Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Blog Biossegurança | Cristófoli

Apresentação da Empresa Fundada em 1991, a Cristófoli Equipamentos de Biossegurança é empresa líder em vendas de autoclaves de mesa no mercado nacional, já fabricou mais de 240 mil autoclaves para o Brasil e para mais de 30 países para onde exporta parte de sua produção. Os equipamentos fabricados pela Cristófoli são altamente funcionais, combinando tecnologia, design e sistemas diferenciados para atender cada vez melhor os seus clientes. Administrada pela família Cristófoli, tem sua sede na Rodovia BR-158, nº 127, em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Fabricante e importadora de produtos para a saúde, a empresa tem vários diferenciais que a fazem uma das melhores do Brasil. Visão Ser referência mundial na área de saúde por crescer com criatividade, lucratividade e respeito às pessoas. Missão "Desenvolver soluções inovadoras para proteger a vida e promover a saúde". Histórico A Cristófoli se destaca por sua criatividade e inovação que há mais de 20 anos ajuda a construir a nossa história com invenções e produtos revolucionários para proteger a vida e promover a saúde. Certificações A conquista de um certificado é a aprovação para um sistema de gestão baseado em normas internacionais. É uma moderna ferramenta de administração e marketing que atesta a eficiência da empresa em determinada área para seus acionistas, clientes e mercado. Entretanto, para que uma empresa possa ser certificada, primeiramente um sistema de gestão deve ser implantado. Um sistema de gestão normatizado é a ferramenta mais moderna que existe para administrar informações, processos e pessoas envolvidas com uma ou mais atividades da empresa visando aumentar efetivamente sua eficiência. Clique nos certificados para visualizá-los. CERTIFICAÇÃO ISO 13485:2004 TUV MINISTÉRIO DA SAÚDE: AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DA EMPRESA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO MOURÃO: ALVARÁ DE LICENÇA LICENÇA SANITÁRIA E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ: LICENÇA DE OPERAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - EMBALAGEM PARA ESTERILIZAÇÃO - 10363350016 CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - AUTOCLAVES CERTIFICADO DE REGISTRO ANVISA - CUBA DE ULTRASSOM Fundação Educere A Fundação Educere é um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento na área de biotecnologia, cujo foco principal é a incubação de empresas a partir de um projeto social inovador que atua na formação de jovens com potencial empreendedor. A instituição fornece suporte para o desenvolvimento de novos negócios voltados para a difusão e transferência de tecnologia na área biomédica, e é referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores e que agregam valor tecnológico, que estão presentes em todo o território nacional e em diversos países da América, Ásia e Europa. Visão Tornar Campo Mourão referência em pesquisa e desenvolvimento de produtos de saúde. Missão Descobrir e potencializar novos talentos para desenvolver um mundo melhor.

Tuberculose Oral se apresenta como uma úlcera, e se aparecer no seu consultório, será que você identifica a doença?

Hoje comemoramos o dia Mundial de Prevenção da Tuberculose. Para abordar esse importante assunto, convidamos Camilla Vieira Esteves, Doutoranda e Mestre em Diagnóstico Bucal pela FOUSP/ Integrante do grupo Geração Biossegurança

camilla-vieira-1

Por que sempre devemos atualizar a anamnese do nosso paciente?

Mutas vezes ao examinarmos nosso paciente na cadeira odontológica, principalmente aqueles que são de longa data, deixamos de realizar perguntas como: “Sr (a) está bem de saúde?” “ Essa tosse que o Sr(a) relatou está persistindo a quanto tempo?” “O Sr. Tem tido suores noturnos? Per da de peso? febre durante o dia?”.

Agora você deve estar se perguntado o porquê essas perguntas são tão importantes na prática odontológica?

De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2015, um terço da população mundial pode estar infectada com o bacilo Mycobacterium tuberculosis (principal causador da tuberculose) e o Brasil faz parte do grupo de 22 países priorizados pela OMS, ocupando a 16ª posição. Em relação ao número de casos novos, a redução nos últimos 10 anos foi de 12,5%. Em 2015, foram notificados 63.189 casos em todo o país, contra 72.213 em 2006.

Como ocorre a transmissão da tuberculose?

A tuberculose é transmitida basicamente por via aérea, ocorrendo a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva. A má alimentação, a falta de higiene, o tabagismo, o alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

A partir de alguns dias/semanas no qual o tratamento adequado começa a ser realizado o paciente não é considerado curado, pois o tratamento da doença é longo, porém ele deixa de transmitir a doença. O diagnóstico precoce e aderência ao tratamento são fundamentais

Tuberculose Oral
Tuberculose Oral

Como a tuberculose se manifesta?

