consigo um telefone pra contato , não acho um técnico para arrumar a autoclave , pensa em uma coisa dificil

  3. Luciana Cesar de Avellar Reponder

    boa noite!
    EM UM LOCAL ONDE TENHO O EXPURGO SEPARAEDO DA ESTERELIZAÇÃO, ONDE DEVO INSTALAR A SELADORA? nA SALA DE EXPURGO OU NA ESTERELIZAÇÃO?

    • Olá Luciana,
      Quando vco6e tem duas áreas distintas- aérea suja e área limpa, embalagem é realizada na área limpa em um fluxo unidirecional, antes da esterilização.
      Atenciosamente,
      Liliana

  4. Joelma Dos Santos ramos Reponder

    Boa Liliana td bem?
    Gostaria de saber qual o tempo estimado para fazer vistoria do Autoclave. O meu tem um ano e meio, e Ainda não fiz, hoje estive em uma Assistência técnica onde a Profissional me disse que o Autoclave pode explodir .
    Por favor me dê uma luz
    Jô Podóloga
    Obrigado

  5. Olá! Sabem informar se a Ficha de Registro de Resultados (Biológicos) sofreu alteração? Trabalhamos há bastante tempo com um template distinto dos disponíveis no site e não estamos localizando o mesmo.

  6. Gabrielle Peres Reponder

    Olá,
    Gostaria de saber se alguma “Autoclave de bancada” da Cristófoli possui bomba de vácuo, ou se todas as autoclaves de bancada são gravitacionais.
    Desde já agradeço o retorno.
    Obrigada.

  7. Tenho uma dúvida! Qual o tempo adequado entre o término e início de um novo ciclo? ou seja, terminado todo o processo de esterelização um novo ciclo deve ser iniciado somente depois de quanto tempo?

    • Olá Jorge
      Em se tratando de autoclaves Cristófoli, recomendamos que aguarde pelo menos 15 minutos entre o fim de um ciclo e início de outro.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Olá Liliana, vcs oferecem curso em biosegurança na odontologia com certificação/

        • Olá Arisson
          Oferecemos frequentemente palestras e cursos com certificados emitidos pela Cristófoli e eventualmente em parceria com alguma instituição de ensino. A certificação é um processo diferente. O que exatamente que você tem em mente?
          Liliana

  8. Olá! Tenho autoclave Vitale 12/21 em minha clinica, e minha duvida é como deve ser a sala em que ela fica, por exemplo: pode ter saída de ar condicionado ou precisa ser exaustor? Essas duvidas são referente a alvará mediante Vigilância Sanitária. Onde consigo essas informaões?

    • Na verdade quero saber o devo fazer ou quais curso deve fazer para complementar minha formação para prestrar consultoria em biosegurança.

      • Arisson
        Olá Existem vários caminhos.Eu sou bióloga de formação e fiz o meu mestrado em Saúde Pública, depois fiz um MBA em controle de infecção e gestão hospitalar. Mais tarde fiz os cursos específicos de controle de infecção em Odontologia pela OSAP DALE foundation, recebendo a certificação em 2021 ( que é renovada periodicamente) e durante 11 anos participo dos congressos internacionais da OSAP. Sendo que já participei de 3 Cursos Boot Camp com a mesma organização que é líder internacional em Controle de Infecção em Odontologia. Venho estudando há vários anos, mas cada um tem o seu caminho e não tem alguma coisa pré-determinada. Espero que ajude.
        Liliana

  9. Thaís Miranda Reponder

    Oi Liliana, boa tarde!!!
    Minha dúvida hoje é em relação ao uso do detergente enzimático pronto uso para pré-limpeza. Seu uso equivale à imersão na cuba ultrassônica com detergente enzimático por um período antes de ligá-la (10 minutos seria o tempo adequado?), ou seria interessante utilizar as duas estratégias para aumentar a umecção dos instrumentais?
    E na opção de utilizar o pronto uso para pré-limpeza, por quanto tempo eu posso deixá-lo agir nos instrumentais antes de lavá-los e colocá-los na cuba ultrassônica?
    Obrigada!
    Att,
    Thaís Miranda

    • Olá Thais
      Com relação às recomendações de limpeza vamos atualizando de acordo com as novas evidências do que é mais adequado, e sempre pensando nas diferentes realidades de cada serviço.
      Se quiser usar um detergente enzimático a pronto uso, a ideia é para quando você não vai processar imediatamente. O que acontece na maioria dos casos. O tempo que você pode aguardar varia de produto para produto. Veja a instrução de uso de cada fabricante no rótulo do produto.
      Outra estratégia é deixar em imersão somente em água para umectar a matéria orgânica.
      Se o material estiver úmido pode lavar diretamente ou enxaguar para remover o excesso e proceder a limpeza.É o que temos de mais recente.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

  10. Jéssica Cussolin Pereira Reponder

    Bom Dia Liliana, tudo bem?
    Gostaria de saber como me tornar consultora em biossegurança também? Sou Engenheira de Controle e Automação e faço manutenção em autoclaves ha 8 anos.. aproveitando a oportunidade, quem faz manutenção em autoclave deve receber periculosidade?
    agradeço seu contato desde já.

    • Olá Jessica
      Tudo bem?
      A minha formação é em biologia, não sei qual seria o melhor caminho para você. Eu fiz mestrado em Saúde Pública na Faculdade de Medicina em Botucatu além de muitos outros cursos na área de Biossegurança. Recentemente fiz obtive um certificado internacional na área de Controle de Infecção em Odontologia.
      Desejo a você saude e sucesso.
      Liliana

  11. Oi! Tudo bem?

    Vi que o foco maior dos vídeos e do blog em si é para profissionais da odontologia porém trabalho na área da estética e acabo aproveitando dessas informações também, obrigada!

    Eu tenho uma dúvida, quando faço a higienização de algumas pinças, elas tendem a ficar com aparência enferrujada, vi que existem lubrificantes que evitam o enferrujamento dos materiais articulados. Será que o seu uso seria bom para prevenir o enferrujamento das pinças também?

    • Viviani

      Sim, ams pensamos muito na área da Beleza também. Aliás eu aprendi a usar o lubrificante para instrumentais quando montei o protocolo para manicures/salões de beleza. Sim Você pode usá-los nas pinças. O que você precisa saber se elas são de inox ou não. Porque se não forem o que é necessário é trocá-las porque outro materiais deterioram na autoclave.

      Liliana

      • Renata Kondo Manoel Reponder

        Eu gostaria de comunicar que fiz o curso do dia 04/04/2023 e até o presente momento não recebo o certificado. Recebi o certificado do primeiro curso que fiz em Marco e o segundo que fiz em abril não recebi nada pelo e-mail já olhei até a caixa de spam e nada. Fico aguardando um retorno.

        • Renata

          Olá.Todos os certificados desse dia, dos participantes que cumpriram as regras, já foram enviados. Vamos verificar e retornamos no seu e-mail.
          Liliana

  12. Isso!
    E aos periféricos (tipo aparelho de ultrassom, foto, seringa tríplice), depois que removemos as barreiras de proteção.

    • Thais
      Em tempos normais seria suficiente somente substituir e no final do dia limpara e desinfetar. Depois que a pandemia do novo coronavírus acabar possivelmente todos os protocolos de biossegurança serão revistos.Um grande abraço para você.
      Liliana

  13. Thaís Miranda Reponder

    Vou aguardar, obrigada!
    E na situações normais, fora da crise do COVID-19? O álcool 70 seria suficiente ou deveríamos usar o ácido peracético?

