Nesse post “Organização:como otimizar a esterilização com ferramentas de gastronomia?” Conheça a técnica “Mise en place”. Atualizado em 31/03/2022
Organização
É sinônimo de profissionalismo. As coisas podem dar certo com alguma bagunça, mas organizado é muito melhor. Nesse artigo eu trago uma outra paixão minha além da biossegurança: cozinhar. Virei uma fã dos programas e séries de gastronomia e confeitaria. Vemos que muitos participantes são geniais. Entretanto, os que conseguem mais sucesso são os que se organizam melhor, no espaço, na bancada e no tempo. Por esse motivo, eu trouxe a técnica “Mise en place” de organização da culinária. Dessa forma, vai ajudar você a otimizar o seu tempo no processo de esterilização.
Mas afinal o que é “mise en place”?
A gastronomia tem muitas raízes na culinária francesa. A tradução da expressão é “colocar no lugar”. A ideia é separar todos os ingredientes já pesados e medidos, com todos materiais e equipamentos que serão necessários para fazer a receita. Isso é muito útil e ajuda a não esquecer nada, além de padronizar todo o processo.
Cookies ou biscoitos com Gotas de chocolate
O Biscoito foi só um exemplo que usei para trazer aqui esse conhecimento e transportar para as Etapas da Esterilização. Se você quer a receita aí vai com todos os detalhes:
O POP e o Manual de Rotinas
Ainda comparando com a cozinha, o Manual de rotinas é o seu livro de receitas e o POP cada receita individual. Observe que é necessário fazer uma análise crítica do manual de rotinas e procedimentos. Veja se cada POP reflete o trabalho real. Se for necessário, mude, complemente. Para a sua elaboração tenha como base a legislação e as recomendações em Biossegurança.
Como usar a organização para otimizar a Esterilização com a técnica de “Mise en Place
Do mesmo modo que os competidores geniais, capriche na técnica do Mise en place. Separe todos os materiais que serão utilizados. Observe cuidadosamente os equipamentos, instrumentos e insumos se estão adequados ao processo. Anote todas as suas escolhas e incorpore no POP. Certifique-se que todos os equipamentos funcionam e que tudo que você precisa está à disposição nas quantidades indicadas.
Utilize a organização mise en place também no atendimento, planejando com antecedência os insumos que serão empregados durante a consulta.
Exemplo prático
Vamos dar um exemplo na limpeza de materiais, que é fundamental para o sucesso da esterilização. Para utilizar a cuba de ultrassom é necessário fazer a solução de detergente enzimático. Muita atenção da escolha dos acessórios.
Materiais necessários:
- Cuba de ultrassom (leia o manual de instruções primeiro)
- Medidor de água (jarra medidora compatível com o volume)
- Medidor de detergente enzimático (utilize uma seringa compatível com o volume – se 6 ml use a de 10 ml)
- Detergente enzimático (leia o rótulo)
Deixe tudo pronto para receber seus materiais. Faça a desgaseificação da solução depois de pronta.
Assim quando chegarem os materiais da área clínica para limpeza, já está tudo organizado.
Como você economizou tempo do seu dia já dá para fazer os seus biscoitos. Mão na massa!
Liliana Donatelli