Hoje é dia mundial do doador de sangue, 14 de junho. Você já doou alguma vez? Participe, divulgue e doe! Você pode salvar muitas vidas.
Por que ser doador de sangue?
Sangue é um produto que só nós mesmos podemos fazer, nem toda tecnologia conseguiu recriar esse fluido corporal essencial à vida. Muitas pessoas perdem sangue durante acidentes, por exemplo. Eu já precisei de três bolsas e sou muito grata aos voluntários anônimos que me ajudaram na minha recuperação. Entretanto, há pessoas que sofrem de doenças que necessitam de sangue ou seus componentes, como plaquetas, plasma, etc. Pessoas com câncer, certas doenças auto-imunes, anemia entre tantas outras.
Quem pode ser doar de sangue?
A maioria das pessoas saudáveis com entre 16 e 69 anos de idade e que tiver mais de 50 quilos. Eu não pude doar por muito tempo, mas agora já posso e já doei (pelo menos uma vantagem de ter ganhando uns quilinhos). Confesso que preciso doar mais vezes. Fica o meu compromisso! O procedimento é bem simples e não é muito demorado. Claro que tomar sorvete é mais agradável, mas a alegria de poder ajudar alguém compensa. No meu caso, tinha destino certo – a filhinha de uma amiga com leucemia. Hoje ela está curada e me fez muito bem saber que pude contribuir para a sua recuperação.
Temporariamente impedidos de doar sangue
- Gripe, resfriado, febre e Covid-19;
- Gestantes,
- Pós-parto (90 dias) e Pós-cesárea (180 dias)
- Cirurgias em geral 6 meses
- Transfusão de sangue 6 meses
- Vacinas – depende do tipo
- Endoscopias e colonoscopias 6 meses
- Exposição de risco 12 meses após a exposiçao
- Piercing tatuagem 12 meses
Pemanentemente Impedidos
- Ter tido quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis: Hepatites B, C, HIV, HTLV I e II, Doença de Chagas, Malária;
- Uso de drogas injetáveis.
Dicas para o doador de sangue
- Vá alimentado, sem exagero. Se for depois do almoço aguarde duas horas e evite alimentos gordurosos.
- Não vá privado de sono. Ou seja, tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24horas.
- Homens podem doar até quatro vezes por ano, mulheres três.
- O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
- Pessoas com idade acima de 60 anos podem doar (até os 69), desde que já tenham doado antes dos 60.
Tipos de Sangue
Não importa o seu tipo de sangue! Ele será sempre bem-vindo. Mas existem alguns tipos mais comuns e outros mais raros. Isso faz diferença quando há fila de espera. O tipo “O”negativo é considerado doador universal. Pode doar para todos os outros tipos sanguíneos enquanto o tipo AB positivo é considerado receptor universal. Na verdade, o ideal é receber exatamente o mesmo tipo sanguíneo. Daí a importância dos bancos de sangue. Quando doamos sangue e dizemos que é para alguém, o sangue não vai exatamente para aquela pessoa, dessa forma, estamos repondo o sangue para o banco.
Faça a sua parte e colabore.
Para saber mais acesse O Ministério da Saúde_ DOAÇÃO SANGUE
Liliana Donatelli