Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Em mais uma atividade do SETBIO 2021 teremos a Live com o assunto: Infecção Cruzada e Aerossóis em Odontologia: um desafio a ser vencido.

Covid-19 e Aerossóis em Odontologia

Uma das maiores mudanças de protocolo em biossegurança para odontologia foi devido ao reconhecimento da transmissão do SARS-CoV-2 por aerossóis. Desde então os serviços odontológicos tem avaliado as possibilidades de incorporar tecnologias disponíveis dentro do contexto de cada infra-estrutura já instalada antes da pandemia. Os desafios são diferentes não só relacionados ao investimento necessário, como também a impedimentos arquitetônicos.

A dificuldade do plano aberto em clínicas de faculdades

A maioria das clínicas das faculdades de odontologia e muitos serviços públicos operavam com múltiplas cadeiras odontológicas instaladas em um mesmo espaço físico. As áreas de atendimento eram separadas apenas por divisórias com dimensões variadas e com altura de até 2 metros, mas que geralmente não alcançavam o teto. Embora essa segmentação proporcionasse alguma privacidade aos pacientes e organização para os profissionais, possibilitava uma contaminação cruzada pelo ar. Vale ressaltar que isso não gerava necessariamente uma infecção, visto que as doenças de maior gravidade e relevância epidemiológica pré-Covid-19 não se transmitiam dessa forma.

Consultórios Privados

Normas e Leis Referentes ao Conforto Térmico

Até o surgimento da Covid-19 as leis e normas pré-existentes relativas ao conforto térmico e ventilação foram frequentemente deixadas em segundo plano. O usual eram os acréscimos e adaptações dos espaços físicos com a utilização de equipamentos nem sempre indicados para o uso em serviços de saúde como o caso dos “splits”. Essas máquinas refrigeram o ambiente mas não promovem as trocas de ar. Claro que sempre temos as honrosas exceções. Sabemos também que nem sempre é fácil conseguir verba para realizar as alterações necessárias e convencer gestores a gastar mais por um equipamento que aparentemente vai realizar o mesmo trabalho. A RDC50 que é a legislação que regula a construção de serviços de saúde é gigante. Contém as informações necessárias com as referências técnicas para orientar projetos iniciais e reformas. Entretanto, encontrar um profissional realmente conhecedor da legislação e das necessidades dos diversos ambientes de saúde é uma tarefa árdua.

O que fazer agora?

Para abordar esse tema trouxemos os seguintes palestrantes:

  • Andrea L. Witzel, DDS, Ms, PhD
    • Profa. Dra. da Disciplina de Estomatologia Clínica da FOUSP. Doutora e Mestra em Diagnóstico Bucal – FOUSP.Membro da Comissão de Biossegurança da FOUSP
  • Soraia Marangoni, DDS, Ms,PhD
    • Especialista em Odontopediatria, Mestra em Ciências Odontológicas Doutora em Ciências, Coordenadora do Curso Graduação em Odontologia e CST em Tecnologia em Radiologia da UNIFRAN. Coordenadora dos Cursos de Especialização e de Atualização em Odontopediatria da UNIFRAN. Coordenadora do Comitê de Biossegurança da UNIFRAN.
  • Paulo Takeji Moriya, DDS,Ms
    • Graduação em Odontologia e Especialização em Prótese Dentária pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Mestrado em Prótese Dentária pela São Leopoldo Mandic – Campinas.Professor de Prótese Dentária na graduação da UMESP de 1996 a 2010, atuando principalmente nas subáreas de Prótese Parcial Removível, Prótese Parcial Fixa e Oclusão. Professor convidado de “Fotografia Odontológica” em cursos de Pós-Graduação (Ortodontia, Implantes, Prótese) entre 1996 a 2006. Autor da série no Youtube “Spray Odontológico: É Possivel eliminar?”. Playlist em https://youtube.com/playlist?list=PLXVJl8wMkCJRvPumr3S7y7ITx_DbVCFBA

Como participar desse evento?

Você tem duas opções para assistir esse evento:

programação do SETBIO 2021 foi intensa e os links para as gravações estão disponíveis no post nesse mesmo post.

Liliana Donatelli 

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.