Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Você também tem essa dúvida: RDC 15 Inclui Odontologia ou não?

A RDC 15 foi publicada pela ANVISA em 2012 e dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, isto é, traz as exigências para os centros de material e esterilização.

O escopo diz o seguinte: Este Regulamento se aplica aos Centros de Material e Esterilização  – CME dos serviços de saúde públicos e privados, civis e militares, e às empresas processadoras envolvidas no processamento de produtos para saúde.

Parágrafo único. Excluem-se do escopo desse regulamento o processamento de produtos para saúde realizados em consultórios odontológicos, consultórios individualizados e não vinculados a serviços de saúde, unidades de processamento de endoscópios, serviços de terapia renal substitutiva, serviços de assistência veterinária.

O que não ficou claro é que somente ficariam excluídos os consultórios odontológicos individualizados. Por isso, vemos muitas discrepâncias quanto às exigências das várias vigilâncias sanitárias em relação à Odontologia. Recife, por exemplo, adotou desta forma, isto é, incluiu todos os serviços odontológicos na RDC 15, exceto os consultórios com apenas um equipamento.

RDC 15 em revisão

Embora seja uma legislação moderna e que já incorpora o monitoramento de processos e equipamentos como base da qualidade assegurada, alguns pontos precisam ser melhorados. Por esse motivo, a norma está em revisão. Para incorporar a odontologia de maneira efetiva, a RDC deve incluir algumas exigências importantes como, por exemplo, a esterilização de todas as peças de mão para cada paciente — obrigatória nos EUA desde 1992. Outro ponto que deve ser ressaltado é que todos os materiais semi-críticos termorresistentes devem ser autoclavados embalados. Isso inclui brocas e moldeiras. Os procedimentos odontológicos são muito variados e exigem o uso de uma  grande diversidade de instrumentos e materiais de consumo. Por esse motivo a Biossegurança em Odontologia é tão complexa!

Fique de olho na consulta pública para poder contribuir.

Prazo de validade dos materiais esterilizados

Um dos principais pontos que facilita o processamento é o fim do prazo de validade por tempo. Mas atenção, ainda há estados como o de São Paulo que adotam o prazo de 7 dias para materiais esterilizados na Odontologia. Dessa forma, vale a legislação mais restritiva, ou você conta com a interpretação do fiscal da vigilância, ou aguarda a revogação da Portaria SS 15, já há muito ultrapassada em vários aspectos.

Na RDC 15 está assim em definições: data limite de uso do produto esterilizado: prazo estabelecido em cada instituição, baseado em um plano de avaliação da integridade das embalagens, fundamentado na resistência das embalagens, eventos relacionados ao seu manuseio (estocagem em gavetas, empilhamento de pacotes, dobras das embalagens), condições de umidade e temperatura, segurança da selagem e rotatividade do estoque armazenado.

Qualificação — Como fazer?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários é como realizara qualificação de instalação, operação e desempenho, exigidas pela RDC 15. Nos hospitais esses procedimentos são realizados por empresas especializadas. Entretanto, para as  autoclaves de bancada, fica inviável. Para solucionar esse problema, formamos um grupo dedicado à qualificação dos pequenos esterilizadores. O objetivo é não cumprir a exigência, viabilizar do ponto de vista financeiro, mas também dar mais segurança e qualidade ao processo de esterilização nos pequenos esterilizadores  (autoclaves).

Norma para pequenos esterilizadores

O nosso grupo de colaboradores da ABNT está se reunindo desde setembro.  Um dos documentos de base  é a nova norma para pequenos esterilizadores (autoclaves). É composto por fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços e usuários, como é a regra da ABNT. Caso você tenha interesse em participar entre em contato. As reuniões acontecem virtualmente nas segundas quartas-feiras de cada mês das 9 às 11h.

Liliana J.P.Donatelli

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

1 Comentário

  1. Pingback: Revisão da RDC 15 em consulta pública - CP 585 e 586 - Blog Biossegurança | Cristófoli

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.