Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Nesse post incluímos a publicação “Covid-19 Nota Técnica n 4 da Anvisa atualizada (de novo em maio) 2023”. Fizemos um resumo das mudanças para você.

Nova mudança

No dia 5 de maio, a ANVISA publicou uma nova versão da Nota Técnica n 4. Foi uma pequena alteração que publicamos para que você guarde a mais nova.

Quais as mudanças trazidas?

Finalmente depois de três anos de pandemia do SARS-CoV-2 que causa a Covid-19 a doença transita para uma fase endêmica, graças às vacinas. Essa nova atualização da Nota Técnica n 4 da Anvisa trouxe algumas modificações em relação à última versão. As alterações foram evidenciadas em cinza no índice do documento e resumidas no primeiro capítulo e essa última mudança do dia 5 de maio está evidenciada no documento em azul turquesa e refere-se apenas a serviços de diálise. As mais importantes seguem abaixo:

Triagem nos serviços de Saúde

Os serviços de saúde devem continuar a triagem dos pacientes em relação aos sintomas típicos. O objetivo é auxiliar na detecção precoce do vírus. Isso também evita o atendimento de pessoas sintomáticas nos procedimentos não diretamente envolvidos com os sintomas gripais e que podem ser postergadas. Por exemplo, num caso de atendimento odontológico de rotina.

Recomendações sobre Uso de máscaras

O uso de máscaras é mantida a recomendação para:

  • Pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 e seus acompanhantes;
  • Pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com pacientes suspeitos ou positivos;
  • Pacientes e trabalhadores nas áreas de espera pré-triagem em hospitais nos quais os pacientes suspeitos podem estar presentes;
  • Profissionais da triagem.

Etiqueta Respiratória

Foi padronizado o termo etiqueta respiratória ao invés de higiene respiratória/ etiqueta da tosse. Sendo assim, a expressão ficou em harmonia com o Guia de Vigilância Epidemiológica da Covid-19.

Odontologia – Anexo 4 – Precisa ler!!!

As principais alterações estão relacionadas ao aventais não cirúrgicos, uso de máscaras pelos pacientes não sintomáticos e alteração do período de quarentena. O Guia Atualizado no MS para atendimentos odontológicos continua como referência para esses procedimentos. É fundamental a leitura cuidadosa desse anexo para todos os serviços odontológicos.

Uso de PFF2 Segue recomendada para os atendimentos Odontológicos

Os respiradores (N 95 Ou PFF2) continuam recomendados para o uso de toda a pe de saúde bucal. Isso se justifica pela dificuldade em determinar quando acontecerão os procedimentos geradores de aerossóis. Da mesma forma, há grande proximidade com as cavidades oral e nasal do paciente e os profissionais de odontologia.

Esterilização da Peças de Mão

O documento reforça a necessidade de esterilização em autoclaves desses instrumentos, assim como todos os outros críticos e semi-críticos utilizados durante os procedimentos odontológicos.

Tratamento e Renovação do Ar

Essa é outra recomendação antiga em que ganhou força durante a pandemia. A Covid-19 é uma doença transmitida que por gotículas e aerossóis. A dimensão da pandemia mostrou a relevância de incorporar medidas de engenharia e equipamentos de renovação e tratamento do ar. São ferramentas primordiais para o controle de infecções nos serviços odontológicos.

Aventais e Capotes

Os parâmetros para a qualidade aventais não cirúrgicos mudou da gramatura mínima e passou a ser a normalizado pela da ABNT NBR 16693:2022. A referência faz todo sentido. Isso porque a norma determina as bases técnicas para qualidade, ou seja, não basta ser “grosso”, precisa conferir proteção adequada ao risco. Para tanto, o documento recomenda uma combinação de cinco ensaios, de acordo com o uso pretendido.

São ensaios de resistência:

  • À penetração de patógenos transmitidos pelo sangue;
  • À penetração de líquidos
    • ensaio de penetração por impacto;
    • ensaio de pressão hidrostática;
  • Ao rasgo;
  • À tração.

O fabricante dos aventais também deve fornecer o nível de classificação atendido de acordo com a norma, o nome do fabricante, nome do produto ou tipo , lote, entre outros esclarecimentos.

Serviço de Alimentação no Hospital

O uso preferencial de pratos, talheres e copos descartáveis foi removido, visto que o vírus é susceptível ao calor bem como à desinfecção química.

Orientação para os Procedimentos Cirúrgicos — Prevenção e Controle de Infecções pelo SARS-CoV-2 — Anexo 7

A nota técnica 06/2020 da ANVISA passou a integrar a atualização da Nota Técnica n 4 sob a forma de anexo.

Por que a Nota Técnica n 4 da Anvisa atualizada 2023 é tão necessária?

Porque o SARS-CoV-2 veio para ficar então vamos ter que aprender a lidar com ele e impedir que cause mais doença. Embora as vacinas tenham mudado o curso da epidemia, ainda temos casos graves e mortes. É nossa responsabilidade evitar-las tanto quanto possível.

Liliana Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

3 Comentários

  1. Seu post está incompleto, na nota técnica atualizada em maio de 2023 também refere-se a necessidade do uso das mascaras nas enfermarias e nos corredores dessas enfermarias, por profissionais, pacientes, visitantes e acompanhantes.

  2. Alberto Zapaterra Junior Reponder

    Muito bom o artigo!. Bom saber, aprender, poder repassar conhecimentos adquiridos as outras pessoas com quem convivo, familia e empresa. Parabéns

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.