Nesse domingo, 29 de maio, celebramos o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Veja do que se trata. O tema 2022 : Prevenção do Câncer Colo-retal.
Quais são os órgãos que compõem o sistema digestório?
O sistema digestório (essa é a nova nomenclatura para sistema digestivo), é composto dos seguintes órgãos:
Boca, faringe, esôfago, estômago, jejuno, intestino delgado, apêndice cecal, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. E ainda tem os órgãos acessórios: dentes, língua, glândulas salivares, vesícula biliar, pâncreas, fígado. Uau! Muito coisa não é mesmo?
Por esse motivo, tem muitas possibilidades de mau funcionamento. A Organização Mundial da Saúde avalia que cerca de 20% da população mundial sofra com alguma perturbação do sistema digestório. Mais importante, 90% das pessoas não procuram orientação médica.
Quais são os problemas digestivos mais comuns?
Bem, para falar da saúde digestiva, vamos entender quais são as doenças digestivas de maior relevância na atualidade.
Muitas doenças do trato gastrointestinal estão associadas a maus hábitos e estilo de vida. Alimentação inadequada, tabagismo, estresse, vida sedentária entre outros são fatores de risco para desenvolver transtornos desse sistema.
Naúseas, sensação de empachamento, refluxo, azia, conspiração e dor abdominal sõ alguns sintomas de perturbações digestivas. Entretanto, alguns outros sinais e sintomas como tosse seca dor no peito e de cabeça também podem estar relacionados com disfunções do sistema digestório.
Prevenção é o melhor remédio
O diagnóstico precoce é fundamental para resolver da melhor forma. Por isso, se sentir qualquer um dos sintomas citados acima, procure um médico para avaliação.
O Microbioma
São as bactérias do bem que nos ajudam a processar os alimentos. Em nossos intestinos habitam mais de 1000 espécies conhecidas e trilhos de microrganismos com as principais funções:
Antibacteriana – impede a colonização de bactérias indesejáveis para o nosso corpo;
Imunoestimulante – favorece a atuação do sistema imunológico;
Metabólica – age na degradação de resíduos no cólon
O uso de probióticos pode ajudar muito, mas utilize sempre com orientação médica.
Tema 2022
De acordo com a World Gastroenterology o tema desse ano é a Prevenção do Câncer Colo-retal. Para a detecção precoce desse tipo de câncer, há várias maneiras. Entre elas, a colonoscopia. Quando identificado nos estágios iniciais, a chance de cura é muito grande.
Participe da campanha divulgando e realizando as ações de prevenção!
Liliana Donatelli