  14. Thaís Miranda Reponder

    Boa noite, Liliana!
    tudo bem?
    Você já me tirou algumas dúvidas e sigo acompanhando seu blog!
    Gostaria de saber um pouco sobre a limpeza e desinfeção dos equipamentos e superfícies do consultório odontológico.
    Após fazer a limpeza com água e sabão, o ideal para a desinfecção é utilizar álcool 70% ou seria melhor usar o ácido peracético?
    Obrigada!!!
    Att,
    Thaís

    • Olá Thais
      Boa noite.
      Estamos vivendo um momento diferente e vou pedir a você que aguarde, pois o CDC está finalizando um documento dedicado para odontologia em tempos de COVID-19.
      Assim que tiver pronto vou incluir o link e vou ler e traduzir para dar as informações mais atualizadas. Nesse momento a sugestão é fazer apenas atendimentos de emergência (CFO)e que geram o mínimo de aerossol.
      Liliana

  15. thais oliveira Reponder

    Boa tarde, gostaria de saber uma panela de pressão pode esterilizar, kit de manicure? E se isso for possível como deve ser feito o procedimento?

    • Thais
      Embora a esterilização possa ocorrer dessa forma, é proibido porque o equipamento precisa ter registro na ANVISA para esterilização. Somente dessa forma é possível ter um melhor controle do processo.
      Atenciosamente
      Liliana

  16. Alane de Medeiros Silva Reponder

    Oi Liliana Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida. Com relação ao tempo de esterilização em autoclaves gravitacionais menores de 100L, de bancada. O que acontece é que a recomendação das autoclaves, marcas variadas, variam. Já vi 134ºC a 10 minutos, até 30 minutos. Sabemos que autoclaves de pré-vácuo esse tempo pode ser a partir de 3,5. è possível fazer validação interna da minha autoclave de bancada realizando 3 ciclos com cargas padrão com maior desafio contendo indicador biológico e integrador químico classe V, a fim de diminuir o tempo de esterilização para o mínimo aceitável com base na aprovação desses testes, ou obrigatoriamente preciso seguir esse padrão de manual. Trabalho também em CME/UPME hospitalar,m com autoclave de pré-vácuo e assim que fazemos lá. Na de bancada também é válido ou há alguma norma para tempo mínimo?

    Att

    • Olá Alane
      Boa tarde!
      O prazo estabelecido pelo fabricante não deve ser alterado.
      Nas autoclaves Cristófoli não é possível alterar os ciclos de fábrica.
      Isso porque é calculado o tempo de ciclo adicionando-se um tempo extra de segurança. Isso você nao estabelece quando faz esse tipo de teste, conforme você descreveu. Esse procedimento e considerado apenas como qualificação de desempenho.
      Espero ter respondido você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  17. Cara Liliana, quando haverá cursos de manutenção de autoclave cristofoli ? Quem pode se inscrever ? Há custos?
    Obrigado.

  18. Thaís Miranda Reponder

    Oi Liliana!
    Obrigada por esse blog tão esclarecedor!!
    Sou responsável pelo setor de esterilização de um serviço odontológico com 28 consultórios.
    Montei o seguinte protocolo de monitoramento químico:
    Classe I – todas as embalagens
    Classe II – Bowie e Dick – primeiro ciclo do dia
    Classe IV – em todos os pacote clínicos
    Classe V – em todas as cargas e nos pacotes cirúrgicos
    Minhas dúvidas são:
    1- É necessário usar o indicador classe IV em todos os pacotes clínicos?
    2- É preferível usar o indicador classe V ou o classe VI em cada carga e nos cirúrgicos?
    Obrigada pela atenção!!!!

    • This bom dia!
      Que bom que você esta aproveitando os nossos recursos. Vamos às respostas:
      Classe 1 em todos os pacotes- perfeito
      Bowie Dick: A primeira pergunta para você é se a sua autoclave possui bomba de vácuo. Os indicadores Bowie Dick só se utiliza nesses casos- não adianta usar nas gravitacionais. Se sim, é no primeiro ciclo do dia, corretamente, mas em ciclo específico para Bowie Dick. Se não, sempre dá aprovado – logo não adianta usar também.
      Classe 4 – Interno em todos os pacotes – É a recomendação da ST79 (norma usada nos EUA para reprocessamento). É uma ótima indicação e eu recomendo caso você possa segui-la. Garante que chegou vapor dentro de cada pacote.Além disso o classe 4 tem um valor de aquisição bastante razoável. Mas no Brasil não é lei.
      Classe 5 ou classe 6. Uma vez em cada carga em pacote desafio é o indicado para o seu tipo de serviço independente do tipo de autoclave que você tiver. O classe 5 é mais fácil de usar, o 6 precisa ter sido validado para o ciclo ao qual ele se destina. Siga as instruções do fabricante para isso.
      O indicador classe 5 ou 6 nos pacotes cirúrgicos é uma garantia para o serviço pois atesta que o pacote recebeu todas as condições necessárias para a esterilização acontecer.
      Para o seu caso é necessário fazer teste biológico diário no primeiro ciclo do dia (se a autoclave for com bomba de vácuo, no primeiro ciclo sem Bowie Dick).
      Espero ter ajudado você.
      Abraços
      Liliana

      • Julia Wanessa Reponder

        Boa noite, Liliana
        Gostaria de tirar umas dúvidas em relação a limpeza da Cuba ultrassônica (sou body piercer)
        Posso usar Germi rio para desinfeção e limpeza ao invés de usar o detergente antes?
        Qual detergente adequado para limpeza da Cuba em si? De pronto uso como riozyme ou enzimático neutro?
        Após a limpeza com o detergente enxáguo com água filtrada ou alcoól 70%?
        Após o enxágue posso utilizar o desinfetante da advanced med ou apenas seco?

        • Olá Julia vamos lá!
          Posso usar Germi rio para desinfeção e limpeza ao invés de usar o detergente antes?
          Não pode. O GermeRio é um desinfetante, é necessário limpar com detergente antes para remover a sujidade. A limpeza é sempre o primeiro passo Houve um tempo que isso era indicado, mas foi provado não ser eficaz.

          Qual detergente adequado para limpeza da Cuba em si? De pronto uso como riozyme ou enzimático neutro?
          Enzimático neutro. O pronto uso tem por finalidade deixar o material hidratado enquanto não for processado. O ideal, entretanto, é iniciar a limpeza o mais rapidamente possível para evitar a formação de biofilme que é mais difícil de remover.
          Após a limpeza com o detergente enxáguo com água filtrada ou alcoól 70%?
          Somente água filtrada.
          Após o enxágue posso utilizar o desinfetante da advanced med ou apenas seco?
          Apenas seca e depois embala e autoclava.

  19. Graça Cittadino Sampayo Reponder

    Boa tarde, Liliane. Uso o detergente enzimático Ryozime Eco há bastante tempo, na cuba de ultrassom. Verifiquei recentemente que existe uma outra categoria: Ryozime IV e Neutro. É praticamente o dobro do preço. É melhor? Esses últimos frascos do Ryozime Eco, observei que, ao diluir 1ml para 1l água, fica turvo, como uma mistura usada e contaminada. Não é aquela mistura clara. Agradeço antecipadamente sua resposta.

    • Bom dia Graça. Entrei em contato com a RioQuímica para responder para você.
      Veja a resposta:
      A composição enzimática do Riozyme Eco e do Riozyme IV é a mesma.

      O que muda é o tensoativo.

      Tensoativo é o sabão que vai no detergente enzimático.

