Nesse post incluímos a publicação “Covid-19 Nota Técnica n 4 da Anvisa atualizada (de novo em maio) 2023”. Fizemos um resumo das mudanças para você.
Nova mudança
No dia 5 de maio, a ANVISA publicou uma nova versão da Nota Técnica n 4. Foi uma pequena alteração que publicamos para que você guarde a mais nova.
Quais as mudanças trazidas?
Finalmente depois de três anos de pandemia do SARS-CoV-2 que causa a Covid-19 a doença transita para uma fase endêmica, graças às vacinas. Essa nova atualização da Nota Técnica n 4 da Anvisa trouxe algumas modificações em relação à última versão. As alterações foram evidenciadas em cinza no índice do documento e resumidas no primeiro capítulo e essa última mudança do dia 5 de maio está evidenciada no documento em azul turquesa e refere-se apenas a serviços de diálise. As mais importantes seguem abaixo:
Triagem nos serviços de Saúde
Os serviços de saúde devem continuar a triagem dos pacientes em relação aos sintomas típicos. O objetivo é auxiliar na detecção precoce do vírus. Isso também evita o atendimento de pessoas sintomáticas nos procedimentos não diretamente envolvidos com os sintomas gripais e que podem ser postergadas. Por exemplo, num caso de atendimento odontológico de rotina.
Recomendações sobre Uso de máscaras
O uso de máscaras é mantida a recomendação para:
- Pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 e seus acompanhantes;
- Pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com pacientes suspeitos ou positivos;
- Pacientes e trabalhadores nas áreas de espera pré-triagem em hospitais nos quais os pacientes suspeitos podem estar presentes;
- Profissionais da triagem.
Etiqueta Respiratória
Foi padronizado o termo etiqueta respiratória ao invés de higiene respiratória/ etiqueta da tosse. Sendo assim, a expressão ficou em harmonia com o Guia de Vigilância Epidemiológica da Covid-19.
Odontologia – Anexo 4 – Precisa ler!!!
As principais alterações estão relacionadas ao aventais não cirúrgicos, uso de máscaras pelos pacientes não sintomáticos e alteração do período de quarentena. O Guia Atualizado no MS para atendimentos odontológicos continua como referência para esses procedimentos. É fundamental a leitura cuidadosa desse anexo para todos os serviços odontológicos.
Uso de PFF2 Segue recomendada para os atendimentos Odontológicos
Os respiradores (N 95 Ou PFF2) continuam recomendados para o uso de toda a pe de saúde bucal. Isso se justifica pela dificuldade em determinar quando acontecerão os procedimentos geradores de aerossóis. Da mesma forma, há grande proximidade com as cavidades oral e nasal do paciente e os profissionais de odontologia.
Esterilização da Peças de Mão
O documento reforça a necessidade de esterilização em autoclaves desses instrumentos, assim como todos os outros críticos e semi-críticos utilizados durante os procedimentos odontológicos.
Tratamento e Renovação do Ar
Essa é outra recomendação antiga em que ganhou força durante a pandemia. A Covid-19 é uma doença transmitida que por gotículas e aerossóis. A dimensão da pandemia mostrou a relevância de incorporar medidas de engenharia e equipamentos de renovação e tratamento do ar. São ferramentas primordiais para o controle de infecções nos serviços odontológicos.
Aventais e Capotes
Os parâmetros para a qualidade aventais não cirúrgicos mudou da gramatura mínima e passou a ser a normalizado pela da ABNT NBR 16693:2022. A referência faz todo sentido. Isso porque a norma determina as bases técnicas para qualidade, ou seja, não basta ser “grosso”, precisa conferir proteção adequada ao risco. Para tanto, o documento recomenda uma combinação de cinco ensaios, de acordo com o uso pretendido.
São ensaios de resistência:
- À penetração de patógenos transmitidos pelo sangue;
- À penetração de líquidos
- ensaio de penetração por impacto;
- ensaio de pressão hidrostática;
- Ao rasgo;
- À tração.
O fabricante dos aventais também deve fornecer o nível de classificação atendido de acordo com a norma, o nome do fabricante, nome do produto ou tipo , lote, entre outros esclarecimentos.
Serviço de Alimentação no Hospital
O uso preferencial de pratos, talheres e copos descartáveis foi removido, visto que o vírus é susceptível ao calor bem como à desinfecção química.
Orientação para os Procedimentos Cirúrgicos — Prevenção e Controle de Infecções pelo SARS-CoV-2 — Anexo 7
A nota técnica 06/2020 da ANVISA passou a integrar a atualização da Nota Técnica n 4 sob a forma de anexo.
Por que a Nota Técnica n 4 da Anvisa atualizada 2023 é tão necessária?
Porque o SARS-CoV-2 veio para ficar então vamos ter que aprender a lidar com ele e impedir que cause mais doença. Embora as vacinas tenham mudado o curso da epidemia, ainda temos casos graves e mortes. É nossa responsabilidade evitar-las tanto quanto possível.
Liliana Donatelli
3 Comentários
Seu post está incompleto, na nota técnica atualizada em maio de 2023 também refere-se a necessidade do uso das mascaras nas enfermarias e nos corredores dessas enfermarias, por profissionais, pacientes, visitantes e acompanhantes.
Obrigada pela sugestão, incluí a palavra “mantida” a recomendação.
Muito bom o artigo!. Bom saber, aprender, poder repassar conhecimentos adquiridos as outras pessoas com quem convivo, familia e empresa. Parabéns