Conjuntivite não é tão simples como parece…
A conjuntivite é tão comum que frequentemente é negligenciada. A doença tem diversas origens e de modo geral é benigna, mas pode complicar…
Conheça os 7 tópicos mais importantes sobre Conjuntivite:
1 – O que é conjuntivite?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre a esclera (parte branca do olho) e a parte interna das pálpebras.
2 – Principais tipos de conjuntivite:
- viral
- bacteriana
- alérgica
- química.
3 – Como acontece a transmissão da conjuntivite infecciosa?
A transmissão das formas infecciosas da doença se dá pelo contato e não pelo ar. Sendo assim as medidas preventivas mais importantes são:
- higiene das mãos
- não compartilhar toalhas
- não compartilhar travesseiros
- Durante a doença a pessoa afetada deve trocar as fronhas dos travesseiros diariamente e as toalhas de banho diariamente. Usar para os olhos lenços de papel descartáveis.
4 – Quando devo consultar um oftalmologista?
O oftalmologista sempre deverá ser consultado quando houver vermelhidão, secreção ou embaçamento visual.
No caso das conjuntivites químicas (quando algum produto químico entra em contato com o olho) a primeira coisa a ser feita é a lavagem dos olhos com água corrente e em seguida procurar atendimento médico.
5 – Profissionais da saúde em geral, o quê fazer?
Os profissionais da saúde devem sempre realizar a higiene das mãos entre um atendimento e outro. A limpeza com álcool à 70 % de objetos (mesa, cadeiras, maçanetas, etc) possivelmente contaminados.O uso de óculos de proteção sempre que for manusear objetos perfurocortantes ou agentes químicos, ou presença de aerossóis. O uso de luvas quando indicadas não dispensa a higiene das mãos
6 – Qual a proteção para os olhos indicada para pacientes e profissionais de odontologia?
Os óculos de proteção são obrigatórios para profissionais da odontologia em todos os procedimentos e recomendados também para os pacientes.
7 – Uma dica de ouro:
As conjuntivites não devem ser negligenciadas. Elas podem gerar sequelas permanentes. Sempre procurar um oftalmologista e nunca fazer a auto-medicação- isso poderá complicar o quadro!
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Agradecemos Dr Leonardo Tamada Okimoto respondeu às perguntas para organizarmos os 7 tópicos sobre Conjuntivite.
Oftalmologista com Residência em oftalmologia pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba, especialista em Retina e Vítreo. Clinica em Maringá
Agradecemos Gabriela Cristófoli Pereira por compartilhar sua agonia com a conjuntivite e nos inspirou a falar sobre esse importante assunto!
3 Comentários
Pingback: Lentes de contato : você só tem um par de olhos - por isso cuide deles! - Blog Biossegurança | Cristófoli
Eu Marlene Araujo, sou dentista no Rio de Janeiro mas no ano de 2006 viajei para Salvador para um casamento que infelizmente foi um desastre para mim, contrai uma conjuntivite, qual me rendeu lesão de córnea e uma doença que rendeu por 3 meses. Com todos os cuidados ainda houve transmissão para meus filhos sendo um deles contaminado tal, que também teve lesão de córnea, portanto essa reportagem foi muito esclarecedora e propicia a fim de orientação quanto essa doença é muito importante
Marlene
Obrigada pelo seu depoimento. Sim acreditamos que é muito importante colaborar na prevenção das infecções. Especialmente evitar a auto-medicação, pois como você sabe, isso pode piorar muito qualquer infecção!
Abraços
Liliana