      Riozyme IV é indicado para reprocessamento no ambiente hospitalar que utiliza termodesinfectoras, onde não pode haver nenhuma espuma, para não cortar o ciclo nem danificar o equipamento.

      Riozyme Eco pode ser utilizado nas cubas ultrassónicas do consultório odontológico, pois a potência de vibração não é suficiente para criar espuma.

      A eficiência dos dois é a mesma

      Quanto à questão de turvar a agua, favor entrar em contato com o SAC da Rioquimica – sac@rioquimica.com.br– para registro e troca do produto.

      Abraços
      Liliana

  20. Andrei Leonardo Freitas de Oliveira Reponder

    Parabens pelo blog, o Integrador Steam Plus Classe 5 pode ser usado em autoclave hospitalar?

  21. ÁDAMO MACÊDO Reponder

    Bom dia, Liliana.

    Na CME, a área de limpeza de materia não pode ter acesso (porta) para área de esterilização, a comunicação é feita por guichê/janela, certo?
    Você poderia me indicar legislação ou literatura que especifica isto para que eu possa apresentar ao projetista?

  22. Olá Liliana! Tudo bem?
    O indicador químico Classe 5 (Steam plus) é adequado para a autoclave Vitale 21?

    Muito obrigada

    • Patrícia
      Sim. O bom do indicador SteamPlus Classe 5 é que ele pode ser utilizado nos vários modelos de autoclaves e ciclos.
      Atenciosamente,
      Liliana

  23. Olá, boa tarde Liliana. Preciso saber com uma certa urgência, se o produto Glutaron Pronto Uso, substitui a autoclave na questão de esterilizar. Porque uma enfermeira auxiliar de sala de cirurgia, afirmou para uma aluna minha que os materiais do hospital onde a mesma trabalha, estão sendo apenas lavados, enxugados e emergidos neste produto acima citado por 60 minutos e pronto para uso novamente. Preciso de uma resposta.

    • Olá Maria da Guia
      Não. A esterilização química está proibida no Brasil há vários anos. Produtos para saúde críticos (instrumentais por exemplo) devem obrigatoriamente ser esterilizados em autoclave ou outro equipamento aprovado pela ANVISA para essa finalidade. Se for Hospital, segue a RDC 15 cujas diretrizes se encontram na aba legislações https://www.cristofoli.com/biosseguranca/biblioteca/legislacao/legislacao-servicos-de-saude/
      Ainda hoje há uma certa confusão quanto aos conceitos. Embora teoricamente o glutaraldeído seja capaz de esterilizar a pronto uso, o processo está proibido. A ANVISA proíbe inclusive que venha escrito no rótulo a palavra “esterilizante”, deve vir como desinfetante de alto nível. Isso porque o material se contamina imediatamente após o processo que não pode ser realizado no local de uso.
      O que é permitido é a desinfecção de alto nível, mas somente para materiais semi-críticos e que não sejam termorresistentes. Portanto a afirmação pode estar correta dependendo do caso. Mas de modo algum vai substituir a autoclave.
      Ainda assim, o glutaraldeído tem muitas restrições do ponto de vista ocupacional.
      Espero ter ajudado você.
      Qualquer dúvida entre em contato novamente.
      Liliana

  24. Boa Tarde Liliana.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Por favor, gostaria de saber qual a periodicidade que deve ser feito o teste biológico na autoclave do consultório, qdo a mesma não é utilizada com frequência.
    Por exemplo: a autoclave é utilizada uma ou duas vezes no mês, é necessário fazer o teste semanal ou pode ser feito a cada XX ciclos? Ou pode fazer um ciclo com o teste e o material, e liberar o material apos a leitura do indicador?
    Desde já agradeço.

    Att
    Fernanda

    • Olá Fernanda

      O usual é ter uma rotina de realização de testes biológicos com histórico monitorização.

      É que que consta na legislação,assim não posso afirmar para se vigilância sanitária aceitaria dessa forma que você propõe.

      Atenciosamente,
      Liliana

  25. Olá Liliana.
    Bom dia, somos uma Assistência técnica de equipamentos médicos e odontológicos da cidade de Santos.
    Gostaríamos de receber orientação, se é necessário emitir uma laudo, sobre certificação de funcionalidade de uma Cuba de Ultrassom Cristófoli, a dona do equipamento gostaria de ter um laudo atestando a calibração sônica da cuba, dentro das normas da vigilância sanitária.
    Realizamos o teste convencional, seguindo a orientação do técnico Wesley da Empresa Cristófoli, o próprio afirmou que não à um teste bioquímico em vende no mercado para tal laudo ser emitido.

    Nossa duvida é, de que forma devemos proceder nesta situação, qual a forma correta para fazer um documento afirmando, que o equipamento esta em ótimo estado de funcionamento já comprovado no teste convencional.

    Desde já agradecemos e aguardamos a resposta.

    Triplice Odonto
    Tatiana Favilla
    (13) 3877-9577

    • Tatiana
      A assistência pode emitir uma OS (Ordem de serviço) e nota fiscal correspondente ao serviço, mas não um laudo, salvo se tiver alvará sanitário específico com responsabilidade técnica – o que não é comum.
      Estamos trabalhando em um grupo da ABNT para ajudar a resolver essas questões, pois temos tido muitas dúvidas como a sua e não há um consenso de como proceder.
      Assim que tivermos novidades informaremos via Blog Biossegurança.
      Atenciosamente,
      Liliana

  26. Anderson Silva Reponder

    Olá Liliana, tudo bem?
    Tenho algumas dúvidas sobre a utilização da cuba ultrassônica. Teria como colocar aqui mesmo ou até enviar para meu email cadastrado?
    Minhas dúvidas são em quanto aos passos a serem realizados antes da utilização da cuba, quais produtos posso colocar no banho (somente água, enzimático, etc) e quais os processos posteriores até colocar no envelope e esterilizar.
    Muito obrigado!

  27. Olá.
    A Vigilância Sanitária exige e monitoramento através de uma ficha do Registro Biológico e Químico da autoclave, tem algum modelo desta ficha para deixar junto da autoclave com os registros?

  28. Bom dia, tenho uma clinica de podologia onde é necessário realizar a esterilização dos materiais pelo menos 1 vez por semana. Efetuo o teste biológico mensalmente e preciso saber se este intervalo é suficiente e aprovado pela vigilância sanitária. Existe uma regra a ser seguida pela área de podologia?

    • Silvana
      Não existe uma legislação única para todo o Brsil. Por isso depende onde você está. No meu entendimento você deveria fazer pelo menos uma vez por semana, pois creio que podologia está muito mais perto da área da saúde do que da área da beleza (quando existe uma regra é mensal). Minha sugestão é que você coloque um indicador classe 4 (SIL 250) dentro de cada pacote. Ele tem baixo custo e pelo menos garante que entrou vapor dentro do pacote.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

  29. CRISTIANE GARCIA DE OLIVEIRA Reponder

    BOA TARDE MINHA AUTOCLAVE ESTA COM MANCHAS TIPO FERRUGEM POR DENTRO COMO FACO PARA RETIRAR POR FAVOR

    • Olá Cristiane
      Siga as isntruçoes de limpeza e manutenção de acordo com o manual de instruções da sua autoclave.É importante limpar sempre e não deixar úmida dentro e usar sempre água destilada.
      Os manuais das autoclaves Cristófoli estão disponíveis no site https://www.cristofoli.com/downloads.
      Atenciosamente,
      Liliana

