Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

COVID-19- Hipóxia silenciosa tem sido descrita como frequente em pacientes com a doença. Entenda a importância de possuir um oxímetro.

Hipóxia Silenciosa

Hipóxia: É a diminuição da quantidade de oxigênio no sangue usualmente acompanhada por dispneia, ou seja, dificuldade para respirar, falta de ar. A hipóxia silenciosa é aquela na qual ocorre uma diminuição da saturação de oxigênio no sangue sem que o paciente apresente o desconforto respiratório. Em muitos casos de COVID-19 a hipóxia silenciosa pode ocorrer, especialmente em pessoas com mais de 60 anos. A consequência disso é que o paciente só vai apresentar sintomas quando a saturação de oxigênio está muito baixa. Algumas vezes, já é tarde demais.

Oxímetro – Por que o dentista precisa ter um?

A triagem dos pacientes é uma estratégia bem sucedida para evitar a transmissão de COVID-19 nos consultórios odontológicos. Na triagem prévia o paciente responde a algumas perguntas relacionadas a sinais e sintomas COVID-19 assim como quanto à possibilidade de exposição ao vírus. No dia da consulta odontológica, incluímos a aferição da saturação de oxigênio no sangue utilizando um oxímetro digital. É uma ferramenta simples de ser utilizada, com resultado objetivo. Entretanto, deve-se ter em mente que é apenas um instrumento de triagem e não confere diagnóstico.

Conheça o documento elaborado pelo Grupo GerAção Biossegurança para orientar os pacientes odontológicos em relação à COVID-19.

Qual a saturação de oxigênio esperada no sangue?

O desejável é que a saturação de oxigênio seja acima de 95%. Alguns fatores podem influenciar nessa medida, como por exemplo dedos com sujidade, má posição do oxímetro no dedo, pilha do oxímetro com a carga vencida, entre outros. Se detectar uma saturação abaixo de 95%, repita a aferição tentando corrigir os problemas acima descritos e, se permanecer, indique que o paciente procure um serviço de saúde. É bom lembrar que COVID-19 não é o único motivo para a pessoa ter uma oxigenação mais baixa no sangue, de toda forma é necessário que o paciente investigue a razão.

Qual a vantagem da detecção precoce de hipóxia em pacientes com COVID-19?

Embora não tenhamos um tratamento específico para COVID-19, após 7 meses de pandemia, algumas abordagens medicamentosas e de suporte tem sido bem sucedidas para minimizar os riscos para o paciente. Iniciar o tratamento imediatamente com oxigênio e auxílio de medicamentos pode evitar a internação em UTI. Portanto, quanto antes for detectada a hipóxia e iniciado o tratamento melhor as perspectivas. É importante dizer que esses resultados foram obtidos em pacientes com sintomas de COVID-19.

Em um webinar do CRM_PR o presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), Dr. Clovis Arns declarou: “A hipóxia silenciosa, que é a falta de oxigênio no sangue de forma que o paciente não se queixa de falta de ar, é muito frequente na Covid-19. É o grande aprendizado que eu poderia dizer como infectologista que nós tivemos nesses seis meses”.

Assim surgiu o projeto ALERT(AR), explicou Dr Arns durante o webinar. O programa ALERT(AR) tem por finalidade detectar a hipóxia silenciosa utilizando oxímetros digitais em pacientes com COVID-19. Os agentes de saúde fazem a aferição em domicílio de pacientes de COVID-19 pertencentes a populações vulneráveis. Saiba mais sobre o Projeto Alert(ar)

Uso de Oxímetros Digitais em Odontologia pode detectar a hipóxia silenciosa

Em tempos de pandemia muitas pessoas evitam serviços de saúde, mas procuram o cirurgião dentista. Essa pode ser uma oportunidade de detectar um paciente com COVID-19 com sintomas leves e contribuir para um desfecho favorável e ainda evitar o contágio no consultório odontológico. Por esse motivo, capriche na triagem dos pacientes e não deixe de registrar os dados de saúde de todos os profissionais da sua equipe diariamente.

Liliana Donatelli

Consultora em Biossegurança

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

7 Comentários

  1. Tenho 24 anos, medi minha saturação hoje o dia todo pq estava meio aérea, oscila de 86-87.
    Achei que o oxímetro estava com defeito e medi na minha filha que estava com a saturação de 97. Agora estou preocupada, não sei se devo ir no hospital

    • Olá Julia
      Espero que a sua situação tenha sido resolvida. Esse não é um canal de atendimento para pacientes, nem tampouco funciona 24 horas. Essa saturação está abaixo do normal e deve ser investigada. Entretanto isso pode ser devido a muitos fatores, inclusive resíduos nas unhas (como esmalte de unha) e sujidade nas mãos.
      Atenciosamente,
      Liliana

  2. Benedito Correia Reponder

    usei o aparelho … deu entre 92 a 94. preciso me preocupar? sou obeso depressivo ansioso e estou resfriado. nao fiz teste de covid19 ainda. preciso me preocupar com esse dado do oximetro?

  3. Pingback: 4 milhões de Acessos - Blog Biossegurança - Blog Biossegurança | Cristófoli

  4. Pingback: COVID-19 Guia de Orientações para Atenção Odontológica - Ministério da Saúde - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.