O livro Geopolítica do Mosquito (Géopolitic du mousquite) de Erik Orsenna é publicado em Paris
Orsenna é embaixador do Instituto Pasteur e viajou meio mundo literalmente atrás dos mosquitos. Conversou com cientistas dedicados às arboviroses (doenças transmitidas por insetos) e organizou suas experiências e relatos no livro Geopolítica do Mosquito com o título em português.
Vejam a tradução de alguns trechos do livro:
“Quando eles zumbem em nossos ouvidos à noite, não estão simplesmente nos perturbando. Eles estão contando uma história: eles estão nos trazendo a sua visão da globalização. É uma história em escala planetária, com fronteiras aniquiladas, em constante mutação e luta pela sobrevivência. Em última análise, é a história de um ménage à trois: o mosquito, o parasita e sua presa (em outras palavras nós vertebrados) “. Como relata Erik Orsenna em seu livro, Géopolitique du moustique, o Petit de la mondialisation IV . Ou a A Geopolítica do Mosquito : Um Breve Resumo da Globalização IV, publicado por Fayard, que estará disponível em livrarias a partir de 3 de abril de 2017.
Para escrever seu livro, Erik Orsenna viajou por vários países onde as doenças transmitas por mosquitos são um problema de saúde pública. Esteve também muitas vezes no Instituto Pasteur em Paris, uma das quais encontrou Anna-Bella Failloux que é a líder das pesquisas com arbovírus e a unidade de insetos vetores, e também François Rodhain que é um eminente pesquisador em entomologia médica, hoje professor honorário da entidade. Visitou a Africa, Ásia e América.
Uma das personalidades que mais impressionou Orsenna foi Gilles Boeuf, segundo ele, poucas pessoas são tão fascinantes. O professor ajudou Erik a entender melhor os mosquitos e repontes as seguintes perguntas:
- O que são mosquitos?
- Onde vivem?
- Como podemos nos livrar deles?
Nesse livro especialistas do Instituto Pasteur oferecem uma visão mais profunda sobre os mosquitos, em especial os pertencentes à família do Aedes que possui vetores de viroses perigosas.
Fonte: Instituo Pasteur
Embora o site do Instituto declare que esta à venda, não encontrei o título para ser comprado. Possivelmente só esta disponível em francês. Vamos torcer para chegar a tradução, ao menos para o inglês! Seria bom mesmo é ter em português, uma vez que temos muitas doenças transmitidas por mosquitos. Atualmente vivemos com epidemias de dengue, zika , chikungunya, febre amarela, sem falar de endemias localizadas como malária e leishmaniose visceral.
Liliana Junqueira de P. Donatelli