      • Joelma dos Santos Ramos Reponder

        Bom Dia
        Estive em uma Autoriza da Cristofoli, e me disseram que eu tenho que fazer periodicamente revisão do Autoclave, comprei 06/01/2021; eu nunca fiz nenhum tipo de revisão ou nada parecido,
        Gostaria de saber como faço para ter orientação sobre,
        O meu Autoclave é vitale class 21 litros, usado para Podologia.
        Obrigado
        Joelma Santos Ramos

        • Olá Joelma
          Tudo bem?
          Sim a revisão deve ser anual, como uma rotina preventiva. Essa informação está no seu manual de instruções do seu equipamento, mas estamos à sua disposição para o que você precisar.
          Atenciosamente,
          Liliana

  30. Anderson Silva Reponder

    Oi Liliana, tudo bem?
    Trabalho com salão de beleza.
    Tenho dúvidas quanto ao que se refere na legislação como piso lavável.
    Pergunto pois vejo vários salões com piso de parquet ou mesmo piso de madeira.
    Afinal quais os pisos que são considerados como pisos laváveis?
    Muito obrigado

    • Olá Anderson
      Pois é… Tem muitos estabelecimentos com pisos inadequados. Madeira e parquet por exemplo. Por pisos lavavéis entende-se porcelanato, granito, pisos cerâmicos, tem uma infinidde deles. O importante é evitar rejuntes largos, para que a limpeza fique mais facil. Evite também aqueles pisos que molhados escorregam muito ou que sejam porosos.
      Espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  31. Bom dia! Utilizamos o Clean test para a auto clave, você teria a FISPQ atualizada para nos enviar?

    • Isabella
      O Clean Test não é um produto nosso, mas esse tipo de produto não cabe FISPQ.Isso porque nào é considerado um produto químico perigoso.
      Atenciosamente,
      Liliana

  32. Boa Tarde Liliana,

    Estou pensando em trabalhar fazendo manicure a domicilio. Porém, não gostaria de fazer a esterilização dos materiais em casa, uma vez que não tenho espaço. Procurei na internet e não encontrei nenhuma empresa que faça essa esterilização para mim. Você sabe se existem empresas deste tipo e qual o valor aproximado que irei gastar com isso?

    Se você puder indicar alguma empresa também, eu agradeço!

    Obrigada

    • Ola Rosana
      As empresas terceirizadas geralmente trabalham com grandes demandas. Por gentileza me informe a sua cidade que eu vou ver se encontro alguma que possa atender você e aviso.
      Liliana

  33. Marcinha Teixeira Reponder

    Preciso me atualizar com relação ao ácido peracético. Vc pode me ajudar?

  34. Marcelo Karpinski Reponder

    Bom dia, fiz o curso de Monitorização da Esterilização no Ciosp 2018, e não consigo tirar meu certificado, existe algum número de suporte técnico que possa me ajudar ? Aguardo resposta

  35. Boa tarde,

    Gostaria se saber quais as opções de desinfetante de uso hospitalar (autorizados pela ANVISA) para piso e bancadas para substituir o hipoclorito?

    • Olá
      Você vai encontrar vários princípios ativos autorizados- inclusive o hipoclorito de sódio.
      O que é importante é checar no rótulo se o uso pretendido e o respectivo registro é para a limpeza e desinfecção em hospitais. Mutos produtos tem composiçao mista.
      Atenciosamente,
      Liliana

  36. Eder de Almeida Reponder

    Olá!

    Tudo bem?

    Solicito informações sobre o tipo de teste bacteriológico, que Vigilância sanitária / ANVISA exige para emissão de laudo técnico de requalificação térmica anual de autoclaves.

    Grato e parabéns pelo blog!

    Excelente conteúdo!!!

    • Olá Eder
      A qualificação térmica usualmente é feita por calibração/validação e são feitas em autoclaves hospitalares e de serviços onde a vigilância exige o cumprimento da RDC 15. São realizados por empresas de engenharia clínica especializada.
      Já os testes bacteriológicos/biológicos o microrganismo desafio é sempre o mesmo o Geobacilus stereatermophillus
      Atenciosamente,
      Liliana

  37. Beatriz Amorim Reponder

    Olá. Gostaria de saber quais indicadores químicos são obrigatórios para utilização de processo de esterilização a vapor (autoclave). Adquiri os indicadores tipo 1 e tenho dúvidas se a ANVISA exige também a inclusão de indicadores tipo 5.
    Obrigada e parabéns pelo blog! Excelente conteúdo!!!

  38. Olá Liliana, tudo bem?
    Me chamo Tarcila, sou cirurgiã-dentista especializanda em Ortodontia e atualmente existe algumas controvérsias que venho observando na prática clínica dos colegas da área. Dúvidas permanecem sobre a posição correta da bandeja dentro dos pacotes de grau cirúrgico. As normatizações da ANVISA de 2006 que orientam que a face de papel fique para baixo, acredito que estejam desatualizadas, pois acompanho os seus vídeos no youtube, sei que é consultora de biossegurança e em suas orientações indica-se que a face de papel deve ficar voltada para cima na autoclave conforme a disposição dos pacotes na autoclave, permitindo melhor ação do vapor. Além disso fui confrontada recentemente sobre a posição da bandeja no pacote, pelo que venho me informando, a face de papel é por onde o agente esterilizante penetra com vapor promovendo sua ação, e pelas recomendações antigas da ANVISA, não devemos obstruir essa face, o que significa que o fundo da bandeja voltado para o papel seria uma barreira para o agente esterilizante agir sobre os instrumentos dispostos na bandeja, tornando mais viável então que o fundo da bandeja esteja voltado para o plástico e os instrumentais para o papel que por sua vez fica voltado para cima. Isso não se aplicaria para as caixas metálicas pois diferem das bandejas em profundidade e conforme alguns testes biológicos o fundo da caixa encontra mais dificuldade de esterilização do que na superfície, fazendo com que seu fundo necessite ficar voltado para o papel, permitindo que os instrumentais sejam esterilizados com excelência. Gostaria de sua orientação nesse assunto e pedir que me indique uma legislação atualizada sobre isso para que me sirva de referência em minha prática. Desde já, muito grata pela sua atenção.
    Tarcila Matos.

  39. Patrícia Carla Goudinho Reponder

    Bom dia!
    Sou enfermeira numa clínica de especialidades e esterilizamos materiais para pequenos procedimentos. Utilizamos campo cirurgico TNT, gostaria de saber se existe alguma legislação referente á gramatura mínima que pode ser utilizada nestas embalagens. Aguardo, obrigada!!

    • Olá Patrícia
      Vamos ver se entendi…
      Você usa o TNT como embalagem na esterilização?
      Se for esse o caso não é indicado. Também existem materiais específicoa para utilizar como campo cirúrgico com propriedades específicas. De um modo geral creio que é mais interessante comprar os kits prontos, pois já vem com tudo especificado.
      Você tamebém pode usar o papel crepado que é uma embalagem adequada para esterilização. Caso a sua autoclave seja com bomba de vácuo, existem também outroas opções de “wraps”- talvez vco6e esteja falando deles. De todo modo, as embalagens para esterilizaçao tem que ter registro na ANVISA e eventualemente quando são duplas podem funcionar como campo de bancada.
      Espero ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  40. Nátali Azevedo de Moraes Reponder

    Gostaria de saber sobre a gramatura do avental descartável, ouvi falar que esses que compramos normalmente não protegem o suficiente

    • Olá Nátali
      Tudo bem?
      Não conheço uma recomendação específica. Mas andei testando umas amostras de TNT para responder para você.
      A gramatura 40 é bem satisfatória e realmente respondeu bem impedindo a água de chegar ao outro lado e de umedecer o TNT.
      Se for apra conter os respingos a gramatura 35 também me parceu adequada.
      Sugiro que você solicite uma amostra e que guarde a amostra para comparar aos aventais encomendados para checar se confere com o que você comprou.
      Esepro ter ajudado você.
      Atenciosamente,
      Liliana

  41. Bom dia, dona Liliana, trabalho em uma instituição municipal de saúde, sou farmacêutica, e gostaria de implantar em nosso município a coleta da água do ar condicionado para usarmos como água destilada, a senhora tem algo sobre esse assunto?
    desde já grata pela atenção.