Suas formas de manifestação são a pulmonar, sendo a mais comum e a extra-pulmonar, que aqui nesse artigo será relatada na forma de tuberculose oral, que sempre deve ser considerada como uma possibilidade e devidamente examinada na rotina na prática odontológica.

A incidência da tuberculose oral é de 0,1 a 5%(WU et al., 2017) de todos os casos de infecção. Ao exame intra-oral se apresenta geralmente como uma área edemaciada, ulcerada, extremamente dolorida e com linfonodo regional infartado (figura 1). Em alguns casos há envolvimento ósseo que pode mimetizar outras doenças, como o Carcinoma Epidermóide e infecção profunda por vírus.

A literatura científica (TAUTE; WYLIE; CARTER, 2015) tem demonstrado que a maioria dos casos relatados são em idosos, que possuem algum tipo de imunossupressão e que os sinais clássicos da doença muitas vezes não são relatados.

Em vista do exposto como deve se proceder ao tratamento odontológico desse paciente?

Vale lembrar que as precauções padrão não são suficientes para prevenir a transmissão de TB, e mais uma vez o triagem/exame clínico são fundamentais. O paciente deve ser encaminhado para a UBS mais próxima que irá acompanhar e tratar os casos confirmados.

A TB pode ter transmissão direta mediata, isto é por aerossóis, via aérea (pessoa a pessoa) ou indireta, devido à dispersão de aerossóis que possui dependência com o fluxo de ar.

Pode-se prevenir a disseminação da TB em serviços de saúde por meio de controle da infecção, obediência às diretrizes de Biossegurança, capacitação e conscientização dos trabalhadores sobre o risco biológico. A TB é uma enfermidade que, apesar de debilitar o paciente, é tratável com o armamento de quimioterápicos disponível desde a metade da Segunda Guerra Mundial (LIMA; DE ALBUQUERQUE NAVARRO, 2013).

Maia (MAIA, 2013) em seu estudo reforça a importância da realização de inquéritos tuberculínicos periódicos entre estudantes da área da saúde, reforçando a necessidade de implementação de medidas de biossegurança e educação permanente sobre o tema para futuros profissionais de saúde.

Cabe ressaltar que o atendimento odontológico a esse paciente deve ocorrer apenas em caráter de urgência evitado-se ao máximo procedimentos que gerem aerossóis, como profilaxias, restaurações, entre outros .

Camilla Vieira Esteves

Agradecemos  Ms. Camilla pela colaboração e desejamos muito sucesso em sua pesquisa e estadia no Canadá, parte de seu programa de doutorado.

Abraços!

Liliana Junqueira de P.Donatelli

Para saber mais:

Ministério da Saúde (BR). Boletim Epidemiológico – Secretária de Vigilância em Saúde, v.46, n.9,2015

LIMA, F. H. A.; DE ALBUQUERQUE NAVARRO, M. B. M. Biossegurança e prevenção da tuberculose: a importância da qualidade do ar no interior dos serviços de saúde. Revista de Patologia Tropical, v. 42, n. 2, 2013.

MAIA, C. O. L. Tuberculose infecção entre estudantes de graduação da área da saúde: estudo de prevalência e avaliação do conhecimento. 2013.

TAUTE, R. B.; WYLIE, J.; CARTER, L. An Unusual Extranodal Presentation of Mycobacterium Tuberculosis in the Upper Lip. Dent Update, v. 42, n. 5, p. 473-5, Jun 2015.

WU, Y. H. et al. Oral tuberculosis. J Formos Med Assoc, v. 116, n. 1, p. 64-65, Jan 2017.

Mais no Blog Biossegurança sobre Tuberculose

http://www.cristofoli.com/biosseguranca/dia-mundial-de-c…lose-24-de-marco/

Autor

Bióloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora do Projeto Biossegurança em Odontologia, e mais recentemente do Projeto Biossegurança Beauty& Body Art, ambos patrocinados pela Cristófoli. Já ministrou mais de 500 palestras sobre o tema Biossegurança em Saúde e participa ativamente de entidades dedicadas ao Controle de Infecção em Saúde e Interesse à Saúde. É consultora em Biossegurança em Saúde da Cristófoli.

1 Comentário

  1. Pingback: …:: Você reconhece a manifestação da Tuberculose Oral? ::… | Portal S T M

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.