O que você faz com os instrumentos novos ao chegar da loja? Como essa pergunta apareceu?
Todos os dias recebo e-mails e comentários no blog com dúvidas e perguntas – as mais variadas – sobre o processo de esterilização e suas etapas.
Muitos até se desculpam por acharem que a dúvida é boba. Não existe pergunta tola! Se tiver dúvida, pergunte! A sua dúvida pode ser de outra pessoa também e é fundamental trabalhar com segurança.
Hoje me inspirei em uma delas para escrever esse post. Essa pessoa testa instrumentos importados esterilizando-os para verificar a sua qualidade. Ela se queixou que saiu um vapor estranho, irritante e com mau cheiro da autoclave e que os seus olhos ficaram lacrimejando.
E eu perguntei: Você lava os instrumentos novos antes de embalar e esterilizar ?
A resposta foi: NÃO!
Como lavar os instrumentos novos?
É imprescindível lavar os instrumentos novos, mesmo que nunca tenham sido utilizados. Lembre-se que os instrumentos vieram de fábrica e foram manuseados, pode ter substâncias químicas – resíduos do processo de fabricação. Isso poderá contaminar quimicamente os instrumentos e afetar seu paciente, ou o operador (nesse caso descrito acima não há envolvimento de pacientes), ou ambos.
Por isso lembre-se que ao comprar instrumentos novos, lave-os antes de esterilizá-los. Você vai usar o mesmo protocolo que você usa para instrumentos contaminados. LAVE MUITO BEM e ENXÁGUE MUITO BEM.
Biossegurança é fundamental!
Abraços
Liliana Junqueira de P.Donatelli
Sugestões para você
-
- Para lavar seus instrumentos use uma cuba de ultrassom Cristófoli .
- Para o enxágue final dos instrumentos use água destilada. Conheça o Destilador Cristófoli
Vídeo Sugerido:
Produtos