    • Olá Simoni
      Parabéns por procurar idéias para usar a água gerada por esse processo. Realmente a produçao é grande, em especial se coletarmos de vários equipamentos. Porém a água produzida é por condensação e não por destilação. Sendo assim não é indicada para esse uso. Mas tenho certeza que há muitas utilidades para a água recolhida. Creio que o maior desafio é coletar de modo a não ser um facilitador para a reprodução dos mosquitos da dengue. Domesticamente uso para regar as plantas.
      Se você encontrar uma solução de coleta e reaproveitamento terei o maior prazer em publicar aqui no Blog!
      Abraços e sucesso!
      Liliana

      • Kataline vieira Silva Reponder

        Ola
        Sou manicure gostaria de saber se em Florianópolis Sc tem empresa terceirizada que faça esterilização de materiais?

  42. Por gentileza, gostaria de orientação sobre o descarte de instrumental odontológico. Tenho indicado no recipiente perfurocorttante devido suas características e por ser crítico. Está correto?
    Obirgada

    • Nildiceli
      Perfeito. Se for uma broca ou um único instrumental, pois ématerial é perfurortante. Mas se for uma quantidade grande, o mais adequado é esterilizar e dar um destino de reciclagem de metais por exemplo. Uma boa idéia é entrar em contato com o fabricante ou com o distribuidor.
      Atenciosamente,
      Liliana

  43. Vanderleia Vieira Reponder

    Bom dia! gostaria de saber se tem um curso de biossegurança para micropigmentadores, e se os cursos online tem validade obrigada.

    • Ola Vanderleia
      Não temos um curso específico para micropigmentadores. Os cursos online auxiliam muito e são muito úteis, mas não devem ser os únicos a serem realizados, em especial porque nesse caso tem conteúdo prático, que ao meu ver, necessita supervisão.
      Atenciosamente,

    • Ola Vanderleia
      Não temos um curso específico para micropigmentadores. Os cursos online auxiliam muito e são muito úteis, mas não devem ser os únicos a serem realizados, em especial porque nesse caso tem conteúdo prático, que ao meu ver, necessita supervisão.
      Atenciosamente,
      Liliana

  44. Pingback: Saiba tudo sobre Biossegurança no Blog Biossegurança - Blog Biossegurança | Cristófoli

  45. bruna ramos dos santos Reponder

    Liliana Boa Tarde, meu nome é Bruna sou formada em odontologia, atualmente trabalho na coordenadoria de saúde das unidades prisionais do Estado de São Paulo no grupo de relações institucionais. Pude observar na minha rotina de trabalho muitos apontamentos de irregularidades quanto a falta de bio segurança no atendimento dentro das unidades prisionais nas visitas técnicas da vigilância sanitária. O meu interesse é levar um curso ou uma palestra sobre o assunto para os profissionais que trabalham dentro das unidades. Como podemos fazer????

  46. Mário Mady Barbosa Reponder

    Bom dia Doutora, gostaria de trabalhar na área. Sabe alguma firma que está selecionando, como a de vocês, com boa reputação?

  47. sandra regina r.r santos Reponder

    Oi drª Liliane, por favor necessito também do fluxograma de instrumentais contaminados, a senhora pode me fornecer?
    atenciosamnete, Sandra.

  48. sandra regina r.r santos Reponder

    olá Drª Liliane
    Lendo este blog procurando mais informações sobre esterilização de instrumentais contaminados encontrei um endereço de um passo a passo , mas infelizmente ao clicar abre uma janela com um aviso de que a página não existe, por favor verifique o que está acontecendo, para assim podermos visualizar as informações necessárias.
    eis aqui o endereço http://www.cristofoli.com/cristofoli/pt/manuais/PassoPassoIndicador.pdf .
    Desde já agradeço, Sandra.

  49. Olá, gostaria de fazer atendimentos Podológicos em domicilio e por isso terei minha autoclave me casa. Minha pergunta é: como fazer um cantinho da esterilização em casa?

    • Silvia
      O ideal é que você tenha uma área dedicada. Pode ser uma banheiro que não é mais utilizado. Você terá que fazer uma pequena reforma, cujo primeiro passo é eliminar o vaso sanitário. O fluxo deve ser unidirecional ( do mais sujo par ao mais limpo), uma pia bancada para embalar (sugiro que você já compre os envelopes prontos economiza no espaço e a esladroa, ainda mais que você só vai precisar de um ou dois tamanhos) e o lugar para a autoclave que com tomada só para ela com um disjunto separado.
      Você deve ter cuidados também no transporte vai e vem. Tem que ter uma caixa plástica (daquelas que você consegue fechar e lacrar) separada para os instrumentos sujos e contaminados, cientificada com o símbolo de infectante e outra similar com identificação de material esterilizado com o material individualmente embalado.
      Veja tambémhttp://www.cristofoli.com/biosseguranca/wp-content/uploads/2015/07/PPM-Passo-a-Passo-Manicure-Rev.2-2014-páginas.compressed.pdf

      Temos também um video dedicado às manicures ( o processo é o mesmo) :
      http://www.cristofoli.com/biosseguranca/video-manicures-beleza-saude-em-suas-maos-4-etapas-da-esterilizacao/
      Abraços.
      Espero ter ajudado você.
      Liliana

  50. Bom dia, eu sou Médica Dentista em Portugal e estaria interessada em realizar uma formação intensiva em Biossegurança.
    Têm algum curso agendado para este ano?
    Obrigada

    • Ola Sara
      Se quiser podemos realizar via internet, com você aí em Portugal.
      Entre na aba SOLICITE UM WEBINAR e vamos ver a possibilidade de atender você.
      Abraços
      Liliana

  51. Leonardo Antonio Romano Reponder

    Como vai Dra. Liliana
    Gostaria que me orienta-se sobre qual a melhor forma e como fazer – passo a passo – para proceder a esterelização de capotes e campos cirúrgicos. Favor enviar para o meu e-mail.

  52. Olá Liliana!
    Eu realizo o ciclo da autoclave uma vez por semana.
    É aconselhado fazer a monitorização com os tubetes semanalmente.
    Como eu não ligo a autoclave todos os dias, eu posso realizar o controle com os tubetes a cada 15 ou 21 dias?

    • Tânia
      A rigor você tem que fazer toda semana mesmo. Entendo a sua preocupação com custo, mas a legislação exige um padrão mínimo de teste e não abre contempla outro tipos de prazo.
      Liliana

  53. robson ramalho Reponder

    bom dia , gostaria de saber se vcs estõ ministrando curso de manutenção de autoclave no rio de janeiro, pois tenho muitissimo interesse de faze-lo , aguardo imformaçãoes adicionais.

  54. Vilmar Guazzelli Reponder

    bom dia Sra. Lilian…temos 6 extra torques da marca Kavo…que está parado (não usamos mais) e uma seringa triplice…gostaria de doar…a sua ONG recebe doações?

