Nesse post você vai encontrar o Passo a Passo Indicador Biológico para Líquidos e aprender como fazer para monitorar ciclos de líquidos com indicadores biológicos. Dessa forma, vai ficar fácil de verificar esses ciclos da sua autoclave e checar se todos os parâmetros da esterilização foram realmente obtidos.

PPIBL – Passo a Passo Indicador Biológico para Líquidos

Esse documento surgiu de uma necessidade nossa, dentro da fábrica da Cristófoli, de monitorar os ciclos das autoclaves produzidas. Então, de um POP interno, surgiu a ideia de elaborar um documento ainda melhor e com um visual mais caprichado, para que os nossos clientes também pudessem usar na sua rotina.

Se você tiver alguma sugestão, mande para nós. Estamos sempre nos empenhando para trazer um conteúdo bastante relevante para você.

Quando o ciclo de líquido é usado?

Esse é um ciclo mais usado em laboratórios, geralmente para esterilizar meios de cultura. Não inove querendo esterilizar outras coisas (sem que o uso pretendido esteja indicado).

Dica

No final do ciclo de líquidos não ocorre a despressurização automática. Caso contrário o meio de cultura poderia ser drenado de dentro do recipiente e perdido. Assim a despressurização ai acontecer de forma lenta e gradual por meio do resfriamento. O resultado disso é que vai sobrar água na câmara da autoclave no final do ciclo. É normal, mas parte de água será perdida mesmo. Por esse motivo, sempre elimine a água manualmente e  para finalizar limpe a câmara da sua autoclave com um pano seco.

Dúvidas? Conte comingo!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Passo a Passo Indicador Biológico para Líquidos

Passo a Passo Indicador Biológico para Líquidos

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta