Florence Nightingale — Dia Mundial da Enfermagem 12 de maio: Quem é da área da saúde certamente já ouviu falar dela. Saiba mais nesse post sobre essa incrível mulher vitoriana que revolucionou o cuidado à saúde.
Florence Nightingale
Nascida na Itália em Florença, no dia 12 de maio de 1820 cresceu e foi educada na Inglaterra. Florence foi uma precursora da estatística em saúde, reformadora social inglesa e considerada a fundadora da enfermagem moderna.
William Shore Nightingale, seu pai, era milionário e tinha uma visão avançada sobre a educação feminina. Isso tornou possível que ela e sua irmã frequentassem o King’s College de Londres e estudar história, italiano, filosofia, literatura e matemática.
Desde jovem teve o desejo de ajudar ao próximo. Entretanto, enfermagem não era considera digna de uma moça de família abastada. Por esse motivo, enfrentou a oposição de sua mãe para dedicar-se à essa atividade.
O fascínio que a enfermagem exercia sobre Florence venceu. Ela começou seu aprendizado na Inglaterra, alternando as aulas de anatomia e as visitas ao hospital do distrito.
Mais tarde frequentou a Escola de Enfermagem, na Alemanha e foi nessa ocasião que experimentou a prática profissional com as religiosas protestantes.
Florence tinha muitos contatos e amizades que deram a ela muitas oportunidades para exercer a sua vocação. Entre elas a sua esplendida atuação da Guerra da Crimeia.
No hospital militar inglês, onde os soldados morriam vítimas da cólera e frio, Florence revolucionou o atendimento aos feridos. Trouxe os princípios de higiene limpeza e também baseados na biomedicina. Foi também considerada a responsável pela profissionalização da enfermagem.

Dama da Lamparina
Florence ficou conhecida com esse nome, uma referência às suas visitas noturnas aos enfermos com a lamparina na mão durante a Guerra na Crimeia. Chefiava uma equipe de enfermeiras voluntárias treinadas por ela, seriamente dedicadas. Lutou contra a indiferença dos oficiais e escassez de suprimentos e equipamentos básicos para o atendimento. Seu trabalho sistemático e incansável foi recompensado pela drástica redução das mortes no hospital militar.
De Volta à Inglaterra
A Rainha Vitória concedeu a Real Cruz Vermelha à Florence como um reconhecimento ao seu trabalho. Posteriormente recebeu a Ordem de São João e foi a primeira mulher a ser agraciada com a Ordem de Mérito.
Escritora admirável e eclética
Seu trabalho também enfrentou críticas e nem sempre foi devidamente reconhecido. Com o intuito de esclarecer a opinião pública, e obter seu apoio, Florence publicou dois livros: “Administração Hospitalar do Exército” e “Comentários sobre Questões Relativas à Saúde”. O resultado foi uma mobilização da população feitas com contribuições que permitiram reformas e a construção de um hospital.
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado no dia de seu aniversário — 12 de maio em sua homenagem e reconhecimento ao seu trabalho. Florence Nightingale faleceu no dia 13 de agosto de 1910 em Londres, Inglaterra.

Há 203 anos nascia Florence Nightingale
Visionária, matemática, corajosa. Essas são apenas alguns dos muitos atributos para definir uma mulher muito a frente do seu tempo. Nascida em uma família rica, preferiu outros caminhos não convencionais para as moças de sua época.
Ficou conhecida por introduzir a lavagem das mãos e outras práticas de higiene e limpeza limpeza que remodelaram os hospitais britânicos. Seus estudos foram a base da moderna enfermagem.
Estatística
Os dados fazem parte da nossa vida atual, não conseguimos mais viver sem eles! Ela foi uma pioneira em estatística em saúde, utilizando infográficos que tornavam os dados acessíveis. Essa poderosa ferramenta visual contribuiu para que Florence obtivesse apoio para suas ações.
2020 – Foi o Ano Internacional da Enfermagem
Nesse momento pandêmico de COVID-19, nada mais oportuno que um tributo a todos esses profissionais tendo como seu maior símbolo essa grande mulher. O ano de 2020 foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde para celebrar os 200 anos do seu nascimento. A revista The Lancet também publicou um editorial em novembro de 2019 sobre o assunto.
Fica a nossa homenagem a cada um deles com as palavras da sua patrona:
“A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Florence Nightingale
Uma precursora da Biossegurança!
Enfermeiros — Recebam nosso abraço e o nosso MUITO OBRIGADO!
Liliana Donatelli e Angela Cristófoli
Fontes