  55. Osvaldo Daniel Andreatta Filho Reponder

    Boa noite Sra. Liliana, possuo duas autoclaves da cristófoli sendo uma de 12litros e uma nova de 21litros. Sempre realizei os procedimentos de esterilização sem problemas. Entretanto, de uns dois meses pra cá estou tendo problemas com as embalagens (sispack, cristófoli e medsteril), pois quando esterilizo caixas com mais de 3cm de altura, após o ciclo elas estão abrindo nas laterais nas regiões seladas pelo fabricante e as vezes onde eu selei, achei que pudesse ser problemas nos lotes das embalagens, mas troquei as bubinas e mesmo assim elas continuam abrindo. Gostaria de saber se a senhora tem algum conhecimento deste fato? Não entendo o porque disso acontecer, pois antes eu não tinha problemas desta natureza. Pode ser problema na autoclave. Lembrando que embalagens rasas as embalagens não se abrem, só nas caixas.
    Desde já agradeço e aguardo sua resposta.
    atenciosamente
    Osvaldo Daniel Andreatta Filho

  56. Patricia Cordeiro Reponder

    Bom dia, Liliana!
    Estou tentando desbloquear minha amora e não tô conseguindo. Ligo para o 0800 44 0800 e a atendente eletrônica dá duas opções e depois desliga. pelo site de desbloqueio, coloquei o número de série, mas diz que é inválido. Socorro!

  57. Alvaro J Santos Reponder

    Boa tarde Liliana
    Gostaria de saber se há alguma orientação sobre o uso da ampola controle. Se 1 ampola controle é suficiente para 3 autoclaves utilizadas na mesma clínica, ou seria necessário 3 ampolas de controle, uma para cada autoclave. A Anvisa tem alguma norma?

    • Olá Álvaro
      Vai depender da sua incubadora. Você precisa incubar pelo menos uma ampola controle por incubação. Você deve seguir as instruções de uso do fabricante das ampolas. No caso da mini-incubadora Cristófoli, você pode testar no máximo 3 autoclaves e uma ampola controle ao mesmo tempo.Certifique-se que a ampola controle e as ampolas teste sejam todas do mesmo lote.
      Liliana

    • Monica.
      São dois processos completamente diferentes.
      Para bancadas desinfetantes de médio nível estão indicados. Existem versões mais modernas de compostos de quaternário de amônio que obedecem esse requisito na versão de lenços umedecidos, por exemplo. Para instrumentos , tudo que for termorresistente deve ser autoclavado. Somente se for semi-critico termossensível e que não possa ser substituído por um autoclavável é que se aceita desinfecção de alto nível.Ácido peracético a 0,2 %
      Abraços
      Liliana

  58. Boa noite.
    Gostaria de parabenizar pelo blog esta me ajudando bastante.
    Gostaria de saber algumas informaçoes ,sobre as luvas ,qual procedimento correto para retirada de instrumentais contaminados,limpeza de bancada ate a recebimento do proximo paciente,se possivel passo a passo.

    • Ola Monica. Que bom! A idéia é essa mesmo.
      Você já viu nossos videos sobre luvas?Abaixo o link para bibliotecahttp://www.cristofoli.com/biosseguranca/biblioteca/
      Clique em “videoteca”
      Nosso maior foco no Blog é a área de processamento de artigos. Masa sua idéia é bem legal!
      Abraços
      Liliana

  59. Thaís Fonseca Reponder

    Oi boa noite. Tenho uma pergunta para te fazer o meu caso é o seguinte sou de Porto Alegre RS, manicure e pedicure (retomando as atividades agora) tenho uma estufa e não tenho condições de adquirir uma autoclave. Como faço para esterelizar meus alicates nesse caso? Espero que tu possas me ajudar. Grata

    • Olá Thais
      Legalmente não há o que fazer…No Rio Grande do Sul a autoclave é obrigatória para todos os serviços sujeitos a vigilância sanitária que executam esterilização. Caso o seu estabelecimento esteja funcionando de portas abertas você esta sujeita à multas e interdição. Uma alternativa,n no seu caso, é que os clientes tragam o seu kit com toso os instrumentos. Para a sua segurança e de seus clientes, recomendo que você programe a compra do equipamento. Hoje há muitas opções compra e parcelamento.
      Abraços e sucesso!

  60. Olá, vou começar a trabalhar como manicure e no momento não tem com comprar uma autoclave. Vi um vídeo na Internet ensinando esterelizar os instrumentos em panela de pressão que seria eficaz como autoclave. Acha que da pra fazer desta forma? Li também várias materis falando sobre isso. Nenhuma fala pra esterelizar os instrumentos já embalados, será que colocando uma grade separando os kits daria? Ou embalo-os depois? Ou neste caso seria melhor usar a estufa corretamente? Obrigada! Bjs

    • Olá Fernanda!
      Que pergunta difícil!
      Primeiro lugar, temos que saber de onde você é… Há estados que não permitem usar outro equipamento para esterilização, como os RS,SC e PR.Significa que não dá para usar outro.
      Os kits devem ser sempre embalados antes de esterilizar.
      Oficialmente as panelas de pressão não podem ser utilizadas (não possuem registro na ANVISA para essa finalidade) embora sejam capazes de eliminar os microrganismos com maior facilidade do que a estufa, mas exige também um procedimento bem controlado.
      A estufa bem utilizada elimina os microrganismos, só fica difícil de controlar o processo.
      A minha sugestão é que você tente negociar uma autoclave em mais pagamentos, pois se você comprar uma estufa, logo você vai ter que partir para uma autoclave,e depois com a estufa você vai gastar muita energia elétrica…Isso se você tiver em um estado que permita o seu uso OK?
      Boa sorte!Sucesso!
      Liliana

  61. maria de nazare Reponder

    Boa noite. Sabendo que bacterias nao voam, há risco de se contaminar uma sala cirurgia so porq esta proxima a outra sala onde ocorreu uma cirurgia contaminada?

    • Olá Nazaré
      As bacterias não voam, mas há muitos mecanismos que podem facilitar e proporcionar a transferência de microrganismos, por esse motivo existem protocolos para assegurar a saúde de pacientes evitando as infecções.
      Existem alguns microrganismos que ficam suspensos no ar e conseguem se deslocar com a movimentação das pessoas e ar (por exemplo o bacilo da tuberculose), por isso há algumas situações que exigem contenção diferente. Mas decididamente não parece ser o caso que você se refere.
      Em princípio não contamina se todos os protocolos forem seguidos, mas para responder a sua pergunta não é assim tão simples, não é a proximidade apenas, mas também fatores prediais, estruturais como por exemplo ventilação e sistema de ar condicionado, além dos procedimentos e rotinas de limpeza.
      Espero ter ajudado você.
      Abraços saúde e sucesso.
      Liliana

  62. bom dia, gostaria de saber se haverá cursos ou palestras para auxiliares em curtiba?

  63. maria de nazare freitas Reponder

    Boa noite. Quero saber quem é responsavel em transportar o material esterilizado, a unidade consumidora ou processadora?

    • Maria
      Bom dia. No meu entendimento é mais fácil pela unidade processadora, para manter os protocolos. Porém a RDC 15, permite para ambos. Veja abaixo:Seção XII
      Do Transporte

      Art. 103 O transporte de produtos para saúde processados deve ser feito em recipientes fechados e em condições que garantam a manutenção da identificação e a integridade da embalagem.

