No dia do professor nada mais adequado que um livro para homenagear aqueles que se dedicam a compartilhar e estimular o conhecimento.
O “Ser” Professor – Uma homenagem no dia do Professor
O “ser” Professor de Alberto Consolaro é um guia completo para aqueles que desejam se superar na arte de ensinar. Consolaro é um excelente professor e um ótimo escritor.
O livro tem poucas opções para compra no momento. Só encotrei na Livraria do Site (nunca comprei nesse local), que curiosamente traz uma resenha minha sobre o livro no site, que eu incluí abaixo:
Este livro foi escrito para responder as seguintes perguntas:
- Como se preparar para uma aula expositiva?
- Posturas, condutas e o perfil do professor universitário moderno?
- Como planejar cursos e disciplinas?
- Como evoluíram e por que temos as universidades atuais?
- Quais e como são as várias forams de ensinar e aprender?
- Como é a carreira docente e o cerimonial acadêmico?
- Quais os tipo de de cursos e atividades acadêmicas?
- Como enfrentar bancas examinadoras e concursos?
Embora o livro seja mais dedicado aos professores universitários esse é um livro que todo professor precisa ler. Se você não ganhar, compre!
É gostoso de ler, cuidadoso na linguagem escrita e no design.
O autor : Dr Alberto Consolaro, Professor Titular da USP em Bauru, nosso querido amigo que nos permitiu compartilhar toda a segunda-feira, sua coluna do Jornal da Cidade – Ciência no Dia a Dia, durante os anos que o acesso do jornal foi livre. Esses artigos deram origem ao livro “Queremos saber”, disponível pela Livraria Saraiva– ótima leitura. Também recomendo!
No livro, O “Ser”Professor, Prof. Consolaro, nos ensina a ensinar para os jovens dos dias de hoje: uma geração diferente em habilidades e senhores de recursos do novo milênio. Mais do que respeitá-los cabe a nós sermos capazes de oferecer ferramentas que os tornem cada vez melhores no campo que escolheram e nos deram o privilégio de participar.
Trago aqui a dedicatória que ele escreveu para mim no meu exemplar:
“Cara Liliana
Sem refletir, não dá para viver! Espero que o livro te induza a novas reflexões! Com carinho do amigo,
Alberto Consolaro – Bauru 28/08/2012″
Um feliz dia e obrigada!
Liliana Junqueira de Paiva Donatelli