      Art. 104 O transporte dos produtos para saúde a serem encaminhados para processamento nas empresas processadoras ou na CME de funcionamento centralizado deve ser feito em recipiente exclusivo para este fim, rígido, liso, com sistema de fechamento estanque, contendo a lista de produtos a serem processados e o nome do serviço solicitante.

      Art. 105 Os produtos para saúde processados por empresa processadora ou no CME de funcionamento centralizado devem ser transportados para o serviço de saúde em recipientes fechados que resistam às ações de punctura e ruptura, de forma a manter a integridade da embalagem e a esterilidade do produto.

      Parágrafo único. Os recipientes devem estar identificados com o nome da empresa processadora ou do CME de funcionamento centralizado, o nome do serviço a que se destina e conter uma lista anexa com a relação de produtos processados.

      Art. 106 Quando o transporte dos produtos para saúde for realizado pela empresa processadora, os veículos de transporte devem ser de uso exclusivo para este fim.

      § 1º – quando o veículo de transporte de produtos para saúde for o mesmo para produtos processados e produtos ainda não processados, a área de carga do veículo deve ser fisicamente dividida em ambientes distintos com acessos independentes e devidamente identificados.

      § 2º Qualquer outra forma de transporte dos produtos para saúde processados deve ser submetida à aprovação prévia pelo órgão de vigilância sanitária emissor do licenciamento.

      § 3º Quando o contrato entre o serviço de saúde e a empresa processadora envolver o transporte intermunicipal ou interestadual, a forma de transporte dos produtos para saúde deve ser submetida à aprovação do órgão de vigilância sanitária responsável pela fiscalização da empresa processadora.

      § 4º O CME de funcionamento centralizado e a empresa processadora devem estabelecer critérios para a higienização dos veículos de transporte

      Art. 107 O trabalhador responsável pelo transporte deve receber treinamento quanto à higienização das mãos e uso de equipamento de proteção individual.

      Abraços

  64. lidia miranda sa silva Reponder

    Liliana,
    Boa tarde,

    Gostaria de saber se ao lavar instrumental, posso utilizar Bombril?
    para que os materiais os materiais não fiquem com restos de cimento grudado.
    aguardo!
    Obrigada

    • Olá Lídia
      Não…
      Nenhum material abrasivo, como bom-bril, palha de aço, esponja dupla-face, ou sapólio deve ser usado na limpeza do instrumentos. Sei que muitas vezes isso é bem difícil, em especial ema material que polimerizam, endurecem, como resinas e cimentos. Por esse motivo é importante , se possível, já retirar o excesso já na área clínica, num palpe toalha por exemplo. Se endurecer, o uso de lavadoras utrassonicas ajuda.mAs ainda assim, às vezes precisa cutucar com um outro instrumental. As palhas de aço são corrosivas e acabam criando ranhuras no instrumental e ainda podem deixar resíduos.
      Espero ter ajudado você!
      Liliana

  65. Juliana Constante Gomes Reponder

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber se o Indicador Biológico SporTest – Cristófoli é compatível com a mini incubadora 3M ESOE (Attest 1262).
    Att.

  66. Bom dia. sou Rogério Santana, bibliotecário e como produto tecnológico de meu trabalho de conclusão criei o blog Bibliossegurança http://bibliosseguranca.blogspot.com.br com informações sobre Biossegurança para profissionais das áreas de Biblioteca, Arquivo e Museu. Nestes locais há grande quantidade de agentes contaminantes e pouca informação sobre os riscos e formas de se prevenir. Conto com sua ajuda para divulgação e até mesmo colaboração. Se souber de alguma evento, artigo ou livro agradeço. Atenciosamente, Rogério Santana

    • Olá Rogério que interessante. Convido você para escrever uma matéria pra o nosso blog, você então poderá divulgar o seu. O que acha?Envie a sua resposta em meu e-mail:liliana@cristofoli.com
      abraços
      Liliana

  67. rita de cassia roque de oliveira Reponder

    Dra boa noite sou de Catanduva Estado de São Paulo. fui presenteada com uma auto clave de 12 litros e preciso de desbloquear para dar iniciar meus trabalhos . por gentileza mande -me o código e as instruções de como f aze-lo( os codicos da minha auto clave é sn.vf 1110066) ( lote 351208) a nota esta em nome de Ana Maria Borges Pinto Freitas n; 000.112
    .101 serie 3) foi comprada em Shpfisio comercio importadora e exportação LTDA por favor aguardo ansiosa por resposta meu telefone é XXXXXXXXXXX preciso muito desse desbloqueio obrigada

    • Bom dia Rita
      Tentei responder para você no seu celular (tirei o número para proteger a sua privacidade no BLOG). Basta você telefonar para a CAC 0800 44 0800 com essas informações para receber o código de desbloqueio. de segunda à sexta das 9 às 17 horas.
      Você também pode realizar o desbloqueio por internet , asm vai precisar de outros dados e o código de desbloqueio vai para o seu e-mail que você cadastrar.
      Atenciosamente,
      Liliana

  68. Quero saber referente ao meu CERTIFICADO de BIOSEGURANÇA porque até hj não recebi, até minhas amigas podologas tbm nao recebeu.

  69. Patrícia Lopes Reponder

    Oi dra. boa tarde!
    Sou Patrícia, gostaria de saber como adquirir o livro de registros para o controle das esterelizações para consultório odontológico.
    Obrigada.

  70. Maria Aparecida de Souza Reponder

    Sou manicure e pretendo abrir um pequeno espaço para trabalhar ,preciso de algumas dicas sobre o assunto ,principalmente sobre a autoclave para manicure qual a melhor e como funciona e também sobre o preço e onde comprar, obrigada

  71. Quero comprar uma auto clave mas tenho uma dúvida.
    Qual a melhor voltagem para uma alto clave cristófoli vitale 12L cuba inox 110V ou 220V para melhor funcionamento e durabilidade do produto.

  72. Walkiria Egoshi Reponder

    Dra Liliana, já participei de alguns cursos/palestras proferidos pela senhora, todos excelentes! Gosto e leio as suas matérias e dicas, parabéns! Walkiria Egoshi

  73. Gostaria que me indicassem uma assistência técnica que resolvesse o problema da minha autoclave 21L digital,o que não consegui aqui em Cuiabá-MT.

    • Ola Samir
      Enviei uma indicação para você em seu e-mail.
      Qualquer dúvida por gentileza, entre em contato com a nossa central de atendimento ao cliente: DDG 0800 44 0800 (de segunda a sexta-feira das 9 as 17 horas – horário Brasília). Tenha e mãos o número de série da sua autoclave par agilizar o atendimento.
      Atenciosamente,
      Liliana

  74. Boa tarde.
    Gostaria saber onde fica armazenada esta luva de borracha, depois de usada pela primeira vez. Ela é descartada ? Não estaria contaminada para o próximo a utiliza-la ?
    Muito Obrigado.

    • Olá Wagner
      Se você se refere à luva de utilizada, sim ela ficará contaminada e por isso eu também mosto como desinfetá-la.
      Veja no TOP DICAS
      Liliana

  75. Gostaria de saber se tem algum e-mail que eu possa entrar em contato com a Sr Liliane. Desde ja Obg

  76. Gostaria de adquirir uma miniestufa,emulador TsT, e um porta envelope para esterilizacao. Como procedo,resido em Assis SP qual ponto mais proximo de compra ou se posso adquirir diretamente com voces. grato Dr Lari

  77. Débora Capilheira Reponder

    Olá Liliana,
    Leciono numa escola que forma ASB e TSB no RS. Gostaria de saber como devemos proceder para recebermos um evento da Cristófoli. Muito obrigada Débora

  78. Sandra Helena Ribeiro Ferraz Barbosa Reponder

    Liliana Boa Tarde!
    Sou aluna do Curso de A.S.B do CETAO, em SP. Meu professor passa vídeos seus sobre Biossegurança. Porém surgiu uma dúvida. Eu opero uma AutoClave Cristofoli 12l e no manual está descrito para colocarmos os pacotes com a face do papel para cima, e a indicação da Anvisa é colocar o papel voltado para baixo. Qual posição correta de colocar os envelopes na autoclave?
    Grande Abraço , Sandra Helena Ribeiro Ferraz Barbosa, SP,SP

    • Olá Sandra.
      Esta é apenas uma recomendação prática, não é legislação. A nossa é baseadas em experiência na fabrica. A primeira vez, que eu vi, foi de um fabricante de papel grau-cirurgico. Testamos nas nossas autoclaves e vimos melhores resultados na secagem. Não há alteração na esterilização, O que não pode é fazer uma arrumação na autoclave que “impermeabilize as camadas”. Por exemplo Coloca um pacote com o papel para cima e em cima dele um outro com o papel para baixo. Não se deve mesmo é empilhar, precisar circular o vapor e depois favorecer a secagem.
      Note que as nossas autoclaves são gravitacionais. Pode ser que a referência da ANVISA seja para as com vácuo. Eles não especificam.
      Abraços

  79. Liliane, muito interessante o seu blog! Dou aula em um curso técnico e gostaria de saber a respeito dos tipos de autoclaves e qual autoclave é a cristófoli?

    • Olá Eduardo.
      Que bom que você gostou.
      A Cristófoli é do tipo horizontal de mesa, a vapor e gravitacional.
      Existem muitos tipos;
      verticais
      Horizontais- vacuo /vapor/ mesa /
      hospitalares
      formaldeído /hospitalares

      -gravitacionais- mesa
      – hospitalares.

      Veja se esclareceu…
      Aqui fica difícil, pois não tem ferramentas de edição.
      Abraços
      Liliana

  80. Claudia Renata Machado Reponder

    Bom dia. Estou interssada em comprar um destilador de Bancada Critófoli.Gostaria de ter informações mais detalhadas sobre o destilador. Vocês tem laudo de análise da água destilada no aparelho? Poderiam enviar? Quais as caracteristicas dessa água? pH, condutividade, microbiológico. Trabalho em uma farmácia de manipulação e a água tem que atender condições rigidas de legislação. Preciso saber se a água destilada por esse aparelho vai atender aos requisitos necessários para o uso na manipulação.
    Aguardo retorno por e-mail. Obrigada
    Claudia Machado,farmacêutica responsável.

  81. Luciane Santos da Cunha Reponder

    Gostaria de receber via e-mail datas referentes aos próximos evento e palestras sobre biossegurança. Estou no Sul de Minas Gerais e gostaria de participar, obrigada!

    • Olá Luciane. Basta você assinar p blog que você recebera cada nova matéria inclusive as palestras. Esta solicitado para Uberlândia,mas ainda não esta na programação.

  82. ola!
    Gostaria que me ligasse para combinarmos um curso voltado para as secretárias de nossa região. Estou na cidade de Araras-SP o fone da loja é 19 3541-0075. Se por ventura não puder entrar em contato, favor deixar o seu fone.

    • Olá Eduardo. Estarei em Campo Mourão na fábrica da Cristófoli, disponível na partir de segunda-feira pela manhã: 44-3518-3400. Solicite o comercial.Peça para falar com Elis Claudia.

  83. Conceição Gonçalves Vieira Amaral Reponder

    Liliana,

    Assisti a palestra “Saúde e Bem Estar em Odontologia” com o Dr. José Luiz Laricchia no CIOSP 2012 e gostei muito. Como é difícil gravar tudo em pouco tempo gostaria de saber se há a possibilidade de receber por e-mail exemplos de Tratamento Seguindo o Relógio Biológico e Exercícios TAO IN.

    Ficarei muito grata.

    Abraços

    • Olá Conceição. Foi legal trazer uma nova perspectiva da Saúde na Odontologia. Que bom que você gostou, eu também adorei. Esta prometido para o Blog algumas dicas do Dr. Laricchia. Aguarde!
      Abraços
      Liliana

  84. Liliana,
    Adorei sua palestra de monotorização da esterilização no CIOSP 2012. Achei muito bem elaborada e direta no assunto.
    Você comentou que se enviassemos um email, mandaria o folder do passo a passo, então gostaria que fizesse esta gentileza.
    Tenho uma autoclave da Cristolofi ja faz alguns meses, e sempre é bom verificar se estou fazendo tudo correto.
    Abraço
    Priscila

  85. Rosana Andrade Reponder

    Olá. Adoro ler o que vc escreve. Se possível, me responda no e-mail.

    Na verdade não é um comentário e sim uma pergunta. O processo de esterilização por autoclave que vc escreveu serve apenas para materiais odontológicos ou serve também para materiais de uso médico em hospitais?

    Sobre o processo de validação também queria saber se funciona da mesma maneira com as Centrais de Materiais Esterelizados dos hospitais? Esse prazo sem bactérias que foi encontrado é sempre reduzido pela metade para ter um grau de segurança elevado?

    Desculpe tantas perguntas. É que entendo tudo com o seu jeito de explicar.

    Desde já agradeço muito

    • Rosana
      Fico contente. Uma das propostas para o BLOG é que as pessoas sintam prazer em receber as informações. Estou enviando uma cópia das respostas no seu e-mail também.
      A esterilização em hospitais acontece de modo semelhante. Evidentemente que os equipamentos são maiores mas o procedimento é bem parecido.
      Sim, a determinação do tempo leva em conta um prazo de segurança. Validação é o procedimento escrito e controlado que vai garantir que um determinado resultado pode ser reproduzido com segurança. Você pode validar o prazo de esterilização, a autoclave em si, um protocolo de limpeza, e assim por diante. No post eu me referi sobre a validação do prazo que você pode deixar os seus pacotes na prateleira. Como os ambientes são muito diferente ó ideal é que cada serviço valide o tempo de guarda de acordo com as condições do seu estabelecimento. Então nos hospitais a validação também deve acontecer de modo similar. Alguns processos de validação , pela importância que têm, foram descritos em normas , como é o caso da validação das autoclaves (feitas em Hospitais- a nível de consultórios odontológicos e serviços de menor porte é inviável).

      • Rosana Andrade Reponder

        Olá

        Muito obrigada pela sua resposta. Nunca pensei que lendo um blog se aprenderia tanto e até mais do que dentro de um hospital.

        Quando dentro de um hospital me falavam que o papel grau cirúrgico tem validade de 30 dias, ficava pensando: Será que no 31º dia ele já está contaminado?E se esse pacote “fora de validade” estiver em uma caixa junto com outros pacotes estéreis vai contaminar os outros? E se eu utilizar um pacote no dia que a validade vai expirar eu posso contaminar a cirurgia?

        Então me responda por favor, quanto tempo que a validação dá “de folga” grau de segurança para que se tenha mais segurança mesmo?. Por exemplo se a validação testou até sessenta dias sem bactérias os pacotes armazenados, ela dará o prazo de 30 dias, é sempre metade?

        Desde já agradeço novamente.

        E parabéns por ter um blog tão importante para nós que trabalhamos na área, e parabéns tb por saber passar e dividir o seu grande conhecimento.

        Muito obrigada mesmo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.